segunda-feira, 16 de março de 2009

Confraria Des Amis du Mouton em Noite de Amarones e Outros Caldos.

Nosso Grupo de Degustação se reuniu novamente, em noite muito agradável, na última quarta-feira, na ABS-Rio. Desta vez, o Professor Roberto Rodrigues nos surpreendeu com tres potentes Amarones, um Recioto Di Soave e um Porto Seco (gentilmente trazido de Portugal e ofertado pelo Confrade Carlos Alberto Marinho Flor). A Degustação dos Amarones transcorreu às cegas.

Só para relembrar, os Amarones são vinhos da DOC Valpolicella, na região do Vêneto, Itália, elaborados com as uvas Corvina, Rondinella e Molinara, além até 15 % de outras castas autorizadas por Valpolicella, a única DOC em que ele é produzido. É vinificado de uvas semidesidratadas, prática consagrada desde tempos remotos (na era do Império de Bizâncio), em estantes, que secam por um período médio de tres meses, até chegar à metade do tamanho original. Os vinhateiros brigam com a botritis e outros bolores, precisando, às vezes, diminuir o período de desidrataáoão e usar um ambiente com ar condicionado. Dessa forma, os vinhos ficam mais frutados e com menor teor alcoólico.

Vamos a alguns detalhes da efeméride:

Os tres Amarones eram da mesma safra (2003), todos com muito boa cor vermelhorrubi escuro, escorregadio, com reflexos granada, brilhante e com transparência de leve opacidade com tendência para a franca opacidade. Os tres receberam a nota máxima no Exame Visual, ou seja, 16 pontos (pela Ficha de Giancarlo Bossi). Mas variava a alcoolicidade: Do primeiro para o último (ordem 1, 2 e 3 ) - 16, 17 e 15, 5 % Vol.

No Exame Olfativo, todos eles eram Francos, Amplos, Fragrantes já com uma pequena virada para o Etéreo (sendo que o Vinho 3 tinha aromas etéreos mais marcantes).

O nariz era de uma explosão de aromas de carvalho, rosas secas, frutos vermelhos do bosque, subois, ameixa em calda, tabaco chocolate, compota, nozmoscada, amêndoas, goiabada cascão, pele de salame. O Vinho 2 revelava uma pimentinha e o Vinho 3, um agradável figo seco.

Na Boca, eram vinhos secos, sápidos (sendo que o vinho 2 era sápido com uma tendência para fresco. Lembram-se da tal pimenta?); eram quentes... O Vinho 1 era redondo e o 2 e o 3 eram macios, com virada para o redondo. Os Vinhos 1 e 3 eram muito encorpados, sendo que o do meio era de bom corpo para muito encorpado. O primeiro (Vinho 1) tinha os taninos equilibrados e o segundo e o terceiro eram de taninos equilibrados com tendência para o tânico.

Os Aromas de Boca revelaram vinhos bastante equilibrados apontando para o harmônico, bastante finos, a caminho do finíssimo, muito intensos e muito persistentes.

O Vinho 2, de 17 % Vol., tinha um nariz que lembrava um destilado, um vinho do Porto!

Todos os vinhos terminaram Bem, deixando a boca Enxuta, com Fundo de discreto amarguinho. Os dois primeiros eram vinhos Prontos, sendo o terceiro Pronto, com caminhada para o Maduro.

Os Vinhos recebera nota altas, contando a Média do Grupo de 91,3 para o Primeiro, 92,4 para o Segundo e de 92, para o Terceiro.

Chegou a hora de mostrar as garrafas:

Vinho 1 - Campo Dei Gigli (DOC Amarone), 16 % Vol., porduzido pela Tennuta Saint'Antonio;

Vinho 2 - Calcarole (DOC Amarone) - Produtor Guerrieri Rizzardi;

Vinho 3 - Campo Casalin (DOC Amarone) - Produtor I Castei.

A seguir, tivemos dois vinhos degustados, a saber:

Recioto Di Soave - 14 % Vol. - Safra 2003 - Uva Garganega - do Produtor Guerrieri Rizzardi.

Bela cor Amarelo-Ouro Claro, Denso, Brilhante e trasparente.

No Olfato, revela-se Franco, Amplo, Fragrante, com grande evolução para Etéreo, Frutado e Floral.

Aromas de abacaxi bem maduro, pêssego em calda, mel e algo de flores brancas;

Na Boca, é um vinho doce, fresco, quente, redondo, de bom corpo e carente em taninos;

Aromas de Boca, com bastante equilíbrio, tendendo para a harmonia, de bastante fino para finíssimo, de intenso para muito intenso e de persistência aromática indo de persistente, para muito persistente.

Recebeu, na Média do Grupo, a nota de 88,7.

Termina bem, deixando a boca Limpa e está Pronto, caminhando para Maduro.

O vinho perdeu pontos na Acidez, um tanto baixa, o que deixa a doçura um tanto enjoativa, com o prolongar da degustação. Acredito que melhore, se harmonizado uma sobremesa.

Para o Final, o presente do Confrade Marinho:

Chip Dry Porto - 20 % Vol. - do Produtor Taylor's, não safrado.

Vinho de muito boa cor amarelopalha claro, brilhante e tranparente;

No Nariz, é franco, amplo e etéreo, com aromas de castanha assada, mel e acácia. Na qualidade, bastante fino para finíssimo, muito intenso e de persistente, para muito persistente;

Na Boca, é meio doce, fresco, muito quente, macio, de bom corpo e carente de taninos;

Aromas de Boca: Vinho bastante equilibrado para harmônico, bastante fino para finíssimo, intenso para muito intenso e muito persistente.

Termina bem, deixando a boca fresca e está pronto.

Dei-lhe a nota 94 e não anotei a Md. do Grupo.

Na esperança de poder degustar outro Amarones, ainda melhores, deixo um abraço aos membros das Lista.

Um comentário:

  1. Excelente postagem Neri.
    Parabéns pelo estilo e muito obrigado por compartilhar suas impressões sobre os vinhos.
    Continue a fazê-lo! Abraços!

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.