quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Des Amis du Mouton Revisam o Velho Mundo.


Mestre Roberto Rodrigues, no esforço para igualar o vinho em cada taça.

A semana transcorria meio nublada e chuvosa, neste final de novembro... Eu vinha caminhando pela Praia do Flamengo e refletia sobre esta magia do vinho, que nos faz encerrar todos os compromissos, bem mais cedo do que o costumeiro, para ir ao encontro dos Confrades.


Roberto e Márcia Parente estudam em os meândros de um Contra-Rótulo.

Afinal de contas, o que tem essa ABS, que nos faz voltar sempre, ano após ano, sempre com uma doce espectativa? Que vinhos vamos degustar hoje... Que surpresas nos aguardam... Será que o RR (como chamamos o Professor Roberto Rodrigues) vai estar, de novo, inspirado? 

João Luiz Caputo e Márcio Monteiro (de camisa vermelha).

Andava pela calçada e via a tarde se esvair, serena... Uma longínqua música romântica me surgiu, de repente: "A tarde está chorando por você, porque assiste a solidão no meu caminho. A tarde entristeceu junto comigo e eu preciso desta tarde como abrigo...

João Luiz, Márcio e Godofredo Duarte: "Perdem o amigo, mas não perdem a piada"!

A tarde está chorando por você... Ela sabe que o amor partiu pra sempre. Seus passos vão sumindo pela estrada e esta chuva faz a tarde tão molhada...". Lembram-se de Antônio Marcos?
  

Os Corvos da Vinha da Costa 2004, DOC Bairrada, de Campolargo, Portugal, Bairrada.
Nota RR= 87,0 e Média do Grupo = 87,7. Está no final da vida, tendo já ultrapassado sua melhor fase. Um Bairrada feito com castas "estrangeiras": tinta roriz, syrah e merlot.

Rol de Coisas Antigas 2007, DOC Bairrada, de Campolargo, Portugal, Bairrada.
Nota = 89,0 e Média do Grupo = 90,7. Um Bairrada tradicional com excelente qualidade. Campolargo foi "O Produtor do Ano de 2006" da Revista de Vinhos de Portugal.

Julio Bastos Reserva 2006, 14,5 % Vol., Vinho Regional Alentejano, de Dona Maria, Portugal, Alentejo.

Revela uma sinfonia aromática: Baunilha: Aromas adocicados, frutas vermelhas, ameixa preta, caramelo, cravo, goiabada cascão, coco queimado, geléia, chocolate, pele de salame, alcaçuz, louro... 
Nota RR = 92,0 e Média = 92,4. Excelente vinho, produzido a partir de Alicante Bouchet (50%) com Petit Verdot e Syrah. Pena que custe tão caro.

Malma Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005, de Bodega NQN, Argentina, Patagônia.
(vinho extra levado por Cláudia). Nota RR = 87,0 e média = 88,6. Depois de vinhos do "Velho Mundo," não deixou a desejar. Vinhedos ainda jovens, com grande potencial de melhora ao passar o tempo.


Corte Real Cab Sauvignon & Trempranillo 2002, Vinho Regional Estremadura, de Bodegas Viña Extremeña, Espanha, Estremadura. Um corte de Cabernet-Sauvignon com Tempranillo
Nota RR = 89,0 e média = 87,8. Um vinho correto, cujo rótulo homenageia atrizes do cinema. Porém, já está no auge, tendendo a ter queda de qualidade em breve. Deve ser consumido imediatamente. Bem, a gente fez isso e não se arrependeu. Trata-se do segundo vinho extra da noite, ofertado por Cláudia Dacorso.

MR Montain Wine 2007 DO Málaga, de Telmo Rodriguez, Espanha, Malaga.
Nota RR = 90,0 e média = 89,3. Um bom vinho de sobremesa, com acidez viva e muito interessante. Do produtor Telmo Rodriguez não se pode esperar menos.


Mais uma vez, Cláudia Dacorso regalou o Grupo com essas delícias! Tomada por um espírito ancestral (de Júlio de Castilhos ou do bravo Pinheiro Machado?), desceu toda a Venda Mineira em nossa mesa de degustação.



Pão com linguiça levemente defumada, bem ao estilo das Minas Gerais.



Outros deliciosos sanduíches, com pães especiais, recheados de queijos, tomate seco, alface, etc.



Queijos variados, Azeitonas, etc.



