Em clima descontraído, como de costume, a Confraria se encontrou, mais uma vez, para fazer as suas costumeiras e didáticas Degustações às Cegas, em sua Sede, na ABS-Rio.
Depois que retornou do Velho Mundo, Leonardo Carvalho ficou mais concentrado!
Fomos surpreendidos com três tintos do criterioso e exigente Produtor espanhol Alejandro Fernández, que assumiu o desafio de melhorar os vinho de La Mancha.
Godofredo Duarte aproveita os últimos resquícios do vinho, gota a gota.
Tivemos também um "zurrapinha" rosé do Loire e dois vinhos de sobremesa, encantadores.
Mário Monteiro: Um contraste entre o vermelho-ferrari e o rubi do vinho.
Já o Confrade João Luiz Caputo... Bem, faz uma proposta de brinde.
Rosé de Loire Le Prieur (AOC) 2009, 12,5 % Vol., de Domaine D'Artois, França , Loire.
Trata-se de um rosé de corpo leve, que se pode degustar simplesmente ou para acompanhar pratos de petiscos ou peixes grelhados, frutos do mar em geral e fiambres. Obteve a Nota 74,3, como Média do Grupo. Dei-lhe a nota 68.
Condado de Haza Crianza, D.O. Ribera Del Duero 2007, 14 % Vol., de Alejandro Fernández, Espanha, Ribera Del Duero.
Um bom vinho do Alejandro Fernández, que obteve a Nota 89,7, como Média do Grupo.
El Vínculo Reserva D.O. La Mancha 2004, 13,5 % Vol., de Alejandro Fernández, Espanha, La Mancha.
Outro bom exemplar do Produtor A. Fernández, que tem três vinícolas: Em Toro, La Mancha e Ribera Del Duero. Foi contemplado com a Nota Média de 93,10 pelo Grupo.
O Contrarrótulo do El Vínculo, mostrando a figura de Dom Quixote de La Mancha, em seu cavalo Roncinante, em punhando a indefectível lança.
El Vínculo Paraje La Golosa Gran Reserva D.O. La Mancha 2002, 14 % Vol., de Alejandro Fernández, Espanha, La Mancha.
Excelente vinho de bela cor vermelho-granada escuro, escorregadio, opaco e brilhante. No Nariz, é franco, amplo e etéreo, mais ainda com alguns aromas fragrantes. Uma sinfonia de aromas de baunilha, violeta, lavanda, ameixa em calda, trufa, chocolate, alcatrão, pele de salame (aromas animais), goiabada-cascão... Esse é o mais evoluído dos degustados do Alejandro Fernández. Também foi o mais pontuado até aqui, nesta noite. Alcançou a Nota 93,9, como Média do Grupo.
Molina Real Mountain Wine D.O. Malaga 2005, 13 % Vol., de Telmo Rodrigues, Espanha, Malaga.
Um bom vinho doce, que obteve a Nota 93,10, como Média do Grupo. Elaborado com a Casta Moscatel, foram produzidas 8.300 meias garrafas nesta Safra.
Madeira 10 Anos Verdelho N/S., 20 % Vol., de Henriques & Henrique, Portugal, Madeira.
Vinho de bela cor amarelo-âmbar, de média intensidade, com reflexos dourados (ouro velho), denso, muito transparente e brilhante. Aromas de "grape fruit", chá, figos secos, uva-passa, nozes, avelãs, um discreto defumado... Esse Madeira lembra um jerez (oxidação). "10 Anos" significa que o vinho mais novo que entra no "assemblage" tem 10 anos de idade. Grande vinho meio-doce, que obteve a Nota 94,90, como Média do Grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.