sábado, 22 de outubro de 2011

XXXVI Encontro da Confraria do Camarão Magro - Almoço Harmonizado no Restaurante Alameda.

Aguinaldo Aldighieri, Grace Caxiano (Presidente) e Miriam Astuto.
Já andávamos meio guachos dos nossos Encontros... Afinal, o último deles ocorrera no Duo, nos idos de julho, bem no seu início. Grace está com uma lista de bons restaurantes em espera...

Nosso Convidado Fernando Ferreira dos Santos e Antônio Carlos Simioni.
Mas, desta vez, o escalado foi o simpático, acolhedor e agradável Alameda, que fica no Pólo Gastronômico de Botafogo, que já me recebeu tantas vezes, sempre em pequenas Confrarias e Grupos de Enófilos.

Nossa Convidada Vera e Grace.
O Alameda tem um cardápio variado, de qualidade e comida saborosa, além de excelente atendimento. O carro chefe do cardápio é o escargot, apresentado em diversas receitas.

Chef Otton Junqueira, na Recepção aos Confrades.
Mais uma vez a Presidente nos brindou com uma alegre tarde, que congregou o Grupo e nos proporcionou muita satisfação.

Otton apresenta a Competente Equipe do Alameda.

A Equipe, no aquecimento para o início do "repas".

Grace faz uma Corrente de Animação: Corroamento do Encontro.

Simioni e os nossos Convidados Edméa e Edson.

Ligia Peçanha, Edgar Kawasaki, Eclésia e Sandra.

Marcos Coelho, José Paulo Gils e Marcos Arouche.

Emília, Ligia, Mercedes, Ângela, Eclésia, Miriam e Sandra.

Eclésia, Mercedes, Ângela e Jacira.

"As Senhoras Sem Copo": Mercedes, Jacira e Sandra.

Jacira, Zilda e Michel.

Heloísa Gioia e o nosso Ex-Presidente Aguinaldo Aldighieri.

Kawasaki, Michel, Fátima, Ligia e Emília.

Uma Panorâmica, com José Flávio Gioia em Primeiro Plano.

Mercedes, Ângela, o Sommelier Élvis Baltar e Otton.

Élvis Baltar apresenta o Vinho a Fátima Carvalho e Convivas da Mesa.

Uma Simpática Homenagem do Alameda à Aniversariante Heloísa Gioia.

Os Vinhos que nos esperavam, plácidos.

Espumante Cave Geisse Brut, 12,5 % Vol. Brasil, Pinto Bandeira, RS.
CARDÁPIO: Elaborado pelo Chef Patrick Bolle, especialmente para a Confraria.

AMUSE BOUCHE - ANTEPASTOS COM PÃO FRANCÊS (volante).

ESCARGOT À BOURGUIGNONNE COM PÃO.

Felino Chardonnay 2009, 14,8 % Vol., de Viña Cobos, Argentina, Mendoza.
De Cor amarelo-palha, revela aromas de frutas tropicais maduras, amanteigado e mel. Na boca, é um vinho consistente, equilibrado e persistente.

MEDALHÃO DE RABADA DESFIADA COM MOLHO DE JABUTICABA E RISOTO DE AGRIÃO.

RABANADA RECHEADA COM CREAM CHEESE E MORANGO, COULIS DE MANGA E MARACUJÁ E SORBET DE CACHAÇA .

Wallace Shiraz e Grenache 2009, de Glaetzer Austrália, Barrossa.
Elaborado com 75 % de Shiraz e 25 % de Grenache. Passa 14 meses em barrica de carvalho de segundo e terceiro usos. Uma sinfonia de aromas de amora, cereja, pimenta, cravo, um frescor de menta, alcaçuz... Boca: Vinho encorpado, picante, tem bom equilíbrio e taninos firmes. De final longo, levemente adocicado e com notas de chocolate. A Shiraz dá a textura, o corpo e as especiarias a esse elegante corte, enquanto que a Grenache aporta acidez e taninos firmes.

Tabali Reserva Late Harvest, Muscat, 12,5 % Vol., 2010, Chile, Valle de Limari.
De cor amarelo ouro, com aromas que de damasco seco e um toque de mel. Vinho adocicado, mas não é enjoativo. Revela ótima acidez e boa persistência.
Mestre Kawasaki nos falou um pouco sobre a Harmonização do Vinho com a Comida: A lógica da harmonização, no caso dessa Entrada, é do sabor da manteiga com o amanteigado da malolática do vinho. O alho da manteiga sobra um pouco sobre o vinho... Até agora, dá para sentir o sabor do alho. Mas deu certo: Prato à base de manteiga, um bom chardonnay barricado!
O Confrade Gioia também ilustra os comentários, aportando informações curiosas sobre o Vento Zonda, que perpassa a Viña Cobos, e a região de Mendoza (agosto e setembro). Origina-se no Pacífico Sul e, ao cruzar a Cordilheira, perde a umidade e se torna seco e quente, por vezes formando verdadeiras ventanias, típicas tempestades do deserto. Esse fenômeno tem importante papel na Viticultura da região, influenciando nas diferenças entre as temperaturas do dia e da noite, o que contribui para o amadurecimento das uvas, como também na defesa dos vinhedos contra diversas pragas. Esse fenômeno do Vento Zonda pode ser imitado e reproduzido por modernas máquinas, já em uso por algumas Empresas.
Quanto ao Prato Principal. a estrutura do mesmo estava na rabada! O que predominou, foi da rabada! O que fica no final de você mastigar é o aroma da rabada... A Shiraz nos trouxe o aroma de especiarias e casou com os aromas da comida. Os dois vetores: Rabada e vetores de especiarias - Shiraz - Harmonizaram. A sensação de boca funcionou!
Segundo a Confreira Lígia, no casa da harmonização com a Sobremesa, o casamento foi melhor com o Sorbet de Cachaça do que com o Vinho Tabali: A rabanada tem muito "cream cheese"e ficou com predomínio de sabor salgado.
Para o Final, tivemos café expresso com financier e Otton ofereceu a todos uma magnífica cachacinha baiana, que poderia pegar muita gente desavisada.
Nossos agradecimentos à Grace e a todos os que colaboraram para o êxito de mais este Encontro da Confraria. A maioria das fotos (as melhores) são de autoria de Miriam Astuto, nossa Fotógrafa Oficial. O Mesa de Baco agradece!

Um comentário:

  1. Achei os vinhos deste Encontro mais fracos do que os de outros da Confraria e acredito que possam ter nao ter havido uma boa combinação com a comida.

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.