Uma verdadeira fartura, para todos os gostos! 



Apetitosas geléias, que realçam os sabores.

O Grupo aclamou a Confreira Cláudia, não só pelos fiambres e acompanhamentos, mas pelos ótimos vinhos. Desta vez, ninguém convidou para jantar...

Na descrição dos vinhos, tive a valiosa colaboração do Mestre Roberto Rodrigues, a quem externos os meus agradecimentos.

sábado, 19 de novembro de 2011

Vinho e Poesia no Restaurante Alameda.

O Chef Otton Junqueira e Marcos Coelho Recebem os Confrades.
No XXXVI Encontro da Confraria do Camarão Magro, Marcos Coelho convidou uns Confrades para fazer um novo Encontro, no acolhedor Restaurante Alameda, com a finalidade de recordar as n0ssas saudosas reuniões do "Sabalipão", Grupo que hoje prossegue, de modo reduzido, em outros moldes, com o nome de "Sabavinhão".

Angélica Martins e Marcos Coelho ("Neruda"): Poema de Marcus Vinícius de Moraes, o Consagrado "Poetinha".
Não haveria rigor no que tange à questão da harmonização do vinho com a comida, sendo sugerido que cada confrade (ou casal) levasse um vinho de sua escolha. Os pratos também seriam selecionados do Cardápio por cada um dos participantes. Assim, pontualmente às 13:30 h do dia 19/11/11, uma data especial por ser o "Dia da Bandeira", o Grupo aportou ao local combinado.

O Sommelier João Serve Espumante para Lígia Peçanha e Angélica.
Compareceram Quinze participantes. Como era o costume no "Sabalipão", Marcos Coelho, agraciou-nos com vários poemas, o que lhe rendeu a simpática alcunha de "Neruda", analogia motivada pelo indefectível chapéu. Tivemos vinhos de Portugal, Alemanha, França e Argentina, de modo que houve opções para os combinar com os pratos: Um Pinot Noir da Argentina, para acompanhar, por exemplo, um peito de pato; um Cabernet-Sauvignon, que acasalou bem com a Rabada; um Riesling de Mosel, que também encontrou o seu par; o vinho do porto, que foi bem com a sobremesa de chocolate...

Uma Panorâmica da Mesa do Alameda: Espaço Exclusivo no Andar Superior.
Também arrisquei e recitei um poema. Levei um outro, muito extenso, que não tive a coragem de recitar, por esse mesmo motivo. Mas é um poema muito interessante, uma Payada, que narra, de forma lírica, a história do Rio Grande do Sul, desde a sua formação, ressaltando a origem do gaúcho ou gaudério, as lutas entre grupos rivais, como os Bandeirantes e os Jesuítas e as Revoluções que se seguiram, como a conhecida Guerra dos Farrapos.

Sentados: João Fontes Netto, Fátima e Emília Leandro; Em Pé: Marcus e Jaqueline.
O poema é um clássico de Jayme Caetano Brun, um Payador e tradicionalista gaúcho, como Camões, que descreveu as conquistas dos navegadores portuguêses, em belos e rimados versos. Pois Jayme descreveu as conquistas do povo do Rio Grande, em seus versos vibrantes:

Lígia Peçanha, Marcus Rezende e Angélica Martins: Alegria incontida.
"Primeiro era o campo aberto, descampado, sem divisas...
Com fronteiras imprecisas, mundo sem longe nem perto...
Eu era o índio liberto, barbaresco e peleador,
Rei de mim mesmo, senhor da natureza selvagem, a
religião da coragem e o sol de bronze na cor..."

Uma Parte da Mesa, com Marlise Brandão em Primeiro Plano. Em Pé: Jaqueline Barroso e Sílvia Feiner demonstram os seus dotes de Cantoras.
"Um dia veio o jesuíta a este rincão do planeta, v
estindo a sotaina preta na catequese bendita.
Foi mais do que uma visita à minha pampa morena...
Bombeei por trás da melena, olhos nos olhos o irmão e
gravei no coração a santa cruz de Lorena!".

Georgeana Macedo Rezende e Marcus Vinícius brindam pelo seu Aniversário de Casamento.
"Mais tarde veio mais gente às minhas terras campeiras...
A falange das bandeiras, impiedosa e inclemente...
Me levantei de repente e as tribos se levantaram...
As várzeas se ensangüentaram, elas que eram verdejantes, m
as eu venci os bandeirantes, que nunca mais retornaram!"

