domingo, 12 de junho de 2016

Ragu de Cordeiro By Leonardo Carvalho

O Chefe Leonardo Carvalho em sua persistente Labuta.

Pois esse cordeiro já estava anunciado há algum tempo e continuava entupindo o freezer do Caputo. Depois que o Leonardo o foi buscar, continuou inerte abaixo do zero... Trazia à nossa lembrança a não menos prosaica estória do "Cordeiro Matusalém", que nos atraiu a atenção em outra confraria, a do saudoso Sabalipão.


Panorâmica do Salão, com uma parte dos Convivas.

Fiquei impressionado com o trabalho e a dedicação do Chef Léo: Às 4 horas da madrugada de sábado, retirou as Paletas do Freezer. Descongeladas, realizou um trabalho de chinês, tirando com uma faca as gorduras, aponeuroses, tendões e sebo, quisando a carne para o ragu. Quando eu cheguei, a grande panela já estava fervendo, com um belo caldo a borbulhar.


Amêndoas, para o acabamento do Prato de Entrada.

O Chef preparava as Amêndoas, torrando-as para finalizar a Entrada. Ficamos nos deleitando, observando a confecção dos Pratos... Afinal, na sua origem francesa , Ragu (ragoût) significa despertar o gosto, abrir o apetite : Léo ralou cenoura e cortou berinjelas em cubinhos e as acrescentou, respectivamente, no abundante caldo fervente, para engrossar o mesmo.


Deliciosa Entrada: Couscous Marroquino (caldo de bacalhau).

E os temperos... Ah, os temperos são o segredo do Chef... E aí se iniciou o "repas", sem hora para terminar, feito encontros de Galpão, nos pagos do Sul, de fogo de chão, onde o chimarrão inicia os trabalhos dos gaudérios.


A bela Entrada, para ser Harmonizada com um Vinho Branco.

Quanto à harmonização, tivemos surpresas, que não chegaram a empanar o brilho do jantar: O único vinho que casou com um Prato foi o Branco (com a Entrada). Os Tintos passaram longe sobre o Ragu, sobressaíram bastante em relação a este. Eu havia pensado em levar um Yellow Tail Shiraz (um ótimo e conhecido australiano, com suas especiarias)...


Paletas de Cordeiro, descongelando lentamente,

Mas preferi levar um bom portugûes do Douro, Lavradores de Feitoria Cheda Tinto 2012 (Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz), que comprei pela Loja EnoEventos, degustado mais para o final e que creio que pudesse ter chegado mais próximo de um casamento harmonioso com o Ragu. 


Ragu de Cordeiro engrossando o caldo, com berinjela.

Prato Principal: Ragu de Cordeiro com Polenta Mole.

O "Desfile das Garrafas": Exagero? Não para 7 h de Evento.

A ordem era a de cada Confrade ou Confreira levar uma garrafa de vinho. O Anfitrião contribuiu com o Portentoso Faustino I, da Adega da Casa.






Esse Jerez foi colocado pelo Léo, 
prá ver se harmonizaria.


Lavradores de Feitoria Cheda 2012, DOC Douro.


Agradecemos ao Leonardo e à Cristina, nossos incansáveis Anfitriões  pelo gentil convite, assim num ímpeto, na tarde de sábado, para uma noite assaz agradável e alegre, bem como ao Confrade João Luiz Caputo, pelo cordeiro presenteado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.