quinta-feira, 15 de julho de 2010

Des Amis du Mouton Degustam Excelentes Vinhos do Novo Mundo, Escoltados por uma Bagaceira, um Conhaque e um Champagne.

Na última reunião da Confraria, na ABS-Rio, foram degustados excelentes vinhos do Novo Mundo e, mais para o final, tivemos deliciosas surpresas. Os Confrades estavam deveras animados, como se pode deduzir das fotos que se seguem.


Em Pé, da Esquerda para a Direita, o Professor Roberto Rodrigues, Márcia Parente, Godofredo Duarte, o Sommelier Joaquim Diniz e João Luiz Caputo. Sentados: Márcio Monteiro, Leonardo Carvalho e Ubiraci Santana.

João Luiz, Joaquim e Márcia Parente, no Serviço da Bagacera e do Conhaque.


Márcia exagerou e, com esmero, trouxe Pães Variados, Pastas de Haddock e de Caviar, Foie Gras, um delicioso Creme Azedo (feito pelo namorado João), Salmão levemente defumado e Bursins. Foi uma oportuna experiência de Harmonização, em que o Salmão se casou melhor com a Bagaceira e o Haddock, com o Conhaque.

Quorum I, Elaborado com vinhos de três safras distintas, 2002 (Malbec), 2005 (Merlot) e 2006 (Petit Verdot), 14 % Vol., do Produtor argentino Norton. Agradou muito e obteve 90,70 como Nota Média do Grupo.


Petite Sirah Home Ranch 2005, 14,9 % Vol., de Seghesio Family Vineyards, de Alexander Valley, Norte de Sonoma, Califórnia, U.S.A. Um portentoso vinho, quente e muito encorpado, que agradou em cheio e foi agraciado com a nota de 91,00.


Don Maximiano 2006, 14,5 % Vol., do Produtor Errazuriz, Valle de Aconcagua (Norte, acima de Santiago), Chile. Ficou com 91,4o Pontos.


Champagne Veuve Clicquot Ponsardin Brut, também ofertada pela Márcia. Estava adequadamente guardada há tempos e evoluiu bem, melhorando. Agradáveis aromas de leveduras e amêndoas torradas. Obteve as notas de 90, por Roberto Rodrigues e de 92, por Godofredo Duarte.


Aguardente Bagaceira Velha, 45 %Vol., do Produtor Neto Costa, Anadia (DOC Bairrada), Portugal. Embora não seja apreciador de destilados, devo confessar que foi uma surpresa interessante, que o Mestre Roberto fez à Confraria.

Há muito, Portugal se destaca pela excelente qualidade de suas aguardentes e bagaceiras, elaboradas em quase todas as regiões vinícolas. Na primeira categoria, os críticos especializados dizem que os melhores exemplares podem ser comparados com o Cognac e o Armagnac. Entre as diversas procedências, considera-se a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no Minho, como a ideal para a elaboração de aguardentes finas e das chamadas aguardentes velhas. O vinhobase, ligeiramente ácido, à base das castas Loureiro, Trajadura, Pedernã, Azal e da renomada Alvarinho, responde pelo excelente resultado final.



Cognac Hennessy 40 % Vol., The Original X.O, Product of France., outra surpresa ovacionada pelo Grupo, principalmente para os apreciadores.

Cognac francês criado em 1870 para uso particular da família Hennessy, foi o primeiro X.O a ser elaborado, originando a categoria eXtra Old. É composto de uma centena de "eaux-de-vie" (destilados de vinho), das quais as mais antigas têm trinta anos, o que lhe proporciona excepcional qualidade e complexidade. Ele é um conhaque estruturado e generoso por seus ricos aromas de especiarias, com uma predominância de carvalho e pimenta do reino.

No ano passado, um Edição Limitada do famoso Conhaque (Hennessy VS) foi lançada em homenagem à posse de Barack Obama como o 44o Presidente dos Estados Unidos da América. A garrafa veio com um rótulo preto e com letras douradas. O selo oval na base do gargalo exibe o número 44, em tamanho grande, com a frase: "Em honra ao 44o Presidente" e a data da posse de Obama. Uma parte dos recursos arrecadados com a comercialização dessa Edição Limitada foi doada à Fundação Thurgoo Marshall College.

Nos últimos anos, a popularidade do Conhaque Hennessy entre os jovens aumentou muito, sendo uma referência frequente em diversas músicas de rappers. Artistas como
Snoop Dogg, Afroman, Digital Underground, Wiz Khalifa ,Kanye West, Jay-Z, Notorious B.I.G, Lloyd Banks, Twista, Ludacris, 8Ball & MJG, Sean Combs, Mobb Deep, Dr Dre, Xzibit, 50 Cent, Ja Rule, Coolio, Busta Rhymes, Three 6 Mafia, Tupac Shakur, Mac Dre, B.U.G. Mafia, Nas, Kid Cudi, Eminem, Tech N9ne, Lady Gaga, Bob Ferrari, Wu-Tang Clan e vários outros fazem referência a esse fabuloso conhaque em suas canções.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.