Fátima Carvalho (sentada) e Georgeana: "Quando FMI e BC Confabulam".
"E depois vieram os lusos, os negros, os castelhanos e nos pagos campejanos, novas normas, novos usos... As violências e os abusos da Ibéria, Castela e Lácio, que rasgaram o prefácio e mataram as plegárias e as ânsias comunitárias dos irmãos de Santo Inácio."

Marcos Coelho Recita Outro Poema de Vinícius.
"Não pude deter a vaga de Andonega e Barbacena... Se a História não os condena, a mancha nunca se apaga! A opressão jamais indaga na sua ambição mesquinha, era meu tudo o que tinha, era meu tudo o que havia. E eu morri porque dizia que aquela terra era minha!"

Chef Otton vem inspecionar os Trabalhos.
Os Pratos foram escolhidos individualmente, segundo a preferência de cada um:
"Appetizer": Pães Variados, com manteiga trufada, beringela confit, manteiga e patê de fígado. Patê de Campagne com Gelatina de Marsala e Salada de Endívias.

"Mas o eterno não morre, porque permaneço vivo... No lampejo primitivo de cada fato que ocorre, O meu sangue rubro corre na velha raça gaudéria, corcoveando em cada artéria pela miscigenação na bárbara transfusão com os andarengos da Ibéria..."

Camarôes Grelhados com Risoto de Limão Siciliano e Mascarpone.
"Fui sempre aquilo que sou, sou sempre aquilo que fui, p
orque a vida não dilui o que a mãe terra gerou...
Sou o brasedo que ficou e aceso permaneceu, s
ou o gaúcho que cresceu junto aos fortins de combate e
já estava tomando mate quando a pátria amanheceu!!!"
Entradas: Creme de Abóbora com Mascarpone e Chips de Parma e...

Polentinhas com escargots flambados no cognac - Polenta with cognac flambé escargots - Mini polentas recheadas com escargots - Como uma das Entradas.
"E assim, crescendo ao relento, criado longe do pai, j
unto ao mar doce - o Uruguai -, o rio do meu nascimento, s
oldado sem regimento no quartel da imensidade...
Um dia me meu vontade, deixei crescer toda a crina e
me amasiei com uma china que chamei de Liberdade!"

Permentier de Rabada com Escargots na Manteiga de Agrião com Banana Grelhada.
Por mais de trezentos anos fui pastor e sentinela, n
a linha verde e amarela, peleando com castelhanos, g
ravando com "los hermanos" a epopéia do fronteiro!
Poeta, cantor e guerreiro da América que nascia n
a bendita teimosia de continuar brasileiro!!!!

Magret de Canard Grelhado ao Molho de Acerola com Coxa Confit e Rostie de Aipim.
"Com Bento em mil entreveros, em barbarescos ensaios...
Depois contra os paraguaios, em Humaitá e Toneleros.
Andei em Monte Caseros, Paisandu, Peribebuí
Passo da Pátria, Avaí... longe do meu território...
E fui ordenança de Osório nos campos de Tuiuti."

Palha Italiana com Torrone (Pistache, amêndoas, nozes, etc.: Surpresa Elaborada pela Chef Angélica Martins, para a nossa Sobremesa.

"Depois, em Noventa e três, na gesta federalista, a pátria a perder de vista, andei peleando outra vez... Sem soldo no fim do mês porque pelear era lindo, as espadas retinindo, chapéu batido na copa, como carneador de tropa nas forças de Gomercindo."


Uma Gentileza do Chef para o Aniversário de Núpcias de Marcus e Georgeana.

"Mais adiante, em Vinte e três, em Vinte e quatro de novo... É o destino do meu povo que assim altivo se fez, a marca da intrepidez deste velho território! Ante o bárbaro ostensório dos lenços rubros e brancos, acompanhei os arrancos do velho Flores, e Honório..."


Espumante Marson Brut Méthode Charmat, para a escolta do início dos "Trabalhos".

"Chimangos e maragatos, farrapos, federalistas Caminhadas e conquistas que a história guarda em seus fatos. Os tauras intemeratos de adaga e pistola à cinta... Não há ninguém que desminta nossa estirpe de raiz que se adonou da matriz nas arrancadas de Trinta."


