Gilson Araújo Jr., Sílvia Feiner, Emilia Leandro e Fatima Carvalho.
Depois de uma verdadera perigrinação pelos Restaurantes da cidade, passando duas vezes pelo Manggiamo, seis vezes pelo consagrado Le Pré-Catelan, com o Chef Roland Villard... Uma Visita ao Restaurante Paludo Gourmet, do outro lado da Baía, uma visita ao italiano Da Brambini, uma passagem intermediária pelo Fasano (na degustacao do La Tâche) e, finalmente, o Encontro de Dezembro de 2014, desta vez no Espaço Gourmet da Residência do Casal Marcus Vinícius e Georgeana Rezende...
Emilia, Agostino, Vinicius, Angélica, Dantas (atras) e Silvia.
Os Vinhos foram sendo garimpados pouco a pouco, pelos confrades que palmilham o Mundo, desde os Tempos do Vinho de Torna Viagem e já tivemos a oportunidade de degustar os tão decantados Champagnes Cristal, branco e Rosé, Belle Époque, Dom Pérignon, Krug, Salon; os vinhos tranquilos Cheval Blanc (por dois Encontros), Petrus, Chateau Haut Brion, La Tâche, Amarone Quintarelli Giuseppe, Puligny-Montrachet, Madeira Barbeito (1944 e 1963), o Vega Sicilia Unico, o Tignanello, Château Margaux, o Grand Vin de Chateau Latour, Chateau Lafite Rothschild, Grand Cru Searing Riesling, o Hermitage Blanche, os doces Estate Bottled Riesling Eiswein Vat 46 e o imbatível Sauternes Chateau d´Yquem, em duas ocasiões...
A Confreira Sandra e Sidney Rodrigues sempre irradiando Energia.
Nesse Encontro de Dezembro último, repetimos o formato do Primeiro, de saudosa lembrança, que ocorreu no Espaço Gourmet do Prédio do Confrade Paulo Lantelme, com a mesma Chef Ana Salles, que nos preparou um saboroso Menu. Mas os vinhos não foram os mesmos, com exceção do Cristal, nem os Pratos, que se constituíram num novo Cardápio.
Emilia Leandro acompanha a Decantação do Cheval Blanc.
O Grupo sofreu modificação, depois da irreparável e precoce perda do saudoso Confrade Bené e do luto sofrido pela saída de cinco Membros, ocorrido a seguir. Continuamos, a partir de então, com o número de doze. Houve outra mudança, passando o Grupo a realizar dois Encontros Anuais, um em julho, mais simples e o outro, em dezembro, "au grand complet".
Ao centro, a minuciosa Chef Ana Salles Finaliza o Coquetel.
Apesar das Perdas referidas, o Grupo Cristal fez mais esse Encontro eivado de grande júbilo, com todos podendo acompanhar a minuciosa Elaboração dos Pratos e o competente Serviço dos Vinhos. O Espaço é muito bem equipado e os Anfitriões estão de Parabéns!
O Competente Sommelier, em sua Labuta Solitaria e Silenciosa.
Os Preparativos para Finalizar e Liberar as Sobremesas.
O Anfitriao Marcus Vinicius, a Chef Ana Salles e Emilia.
As Sorridentes e Alegres Confreiras Silvia Feiner e Sandra.
Os Trabalhos se iniciam, com Agostino Carletti em plano destacado.
A Competente e Criativa Chef Ana Salles, no Centro da Equipe.
Silvia exibe o Ornamento da Mesa, que combina com o Vestido.
Aqui, a Mesa do Grupo Cristal, esmeradamente decorada.
O Menu, cuidadosamente Elaborado pela Chef.
As Saborosas Cocas de Jamon com Tomates Assados.
As Tortillas de Batatas com Cebolas Carameladas nem passaram pelas narinas do Escriba e nem foi possivel captar a imagem! Creio que agradaram aos Esfaimados Confrades, que as divoraram num ímpeto bravio.
As Croquetas de Camarao, para acompanhar o Espumante.
A Entrada Escolhida por mim foi esse excelente Prato de Lagostins.
Uma das Escolhas de Prato Principal foi Vaca Atolada, nessa
Nova Leitura da Chef Ana Salles. Quem pediu elogiou!
Devo agradecer ao Confrade Paulista Agilson Gavioli, com o qual tive a oportunidade de conviver no Vamos à Montanha, por ter sugerido esse Prato a Emilia Leandro, como um Prato que harmonizaria com o Cheval Blanc. Apesar de representarem duas espécies distintas, Bovino e Equino, dizem que ficou perfeito, sem que a Vaca berrasse com o Cavalo Branco.
E agora o Meu Divino Cordeiro. As Costeletas Grelhadas.
