sexta-feira, 26 de março de 2010

Des Amis du Mouton Degustam um Pinot Noir do Novo Mundo Entre Outros Caldos


Nesta última quarta-feira, 24 de março de 2010, nosso grupo de degustação e confraria Des Amis du Mouton se reuniu, sob a Coordenação do Professor Roberto Rodrigues (foto acima, ao lado da Confreira Márcia Parente), para mais um memorável Evento. Foram degustados, às cegas, um Espumante Nacional, de Boas-Vindas, três vinhos tintos e um Champagne.


João Luiz Caputo, brindando o momento hedônico, já no terceiro tinto.


Cláudia Dacorso, que nos agraciou com o Pinot Noir, trazido diretamente da fonte.


Godofredo Duarte, que descobriu uma Banda Homônima e uma Empresa, "lá na Terrinha".


"Seu"Joaquim, num brinde duplo, explosão de alegria incontida e mostrando ser pouca a possibilidade de sobras para a costumeira "Assemblage" do final da noite.


A deliciosa Morcela (foto), Salame tipo italiano, Hans, também trazidos, junto com os queijos (de Cabra, queijo Camembert, Pont L'Évêque, da Serra das Antas - ou Teleggio, na Lombardia - e os pães (australiano, broa de milho, provolone, "baguette" de gergelin e integral) por Cláudia Dacorso. Acompanharam direitinho os vinhos no final dos trabalhos...


O Clos de L'Oratoire des Papes 2005, 14,5 % Vol., do Produtor L. Amouroux, AOC Châteauneuf-du-Pape, vinho com uma profusão de aromas fragrantes, como baunilha, cereja, frutas vermelhas maduras, geléia de ameixa, especiarias (cravo), tabaco e um aroma etéreo (confiture).

É das Castas Cinsaut, Grenache, Mouvèdre e Shiraz, vermelho-rubi escuro, com reflexos alaranjados, sendo um vinho de transparência regular e de bom corpo, com taninos equilibrados, puxando para o levemente tânico.

Como esclareceu Mestre Roberto Rodrigues, como todo Châteauneuf-du-Pape, esse vinho revelou certa rusticidade. De início, a gente pode não gostar, mas, depois, se vai acostumando e gosta do vinho.

E foi isso o que aconteceu. Obteve a nota média do grupo de 89,30 pontos.


Pinot Noir Private Selection 2007, 13,5 % Vol., de Robert Mondavi, que agradou em cheio e obteve a nota média de 90,80 no Grupo.

Abriu-se em aromas fragrantes de baunilha, amêndoas torradas, caramelo, groselha, pimenta...


Costamaran Ripasso Classico Superiore, 2004, 14 % Vol., do Produtor I Castei, DOC Valpolicella - Itália.

De início, revelou um estranho aroma de "merde de poule", mas depois se abriu com baunilha, marmelada, mel, feno cortado, dentre outros...

Vinho deveras generoso, ao qual atribuí a nota 91,00.


Champagne Pehu Simonet Brut Sélection, 12 % Vol., Não Safrado, que Roberto Rodrigues conseguiu na Confraria Carioca(agradecimentos ao Duda Zagari) e que arrancou suspiros do Grupo. Dei-lhe a nota 96,00, mas chegou a obter 98 pontos de um dos Convivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.