sexta-feira, 3 de julho de 2009

Des Amis du Mouton Foram Recebidos pelo Chef Márcio Monteiro

Nesta última quarta-feira, 01 de julho, às 19 h e 30 min, a Confraria "Des Amis du Mouton" se reuniu, "au grand complet", amavelmente recebida pelos Confrades, o Chef Márcio Monteiro e esposa Sandra, na sua residência, de onde se contempla a majestosa vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, aqui no Rio de Janeiro, segundo se pode comprovar nesta primeira foto.
O Grupo se reuniu em peso, com os seus oito membros. Lamentavelmente, nosso Presidente, Mestre Roberto Rodrigues, não pôde comparecer.


Eis Uma Parcela dos Vinhos Degustados.

Como o previamente combinado, cada Membro levou um Vinho.
Para a Abertura do Evento, o Anfitrião nos agraciou com este excelente Robert Mondavi Winery 2004, Chardonnay, 13,5 % Vol., de Carneros, com sua bela cor amarelo-palha clara, muito aromático... Com aromas de flores brancas, frutas maduras e cristalizadas.
O andamento foi com um Espumante Dal Pizzol Brut 12 % Vol., - Processo Charmat - de Faria Lemos, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.





Márcio também nos ofereceu, da "Adega da Casa", este Incógnito 2003, 14,5 % Vol., Cotes de Cima, Vinho Regional Alentejano, que estava impecável. Para completar, o Confrade Joaquim nos apresentou um Incógnito 2002, 15 % Vol., mais evoluído do que o primeiro, estando no auge.
Tivemos também um Santa Digna Reserva 2006, 14 % Vol., Shiraz, do Produtor Miguel Torres (Chile), que combinou bem com as "Focaccie" e as "Pizze".





Acima, o portentoso Incógnito Cortes de Cima, Vinho
Regional Alentejano, que ajudou a segurar o sa-
boroso Cordeiro.

Vinho elaborado com 100% da casta Syrah. Estagiou
durante 8 meses em Carvalho Francês . Este é um vinho intenso,
opaco, apresentando uma cor purpúrea profunda. No nariz, revela
notas de ameixa preta e cereja, com insinuações de alcaçuz. O paladar
extremamente poderoso, mas elegante, com notas intensas de frutos
negros do bosque e baunilha.


A Confreira Márcia selecionou um Má Partilha Merlot 2005, Vinho Regional Terras do Sado, 14,5 % Vol. - 100 % Merlot - pensando numa melhor harmonização com o Cordeiro que nos aguardava.
Os Caldos se seguiram com um excelente Château Graves de Peyroutas Saint-Emilion Grand Cru 2005, 13 % Vol. Esse fracês também foi "pensado" em homenagem ao Cordeiro, na esteira da nobre tradição de Bordéus.




Acima, os Pizzaiolos José Joaquim e Márcio Monteiro.

Depois, veio um Antis Reserve 2005 Cabernet-Sauvignon, Produzido por A. W. Antis Wines - Mendoza - Argentina.
Um Antuco Reserva Carmenère 2006, 13,5 % Vol., D. O. Valle del Maule, Chile.
Mais uma vez, o Anfitrião nos afagou com outro "vinhaço". Trata-se do Surazo Reserva 2003 - 5 Big Reds - Rapel Valley - 14 % Vol., Wine of Chile. Esse vinho fica adegado por muitos anos:
Só agora saiu o 2003.





O Surazo Reserva 2003 é elaborado com Cabernet-Sauvignon (35 %), Merlot (25 %), Carmenère (2o %), Shiraz (15 %) e Malbec (5 %).










Acima, Exemplares das Gostosas Pizzas da Entrada.














Acima, da Esq. para a Dir., Márcia, "Seu Bira", Joaquim
O Anfitrião, Luiz, João Luiz, Godofredo e Luciana.


Para acompanhar a Torta de Mousse de Chocolate c0m Cardamomo, mais uma demonstração da competência do novel Chef Márcio Monteiro, contamos com esse extraordinário Warre's 1994 Bottle Matured, Late Botteled Vintage Port, que, como foi imaginado, casou perfeitamente a sua delicada doçura com a untuosidade e a doçura dessa sobremesa. Foi a harmonização da noite.




Acima, Torta de Mousse de Chocolate e Port Warre's
L. B. V. 1994.

Atrevera-me a pensar que nosso Anfitrião fosse comprar umas massas de pizza congeladas. Ledo engano, quando cheguei, percebi logo mais de 3 kg de massa de pizza fresca pronta e 3 "pernas"de Cordeiro, marinando, de véspera, em molho de espumante rosé, "rosmarino" ou alecrim e outros temperos. Do lado, na forma de assar, grandes cabeças de alho cortadas transversalmente. O carneiro foi assado em fogo brando por 2,5 h e, finalmente, levado ao acabamento em forno a lenha.



Acima, da E. para a D., Márcio, Sandra, Regina, Godo-
fredo, Joaquim, Luiz, Adélia e... um "Penetra".

A sequência (rodízio) de Pizzas era composta pelos mais variados sabores, a escolher.

A Confraria agradece aos Anfitriões por nos proporcionar esse inesquecível Encontro... Esperamos poder retribuir com o mesmo carinho.







Acima, da E. para a D., Regina, Godofredo, Luciana,
Márcia e Marcela.














Da E. para a D., Ubiracy, Márcia, Luciana e Go-
dofredo.


Um comentário:

  1. Gostei muito de conhecer teu blog. Se estivesse mais perto (fisicamente) adoraria participar destas experiências etílicas e gastronômicas!
    Abraços

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.