Champagne Tradition Brut (à Chouilly), N/V, de Legras Haas (Graciada por João Fontes Netto e Fátima).

"Depois vesti a verde-oliva, como sempre voluntário,n o "cuerpo" expedicionário, formando uma comitiva da nossa indiada nativa pra responder um libelo. E o pendão verde-amarelo, no outro lado do mundo, cravei, bem firme e bem fundo, no velho Monte Castelo!"


Zeltinger Schlossberg Riesling Kabinett Trocken 2009, 11 % Vol, de Selbach-Oster, Alemanha, Mosel, ofertado por Fátima Carvalho.

"Hoje, tempo de mudar, meu coração continua o mesmo tigre charrua das andanças do passado. Sempre de pingo ensilhado, bombeando pampa e coxilha... A pátria é minha família! Não há Brasil sem Rio Grande enem tirano que mande na alma de um Farroupilha!"


Mâcon-Villages 2009, Appellation Mâcon-Villages Contrôlée, de Domaine Eloy (Jean-Yves et Sylviane Eloy), França, Borgonha(Fuissé), ofertado por Marlise Brandão.


Catena Alta Chardonnay, de Bodega Catena Zapata 2008, 14 % Vol., Argentina, Mendoza, oferecido por Jaime Albuquerque e Jaque.


Barda Pinot Noir 2009, 14,5 % Vol., de Bodega Chacra, Argentina, Patagônia (Rio Negro). Bom Pinot Noir do Novo Mundo, ofertado por Lígia Peçanha.


Cuvelier Los Andes Colección 2007, 15,5 % Vol., de Cuvelier los Andes, Argentina, Mendoza.
Assemblage de Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Vinho ofertado por João Fontes Netto e Fátima.

Duas Quintas Reserva 2007, 15,5 % Vol., de Ramos Pinto, Portugal, Douro. Castas: Elaborado com as Castas Touriga Nacional (70%), Tinta Barroca (5%) e Touriga Franca (25%).


Cabernet Sauvignon Max Reserva 2006, 14 % Vol., de Errazuriz Chile, D.O. Valle de Aconcagua.
Elaborado com 85 % de Cabernet-Sauvignon e 15 % de Cabernet Franc. Vinho ofertado por Marcos Coelho e Sandra.


Domaine Jean Bousquet Malbec Dulce Natural 2008, Domaine JB, Argentina, Mendoza (Tupungato Valley). Ofertado ao Grupo por Sílvia Feiner.


Vinho do Porto Ruby Sandeman, 19,5 % Vol., de Sandeman, Portugal, Porto. Vinho ofertado por Emília Leandro.

Marcus Vinícius e Georgeana trouxeram um Champagne Veuve Clicquot, que estourou ao ser aberto e o caldo foi perdido. Ficamos com as papilas vibrando.

Agradecemos aos Organizadores do Encontro, em especial ao Marcos Coelho, ao Chef Otton Junqueira, à Nossa Chef Angélica Martins, bem como à competente Equipe (João, Jean e outros) do Restaurante Alameda. A todos aqueles que a minha memória não gostaria de trair.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Des Amis du Mouton Fazem um Passeio Pela Itália, Espanha, Portugal e Crécia: Foi Bom!


Lourdes (convidada), o Professor Roberto Rodrigues e Márcia Parente:"Uno chi offre un bicchiere di vino ad una donna..."

Havia deixado há pouco a estação do Metrô Flamengo e caminhava em direção à ABS. Realmente, a Lei Seca mudou muitos hábitos. Encerro o trabalho mais cedo, na quarta-feira em que temos "Encontro Des Amis du Mouton" e, muitas vezes, me sinto culpado por não trabalhar até mais tarde, como de costume. Como disse certa vez Humberto Eco, esse afã pelo trabalho é o resultado da velha culpa católica, que nos foi incutida desde os mais primitivos tempos. Então, me socorri num Poema de Daniel Cruz Filho, intitulado Sinfonia:


