sábado, 10 de abril de 2010

Des Amis du Mouton Degustam Amarones e um Delicioso Moscatel de Setúbal


Professor Roberto Rodrigues, acompanhando o preenchimento da Ficha Analiticodescritiva de Giancarlo Bossi pela Confreira Márcia Parente.

Mais uma vez, Mestre RR, como é conhecido, carinhosamente, pelos confrades, nos surpreendeu com excelentes vinhos, degustados às cegas e didaticamente apresentados aos membros do Grupo de Degustação.


A bela cor Amarelo-Âmbar do encantador Vinho Doce português Moscatel de Setúbal.

O Confrade João Luiz Caputo, reforçando o compromisso de ofertar o vinho extra, para a próxima reunião do Grupo.
Márcio Monteiro, degustando um dos Amarones da noite.
O Sommelier Joaquim, concentrado na avaliação do Amarone.
E agora, mais descontraído, apresentando o portentoso vinho.

Márcia Parente, também pontuando um Amarone,
depois da análise acurada dos aromas.
Godofredo Duarte, examinando a garrafa do Masi.
I Castei, DOC Amarone Della Valpolicella, 15 % Vol., 2004, do Produtor Castellani Michele & Figli, elaborado com uvas Corvina, Rondinella e Molinara passificadas. Visual: Vinho de bela cor vermelhorrubi escuro, com reflexos alaranjados, brilhante e de transparência regular, tendendo para uma leve opacidade. Olfativo: Vinho franco, amplo, predominantemente fragrante (mas já com alguns aromas etéreos, como confiture e chocolate), frutado e floral. Aromas de baunilha, frutas vermelhas, caramelo, chocolate, café, tabaco, ameixa em calda, canela, um leve mentolado, geléia de frutas maduras vermelhas, especiarias (canela), confiture... Na Boca: É seco, sápido, quente, macio, encorpado e com os taninos equilibrados. Foi pontuado com a Nota Média do Grupo de 90,1.
Costasera DOC Amarone, 15 % Vol., 2003, do Produtor Masi. Vinho com aromas de baunilha, violeta, frutas vermelhas, especialmente cassis e cereja, discreto mentolado, caramelo, goiabada, especiarias, chocolate, café, tabaco, confiture... um vinho muito elegante, que obteve a nota 89,00, como Nota Média do Grupo.
Moscatel de Setúbal (DOC), 17 % Vol., 2001, do Produtor Bacalhôa Vinhos de Portugal S/A. Vinho de Bela cor Amarelo-âmbar, claro, denso, muito transparente e brilhante. No Exame Olfativo, é franco, amplo, etéreo, com alguns aromas fragrantes, frutado e floral. Aromas de baunilha, damasco, figo seco, casquinha de tangerina cristalizada, cravo, tâmara... Realmente, um vinho doce (de sobremesa) muito agradável, que harmoniza bem com os doces portugueses à base de gema de ovo, "crème brûlée" e pudins... Recebeu 92,20 como Nota Média do Grupo.

Enfim, mais uma noite de grande satisfação e de convívio com os Confrades, sempre aprendendo algo novo do Mundo do Vinho.







Um comentário:

  1. Ola Neri,

    Estou encarregado de selecionar alguns 4 amarones para confraria, boas dicas !

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.