domingo, 10 de outubro de 2010

Nova Reunião do Grupo dos Top - Desta Vez no Novel Restaurante Alameda - Botafogo.


Silvio Gurfinkel e Marco Antônio Brasil, em plano destacado.
Depois de um longo inverno, o Grupo dos Top se reuniu, agora no Restaurante Alameda, na Rua Visconde de Caravelas, em Botafogo, na casa onde funcionava o Restaurante Carêma, da Chef Fávia Quaresma.
O primeiro contato com o Restaurante foi através do seu Sommelier, Élvis Baltar, que nos garantiu total acolhimento e dedicação. Na noite do repas, Élvis não estava presente, mas o "Maître" Altair e o Garçom João nos atenderam com maestria.

Eliane Caldas (Esquerda) e Dora Gurfinkel, nossa convidada especial.

O animado casal Osmar (versado em vinhos do Sul da França) e Maria de Lourdes de Salles.


Rserva Especial Casa Ferreirinha 1997, 13 % Vol., Douro, Portugal. Gentilmente ofertado pela Confreira Eliane Caldas. Cor vermelhorrubi escura, com reflexos alaranjados, opaco. Abriu-se em aromas de frutas vermelhas maduras, geléia, tabaco e chocolate. Embora já declinando para a decreptude, ainda estava agradável para se degustar e arrancou uns suspiros dos convivas.


Mora Negra 2005, 14 % Vol., Finca Las Moras, Tulum Valley, Argentina. Corte de 70 % de Malbec com 30 % de Bonarda. De cor vermelhogranada escura, com densas lágrimas que se deixam escorregar languidamente pelas bordas da taça. No nariz,o vinho se abre numa profusão de aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras cassis, ameixa... Elegantes toques de baunilha e chocolate. Seus taninos já estão bem domados e aveludados. Acompanhou bem os pratos pedidos pelos pela mesa.


Manso de Velasco 2006, Viejas Viñas, 14,5 % Vol., Vinícola Miguel Torres, 100 % Cabernet- Sauvignon. Ganhou 91 Pontos da Wine Spectator. Vinho evoluído, com aromas de baunilha, mel, caramelo, especiarias (canela), geléia de ameixa, goiaba madura, musgo, frutas vermelhas maduras e um frescor de funcho.


Reserva Privada Surazo Cabernet-Sauvignon 1997, 13,5 % Vol.,
Viña Santa Mônica, Rapel Valley, Chile. Proveniente de Vinhas Velhas Selecionadas, com grande exposição ao sol (para melhorar o amadurecimentos dos frutos e aumentar a concentração de açúcar).
O nome Surazo, vem do vento que corta a região no verão, resfriando os vinhedos fazendo com que as uvas amadureçam mais lentamente, aumentando sensivelmente a concentração dos sabores e aromas. O proprietário da Vinícola, Dom Emílio, foi o primeiro da América do Sul a se formar em Bordeaux, no ano de 1952.Vermelhorrubi escuro, com reflexos alaranjados, opaco. Exala elegante e complexo bouquet de frutos negros maduros do bosque, como ameixa, cereja e cassis. Baunilha, cedrinho, tabaco e chocolate. Na boca, é concentrado, bem estruturado, com taninos macios e final longo. Lembra muito os vinhos do Velho Mundo.

Os Pratos escolhidos foram:

Magret de canard molho de jabuticaba com maçã cozida e cebolas ao vinho tinto
(Grilled duck breast (rare) with jaboticaba sauce, cooked apple and rouge wine onions);

Filet mignon grelhado ao molho Marsala (Grilled filet mignon with Marsala sauce)
Acompanha batatas confitadas / With confit potatoes
;

Cordeiro ao molho de cogumelos frescos (Lamb with fresh mushroom sauce)
Acompanha purê aromatizado de alho (Served with garlic aromatized mashed potato).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.