Sentados: Márcia Parente e o Professor Fernando Miranda (visitante); em pé: Ubiraci Sant'anna, Roberto Rodrigues, Márcio Monteiro e Godofredo Duarte.
"Às vezes ouço um som longínquo, piano e violinos, durante o café da manhã. Às vezes é necessário mastigar sanduíches lentamente, sorvendo leite quente, enquanto em algum lugar da cidade acionam teclas e cordas.Um som longínquo durante o café da manhã às vezes ouço. Às vezes penso: quem concerta a sinfonia do som longínquo? Quem desperta ao crepúsculo no Ocidente, para embalar a refeição matinal acariciando o ar com notas musicais? Às vezes a fábrica, os homens, os automóveis, os seus ruídos dissonantes, invadem a sala do apartamento e travam uma luta misteriosa com a suave música da manhã. Às vezes é necessário mastigar sanduíches lentamente, não seguir o ritmo do relógio, quando piano e violinos, em algum lugar da cidade, convidam todos a dançar uma valsa vienense"... E me fui andando conformado, para degustar os primeiros caldos do dia.

Regaleali IGT Sicilia 2008, de Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.
Aromas florais (lírio), cítricos, como lima, limão; casca de abacaxi, mel, doce de lichia... Enfim, um vinho repleto de aromas de juventude. A Tasca D'Almerita foi eleita "A Vinícola do Ano" pelo Gambero Rosso. Um corte de várias castas, sendo o vinho mais simples da Vinícola, ideal para acompanhar comida. Na Itália, é bastante presente na mesa dos restaurantes. A Região é a parte alta da Sicilia, de clima mais frio. Nota Média do Grupo: 87,7.

Qué Bonito Cacareaba 2008, 14 % Vol., de Benjamin Romeo, DOC Rioja, Espanha, Rioja.
Muito elegante, com aromas adocidados: baunilha, maçã madura, mel, damasco seco, nozes, amêndoa torrada, algo vegetal, funcho, casca de laranja cristalizada, leve toque de oxidação (característica da Viúra), fumo Caporal... 92,7, como Nota Média do Grupo. Nota MB = 94.


Conversa 2008, 13 % Vol., DOC Douro, Portugal, Douro.
Aromas de baunilha, frutas vermelhas, como cassis, amora, violeta, rosa, feno cortado, ameixa, louro, tabaco, café, pimenta... 88,5, como Nota Md. do Grupo.


Diaporos 2006, 14,5 % Vol., de Kir-Yiannei, Vin De Pays d'Imathia, Grécia, Macedônia.
Foi um dos vinhos ofertados ao Grupo pelo Confrade Márcio Monteiro, que o "importou diretamente de lá", sendo franco, amplo e fragrante. Aromas de baunilha, framboesa, ameixa, caramelo, tabaco (fundo de cinzeiro), especiarias, como pimenta, aniz estrelado... Chocolate, café... Não encontramos aromas de evolução nesse vinho! Foi uma surpresa, obtendo a nota 90,60, como Média do Grupo. É elaborado com uvas das Castas Xinomavros, com pequena porcentagem de Shiraz. Nota na Média do Grupo = 90,6. MB = 93.


Contrarrótulo do Diaporos - Kir-Yianni.


Artefacto Syrah 2010, 14 % Vol., Portugal, Alentejo.
Vinho no estilo Novo Mundo, com elevado teor alcoólico. Foi mais um vinho ofertado pelo Confrade Márcio Monteiro, para o acompanhamento final dos "trabalhos." Comportou-se de modo satisfatório.

Fortius Tempranillo 2008, 13,5 % Vol., D.O. Navarra, Espanha, Navarra.
Vinho trazido por Fenando Miranda, para acompanhar os "acompanhamentos".

Alba De Domus 2006, 14,9 % Vol., de Viña Clos Quebrada de Macul, Chile, Valle Maipo Alto (Enólogo Jean Pascal Lacaze).
Esse vinho Mestre Roberto não teria aberto, por termos tido três defecções nessa noite. Entretanto, os presentes fizeram um coro, pedindo que o vinho fosse servido. Trata-se do segundo vinho do produtor do Domus Aurea. Revela-se de grande textura e complexidade, com aromas de baunilha, frutas maduras, cassis e amoras, cereja... Casca de laranja com chocolate. É um corte de Cabernet-Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, com predomínio da primeira casta. Passa em barrica de carvalho por 18 meses de segundo e terceiro usos. Não foi pontuado pelo Grupo, pois foi aberto no final, com os fiambres. Mais uma vez, o Confrade Márcio Monteiro extrapolou. Trouxe os pães do Guy, inclusive o delicioso pão recheado com azeitonas, além de várias pastinhas, presunto tipo Parma e queijos de qualidade. O Grupo agradece ao Márcio.