Em nossa último Encontro, na noite de 7 de abril (2010), O professor Roberto Rodrigues convidou o Grupo para extender os trabalhos em um bar, "a Casa Cervejeira do Carioca" - o simpático e acolhedor Herr Brauer, que se situa no Bairro do Flamengo. De pronto, pensei que seria uma heresia, uma afronta ao Deus Baco e às demais divindades que regem o Mundo do Vinho. Meio relutante, aceitei... Afinal, seria uma nova experiência e uma oportunidade de continuar desfrutando da companhia dos Confrades. O Evento me remeteu a uma viagem a Munique, na Baviera, Alemanha, terra onde as cervejarias podem comportar uma enormidade de apreciadores, chegando à casa dos quatro mil "habitantes", termo cunhado por mim. Pois é ali que, também, se encontra a famosa fábrica da Bayerische Motoren Werke AG, ou BMW e, não muito distante, em Stuttgart, a da concorrente Mercedes-Benz. Afinal, nem só de excelentes cervejas vive o povo alemão.
Escultura de Gustaf Vasakyrkan em Estocolmo "Os santos triunfam sobre a heresia". Fonte: Wikipédia.
Marienplatz, em Munique, que pode ser considerada a "Capital da Cerveja", em foto cedida por João Frederico Abo-Gaux, por ocasião de seus estudos da Língua Alemã, no Instituto Goethe da cidade bávara.
O belo prédio da HofBräuhaus - HB - München, em foto de Daniel Meyer.
A típica garçonete da HB, carregando várias canecas de cerveja, sem bandeja, segurando-as apenas pelas alças, em foto do Site Mestre Cervejeiro, ao qual devo agradecimentos.
Oktoberfest em Munique (Foto: Michael Dalder/Reuters).
Barris de Cerveja junto ao imponente prédio da HB, em foto do Site da Empresa.
O Vasto interior da Cervejaria, em foto da Home Page da HB.
Roberto Rodrigues, ao discorrer sobre os diversos tipos de cerveja, principalmente a respeito das que iríamos degustar no Herr Brauer, que significa "Senhor Cervejeiro",
na língua alemã. Começou falando da Deus...
A Fabulosa Cerveja Deus, 750 ml, 11,5 % Vol.,elaborada pelo Método Champenoise, produzida na Bélgica e maturada na França.
Exame Visual -
Cor dourada (clara) e brilhante. Efervescente, com bolhas muito pequenas, que sobem para a superfície do líquido, formando um colarinho branco.
No Nariz, revela um conjunto aromático de grande complexidade, com frangrâncias de hortelã, gengibre, maçãs frescas... Especiarias (pimenta, cravo-da-Índia), malte, pera, lúpulo...
Na Boca, é de sabor complexo, delicado e refrescante. Não nos deixa perceber o seu elevado grau de alcoolicidade. No ataque, nota-se um suave perpassar pelo pálato e, depois, aparecem as suas características de espumante. Final deliciosamente seco, com propriedades adstringentes.
Realmente, é uma cerveja inesquecível, mesmo para quem não é aficionado à bebida.
A Cerveja Deus, em sua garrafa de Champagne, de contornos harmônicos.
La Trape, Cerveja dos Monges Trapistas, 7 % Vol., Holandesa.
A Deliciosa Paulaner Hefe-WeissBier (München) 500 ml, com 5,5 % Vol. de aromas de puro cravo, aromas frutados, de sabor persistente. No final, um acentuado amargor.
A Cerveja Catarinense Eisenbanh, que também agradou aos degustadores.
Bohemia Confraria, Cerveja tipo Abadia.
Cerveja Erdinger Pikantus, 7,3 % Vol., pedida por Robero Rodrigues. O nome me pareceu familiar... Então, me lembrei da camihonete Kia Picanto, que vem fazendo sucesso.
O copo especial da Cerveja Deus, de belo design, que valoriza a Deus.
Uma Caneca da HB, trazida como relíquia, quando da minha
visita àquele Templo, onde pedi um "Plate" para acompanhar
a cerveja (Prato com seis tipos de Salsichas, acompahadas de
Chucrute e "kartoffel", isto é, batata inglesa).
Copo sueco para cerveja, presente recebido.
No final, a Casa ofertou um Licor Fino de Cerveja. Bier Likör,
30,47 % Vol., que foi bastante apreciado pelos Confrades. Godofredo Duarte, examinando a cor da Paulaner. Um Arquiteto, que,
além dos seus conhecimentos sobre reciclagem de material de construção (vide recente entrevista à Globo On),também se mostra interessado nas"louras geladas".
O Sommelier Joaquim, revelando a satisfação com a portentosa cerveja.
Bem, espero haver podido compartilhar com os leitores a experiência de haver
degustado essas cervejas, sem me alongar demais no tema...
Na Alemanha, as moças não precisam fazer musculação. Basta carregar 12 canecas de cerveja, de um litro, como no exemplo da foto!
ResponderExcluir