quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Des Amis du Mouton Encerram o Segundo Semestre do Ano de 2013 Com Bom Gosto.

Godofredo Duarte e Márcia Parente: Enfim, uma Abertura Nova.

Com a Confraria "Des Amis du Mouton" mantendo o elevado ânimo que a moveu pelo ano inteiro, tivemos o último Encotro do Segundo Semestre de 2013. E a noite começou prometendo, com a abertura de um excelente Champagne Grand Cru Rosé...


O Professor Robeto Rodrigues e Márcia Parente: Brinde Costumeiro.

E depois? Bem, depois vocês verão os portentosos tintos que se seguiram e que estão descritos em cada foto. Pelo visto, teremos um inigualável início no janeiro que se aproxima.


Márcio Monteiro e Cláudia Dacorso em pose exclusiva para Baco.


Godofredo Duarte aprimora o olfato ao descobrir aromas sutis.


Enquanto Seu Bira Sant'anna entra em Alfa com o portentoso Pomerol.


Champagne Grand Crú Rosé Authentique Brut nv, de Barnaut,França Champagne. 

Notas: "RR = 96,0 e WS=9. Excelente champagne que se destaca pela elegância e pelo equilibrio maciez versus acidez perfeito."


Corton Clos du Roy Grand Cru 2006, de Domaine Antonin Guyon, França, Borgonha.

Vinho de bela cor vermelhogranada médio, escorregadio, com relfexos alaranjados, transparente e brilhante. Franco, amplo e fragrante, porém com uma boa caminhada para o etéreo. Aromas de baunilha, caramelo, violeta, fruatas vermelhas, como cereja e morango; coco queimado, pelica molhada, caça (bode suado), tabaco, sobois, louro... Notas: "RR = 93,0 e média = 93,1. Excelente Corton, melhora paulatinamente com o tempo após servido."


Clos des Litanies 2010 AOC Pomerol, de Familie Joseph Janoueix, França, Bordeaux.

   Pontuação: "RR = 90,0 e média = 92,3. Belo Pomerol. Embora inferior ao vinho anterior, não poderia ser servido antes do mesmo."


Terroir Único Malbec 2011, de Zorzal, Argentina, Mendoza.

Vinho Estra, agraciado ao Grupo por Márcio Monteiro. Notas: "RR = 86,0 e média = 83,8. Vinho estranho. Nenhuma tipicidade de Malbec. Só dei 86 para não decepcionar o amigo"


Buçaco tinto Reservado 2006, de Palacio do Buçaco, PortugaL. Bairrada.

Notas: "RR = 88,0 e média do Grupo = 88,8. Belo vinho, trazido de Portugal pelo Confrade Márcio Monteiro e agraciado ao Grupo.Foi prejudicado pela sequência e por estar ainda muito novo. Merecia, com certeza, maior nota."


Mas de Mas 2008 , 17,5 % Vol, AOC Maury, de Jean-Claude Mas, França, Languedoc. 

Notas: "RR = 91,0 Um vin doux naturel, ou seja, o doce é da uva e a fermentação é interrompida pela adição de aguardente vínica (como no caso do Porto)..Feito a partir da casta grenache. Muito bom vinho e combinou muito bem com o panetone de frutas. Belos vinhos para a última degustação do ano."


A seguir, tivemos uma sequência de pães e fiambres,  cuidadosamente s
elecionados por Márcio Monteiro, que nos agraciou com os mesmos.





O Grupo agradece ao Confrade Márcio Monteiro pelos ótimos vinhos trazido para esse Encontro, bem como os fiambres, para o encerramento dos trablahos. Os créditos pelos comentários sobre os vinhos, que estão entre aspas, pertencem a Roberto Rodrigues, a quem o Mesa de Baco é devedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.