Dizemque o melhor casamento com cordeiro é o Chateau
D`Ausone. Esse ficou Perfeito com o Chateau Cheval Blanc.
O bom e Digestivo: "Sobert" de Maracujá com Cachaça.
Para Antes da Sobremesa, Foie Gras e o Chateau d`Yquem.
Casamento Classico, que dispensa comentarios.
Fudge de Chocolate foi a milnha Escolha como Sobremesa,
com bom casamento com o Porto Vintage.
Outra Escolha de Sobremesa foi Tartelete de frutas secas com
Sorvete de Creme.
Suspiros Recheados, para Acompanhar o generoso Expresso.
Expresso encorpado, para animar o final do "Repas".
As Duas Garrafas de Champagne Cristal, esperam ansiosas,
pelo seu momento de Brilho.
"Desfile" das Garrafas dos Portentosos Vinhos desse ano.
A Generosa Cava Benito Escudero Brut.
Champagne Cristal Brut 2005, 12 % Vol., de
Louis Roederer, France, Reims.
No Nariz: Aromas de frutas cítricas, harmonizando-se com notas de frutas vermelhas, como morango e cereja. Leveduras e sutis aromas de amêndoas. Evolui com ligeiras notas de tostado. Na Boca: Vinho redondo e potente, mas de grande delicadeza e frescor. Deixa a boca cremosa e ampla, com final longo e fresco.
Château Cheval Blanc 1998, de Chateau Cheval Blanc, Ier. Grand Cru Classé, St. Émilion (Appelation Saint-Émlion Grand Cru Contrôlée) - Mis en Bouteille au Château - S. Civile du Cheval Blanc, H. Fourcaud-Lussac - Proprietaire a St.-Émilion (Gironde) - France.
Elaborado com as castas Merlot e Cabernet Franc. De bela cor rubi, com reflexos violáceos. Aromas de baunilha, porém revelando um agradável frutado e algo herbáceo... Cereja, um adocicado, pistilo de flores, de gineceu... Frutas em compota. No fundo de copo, salientaram-se aromas de evolução, como couro, tabaco e pele de salame. Vinho bem encorpado, podendo evoluir bem por mais uns trinta, quarenta ou mais anos. Harmonizou-se muito bem com o cordeiro, mas também se deu bem com a Vaca Atolada, segundo os que escolheram esse Prato.
Chateau d`Yquem 2003, de Chateau d`Yquem,
Lur Saluces - Sauternes - France (Appellation
Sauternes Controlée) Mis en Bouteille au Château.
Vinhos de bela cor Amarelo-Ouro, escuro, escorregadio, muito transparente e brilhante. Aromas de frutas maduras, frutas secas, mel e aromas de botrytis.
Burmester Porto Vintage 1997, Portugal, Douro, Porto.Touriga
Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Cao, Tinta Barroca.
Vermelho profundo, com ampla auréola cor de tijolo. Fresco bouquet de fruta madura em compota, com traços de cereja, amora, ameixa e framboesa. Na Boca, é redondo, com boa intensidade e taninos bem presentes. Vinho com maravilhosa e aveludada textura, de final frutado, fresco e persistente. Harmonizou adequadamente com as Sobremesas. O Grupo agradece, com louvor, a Emília Leandro, que o agraciou com esse emblemático Porto.
O Anfitrião Marcus Vinícius regala o Grupo
com uma Cachaçca de Excelência.
Cachaçca Yaguara.
Fátima Carvalho não esconde a Emoção!
Segue-se uma sequência de fotos, com as Confreiras e os Confrades exibindo os lembranças dos vinnhos (troféus) conquistadas por Sorteio.
Confrade Marcus Vinícius - Anfitrião.
Sidnei Rodrigues, com a Caixa do Cristal.
Antônio Dantas, com a Garrafa do Cristal.
Confrade Agostino Carletti...
Confreira "FMI" Emília Leandro.
Confreira Sandra, com o seu Troféu.
Confreira e Chef Angélica Martins.
Confreira Anfitriã Georgeana, com a outra Garrafa.
Foto do Encontro de 2013 como homenagem póstuma ao
Confrade Bené, de camisa branca, à direita.
O Grupo agradece efusivamente a todos os que colaboraram para o êxito de mais um Encontro, em especial a Emília Leandro e Fátima Carvalho (Diretoras do "FMI"), bem como a Angélica Martins, Sandra, Sílvia Feiner, Georgeana e Marcus Vinícius, ao Mestre Dantas e a todos os que a minha parca memória não conseguiu evocar. Um carinhoso agradecimento à Chef Ana Salles, que, com sua competente Equipe, conseguiu, mais uma vez, abrilhantar o nosso Grupo Cristal. Tenho dito!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.