quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Des Amis du Mouton Revisitam o Friuli e Passeiam Pela Áustria. Um Aniz no Final.


O Professor Roberto Rodrigues (e Márcia Parente) faz o Serviço do Tinto.
Meio sôfrego, já com a alcoolemia muito baixa, dirigia-me à ABS, naquele final de tarde da quarta-feira passada... Vinha a pé, desde o início do Flamengo, no intuito de queimar alguns Joules. Cheguei a considerar a possibilidade de estar sofrendo da tão temida síndrome de abstinência. Não do álcool, mas do vinho. Afinal de contas, fazia quinze dias que a Confraria Des Amis du Mouton se havia encontrado, naquela inesquecível Noite de Mais de Seis Puttonyos.

João Luiz Caputo: Concentração nos Aromas e Nariz bem desenvolvido.

Caputo (de azul), Márcio Monteiro (repatriado do Velho Mundo) e Leonardo Carvalho.

Cláudia Dacorso, com Maria Callas estampada no peito ("Duelo de Blusas").

Márcia Parente também veio com um modelito, que "não deixou barato!"

Dolée 2006, 14 % Vol., Vie Di Romans (Tocai Friulano) - Friuli - Itália.
Surpreendeu a todos, com os seus profusos aromas de frutas cítricas, pêssego, maçã, canela, baunilha (discreto), lácteo, funcho, melão, romã, flor de maracujá, amêndoa (no exame de fundo de taça). Obteve a Nota 92,20, como Média do Grupo; MB (Mesa de Baco), 93 e RP (Robert Parker), 92. Parker o considera um dos melhores exemplares dessa casta.

Vieris Sauvignon 2007, 14,5 % Vol., Vie Di Romans - Friuli - Itália.
Agradou muito, também, esse vinho, que me levou a Nota de 90, sendo a Média do Grupo de 88,10. Aromas de abacaxi, maçã, maracujá, mineral, tamarindo e baunilha (discreto).

Dissimis Pinot Grigio 2006, 14 % Vol., Vie Di Romans - Friuli - Itália.
Exibiu aromas de manteiga, maçã madura, baunilha, amêndoa torrada, algo mineral (querosene: único aroma etéreo percebido), pêssego, mel, açúcar queimado, guaraná...

Traisental Grüner Veltliner Nussgarten 2010, 12,5 % Vol., Herzinger -
Foi um dos vinhos extras patrocinados pelo Confrade Márcio Monteiro, que o arrebatou diretamente da origem. Floral, com aromas de lírio, laranja, mineral (pedra de isqueiro), guaraná... Obteve a Nota 91,20, como Média do Grupo e foi ovacionado de modo efusivo.

San Leonardo IGT Vigneti 2004, 13,5 % Vol. Delle Dolmitz Marchese Carlo Guerrieri Gonzaga.
Depois de quatro brancos, chegou esse tinto vermelho-granada escuro e opaco, já bem evoluído, que recebeu a Nota 89,10, como Média do Grupo e agradou bastante, com seus aromas de café e musgo (bem pronunciado), louto, pimenta, tabaco, couro...

Gevrey-Chambertin (Grand Vin de Bourgogne) 2008, 12,5% Vol. Pierre Andre.
Esse foi o segundo vinho extra ofertado por Márcio Monteiro, que acompanhou bem os fiambres, deliciosos queijos (como burrata) e pães especiais do Restaurante Guy. Como sempre, Márcio caprichou no menu!

Aniz Del Mono 36 % Vol. ( Anisado Refinado Dulce), Vicente Bosch - Badalona - Espanha.
Esse foi o destilado da noite, servido com diluição de 50 % em água. Parece um Arak. Refrescante para o pálato.










3 comentários:

  1. Estou visitando o site pela primeira vez e gostei bastante !

    Já adicionei o site nos favoritos para estar acompanhando sempre as novidades !

    Parabéns e Sucesso !
    www.okamix.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos, foi com grande prazer que degustei o bom vinho da Herzinger ( Áustria ), um vinho com uma tipicidade incrível da Grüner Veltliner, uma varietal única, feito por uma maravilhosa família, comprometida, séria, muito trabalhadora e, principalmente com um enólogo (Andreas Herzinger) que entende da transformação da excelente matéria prima cultivada, em grandes vinhos, de uma maneira simples e ainda sem os holofotes da grande mídia. Sugiro a todos que visitem a Áustria, e, se interessem em conhecer seus vinhos, e, principalmente as pessoas que ali vivem. Quando conheci essas pessoas maravilhosas senti que somente a visita a este fantástico país, valeu à pena.
    Abraços,
    Márcio Monteiro.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelos pelas visitas de Okamix e do Confrade Márcio Monteiro! Márcio, esperava o seu comentário, com as excelentes impressões que vc. expressou à Confraria Des Amis du Mouton sobre a sua recente visita ao Produtor desse grande vinho austríaco. Deixo aqui um duplo agradecimento: Por vc. nos haver contemplado com esse vinho e por deixar os comentários.

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.