quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Des Amis du Mouton Passeiam Por Dois Hemisférios do Mundo do Vinho.


O Professor Roberto Rodrigues, Presidente da Confraria,
tenta servir quantias iguais do Espumante.


Decifrem esse facies ou "eu os degustarei", diria uma Esfinge Enófila.
Roberto Rodrigues e o Belo sorriso de Márcia Parente.


Leonardo Carvalho e Márcio Monteiro, em primeiro plano.


João Luiz Caputo, Godofredo Duarte e Sônia Antônia, nossa convidada.


Ubiraci Santana, um novo Sommelier, cuja hectrolitragem já é antológica.


Cesta de Pães variados.


Queijo Provolone.


O Delicioso Queijo Emmenthal.


O Confrade João Luiz Caputo inouvou com os Damascos.


Salame Tipo Hamburguês e Peito de Peru.


Fatias de Peito de Peru Sadia.


Fatias de Blanquette de Peru Sadia.


Pizza Branca.

Gran Reserva Chardonnay D.O. Casablanca, Chile, 2007, 13,5 % Vol., Vinho franco, amplo, fragrante e frutado. Uma profusão de aromas de lírio, jasmim, cítricos, discreta baunilha, um toque de amenteigado, mel, abacaxi, damasco ou pêssego, canela, avelãs tostadas, mamão papaya, cominho, alecrim... Deve ter passado por carvalho francês. Foi muito bem pontuado com a Nota 93,00, como Nota Média do Grupo.


Amat 2005, 13,5 % Vol., das Bodegas Carrau, Cerro Chapéu, Uruguay. Franco, amplo e fragrante, porém com aromas etéreos. Baunilha, violeta, frutas vermelhas, como amora; especiarias (pimenta e cravo), um frescor, caramelo, café, tabaco, geléia de ameixa, alcaçuz... Foi muito apreciado e recebeu a Nota 90,70, como Média do Grupo.


Cahors A.O.C. 2004, 13,2 % Vol., do Château La Poujade. Este foi o Vinho Extra, ofertado por João Luiz Caputo. Estava oxidado, o que motivou a interrupção do exame. Roberto encontro uma rachadura na emenda da garrafa, no gargalo. Mas, como se tratava de um bom vinho, ainda rendeu muito prazer a lábios voluptuosos e sedentos. O Confrade Márcio Monteiro o chamou de "vinho luluzado".


Zinfandel San Lorenzo Block 8 2006, 15,7 % Vol. Vinho franco, amplo, fragrante, mas já com aromas de evolução. Aromas de baunilha, violeta, frutas vermelhas (amora, ameixa), caramelo, subois, musgo, tabaco, especiaria (cravo), chocolate, ameixa em calda, figo maduro... Os aromas desse vinho indicavam maior evolução do que se via no exame visual (cor), o que é uma característica da Zinfandel, conforme assinalou Roberto Rodrigues. Os aromas lembram os da Casta Primitivo. Obteve a Nota 92,60 como Média do Grupo.


Grappa de Chianti Classico 45 % Vol., N/S., do Produtor Castelo D'Albola, de bela cor brancopapel clara, muito transparente e brilhante. No exame olfativo (sob a técnica para destilados de vinho: Diluir o conteúdo a examinar a 50 %, com água), eclodem aromas de aniz, lírio, rosa, coco e frutas cítricas (lima, casca de laranja...)... Na Boca, é seco, sápido, muito quente, macio, magro e ausente de taninos. Nota: A Grappa de Chianti ou Grappa de Sangiovese; Grappa de Barolo ou de Nebbiolo. Obteve nota alta do Grupo. Dei Nota 100, mesmo não sendo um apreciador da bebida.


Cava Codorníu Pinot Noir Brut (Rosé), 12 % Vol., de excelente qualidade.


A bela cor salmão da Cava.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.