
Imagem de uma parreira, com seus ramos todos enrolados, em torno de si mesma, uma maneira exótica encontrada pelos vinicultores gregos para proteger a planta dos fortes ventos reinantes nas ilhas. No caso, a Ilha de Santorini.



Tivemos um excelente tinto e um branco, gentilmente agraciados ao Grupo pelo casal, complementados por um tinto de Portugal e um Icewine canadense, ofertados pelo Confrade Marco Antônio Brasil (de camisa azul, na foto).
A reunião, como tem acontecido ultimamente, aconteceu no Restaurante Ora, Pois, Pois! e não teve uma maior preocupação em harmonizar comida e vinho. Mas o arranjo ficou satisfatório, com entrada de Bolinhos de Bacalhau com o Vinho Brando e diversos pratos de Bacalhau, que harmonizou razoavelmente bem com o vinho português.
O vinho é um corte das castas Agiorgitiko e uma percentagem menor de Cabernet-Sauvignon.
Com enebriantes aromas de frutas negras do bosque, baunilha, chocolate, tabaco, ameixa seca, pele de salame, contiture, trufas, especiarias e um agradável frescor de aniz estrelado (da Cabernet-Sauvignon).
O corte é de 85 % das castas Katsano e de 15 % de Gaidouria, que são pouco conhecidas fora da Ilha e representam apenas 1 % dos vinhedos.
Ele representa um esforço do Enólogo George Gavala para manter esses varietais vivos na Ilha.
A colheita começa no início de agosto, ou seja, as uvas são colhidas precocemente (antes do amadurecimento pleno).
Doces Aromas Florais, frutas cítricas (limão) e mel.
No Paladar, é um vinho equilibrado, com viva acidez e um final longo e agradável, deixando a boca fresca e pronta para o que vier depois.
Harmoniza bem com frutos do mar, pratos de carnes brancas, com molhos brancos leves.
Também ofertado pelo Confrade Brasil, para
acompanhar os doces de Portugal.
A vitivinicultura na Grécia remonta a 6000 anos a.C.!!!
Na parte Continental, os solos são calcáreos e o clima é mediterrâneo, com influências continentais. Nas ilhas, é mediterrâneo, naturalmente. A média da temperatura, mês de julho é de cerca de 25 graus Celsius. Como vc. sabe, isso tudo vai ter enorme influência na produção dos vinhos e suas características.
Degustamos um Vinho Grego na ABS, recentemente, levado por mim:
Nótios Peloponeso 2005, 13 % Vol., do Produtor Gaia Wines S/A., Grécia, servido a 18 g. Celsius, um varietal da casta Agiorgitiko.
Ex. Olfativo - Franco, amplo, fragrante, frutado e floral.
Aromas de baunilha, cereja, frutas vermelhas do bosque, chocolate, caramelo, hortelã, pimenta branca e um certo amanteigado.
Na Boca, o vinho era seco, de sápido para fresco, equilibrado, macio, de bom corpo e com taninos equilibrados.
Avaliação dos Aromas de Boca - Equilíbrio, com 14 pontos, Qualidade, com 15, Intensidade, com 14 e persistência aromática, com 11.
Termina bem, deixando a boca enxuta e estava pronto para beber.
Minha Nota foi de 90,00, sendo que a Md. do Grupo ficou em 87,80.
Na Região do Peloponeso, há uma grande gama de vinhos, na maioria vinhos simples, sendo que alguns são muito bons. A maior produção é de brancos.
Não se deve deixar de degustar o vinho típico da Grécia, que é um branco, com aromas de resina. Ele é de mais de 1000 anos a. C. e é o vinho de preferência dos gregos. É do tempo em que as Ânforas eram seladas com resina de Pinheiro de Alepo, para conservar o vinho. O nome dele é Retsina. É um vinho branco, seco, geralmente elaborado em Ática, com a uva Savatiano. Acho que vc. não vai gostar, mas vale a experiência.
O Vin Santo é das Ilhas de Santorini e Páros. Mas existem outros, excelente, de Muscat (Peloponeso), que são o Muscat de Patras, o Muscat de Rio de Patras e o Mavrodaphne de Patras.
As melhores regiões produtoras são:
Trácia,
Macedônia,
Epicrus,
Thesalia,
Grécia Central e Ática, Peloponeso, e as Ilhas (Ilhas Cyclades, Rhodes, Creta, Sámos - terra de Epicuro, etc.).
Enfim, uma profusão de vinhos excelentes, exóticos ou diferentes.
O Grupo ficou grato aos Confrades Sílvio, Eliane Caldas e Marco Antônio Brasil, por nos proporcionar uma experiência nova, diferente, que nos deixará lembranças de final longo e delicioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.