domingo, 24 de julho de 2011

Além dos Seis Puttonyos , Um Champagne Adolescente, um Ribolla Gialla e Quatro Horas de Sistematizado Delírio.


O Professor Roberto Rodrigues, no Serviço do Champagne. Ao laso, Márcia Parente.
O Primeiro Encontro Des Amis du Mouton do Segundo Semestre do ano em curso começou glorioso. Mestre RR o inaugurou nada mais, nada menos, do que com um puro néctar da distante Hungria, um Tokaji Essencia! Servido, como de costume, às cegas, ninguém acreditava no que estava, literalmente, diante dos seus narizes.

Roberto, Danielle Eisemberg e Márcia Parente.
É evidente que Márcia Parente ainda não havia chegado, quando o Tokaji fora servido. Tenho a certeza de que ela teria acreditado no seu sensível olfato...

As "Meninas do Grupo": Cláudia Dacorso, Danielle e Márcia.
O Encontrou evoluiu com o desfile de outros excelentes caldos, eivado pelo bom humor, sempre presente, entre os Membros da Confraria.

Márcia, Danielle e João Luiz Caputo.

"Seu Bira" (Ubiraci Santana) e Godofredo Duarte: Momento de Descontração.

Roberto, Caputo, Danielle e Márcia

Caputo (esquerda), Profo. Fernando Miranda (visitando o Grupo) e Joaquim.

"Seu Joca" (Joaquim Diniz): Olfato e papilas aguçados.

Tokaji Aszú Essencia 2000, 10,5 % Vol. do Produtor Pendits, Hungria, Tokaji (Casta Furmint).
Vinho doce natural botritizado de bela cor amarelo-ouro, de intensidade entre o claro e o escuro, denso, muito transparente e brilhante. Francamente etéreo; percebemos apenas um aroma fragrante (jasmim). Aromas de doce de casca de laranja da terra, mel, uva-passa, pêssego em calda, castanha portuguesa cozida, cravo, tabaco (fumo de rolo), mais nítido no exame de fundo de taça. Obteve a nota de 93,60, como Nota Média do Grupo. Minha Nota: 96. Combinou bem com o pão de canela, trazido de Ibitipoca, Minas Gerais, por Danielle. Não é um vinho de alcoolicidade elevada (o enólogo interrompe a fermentação, para obter um teor de açúcar elevado e a consequente doçura). Trata-se do Top dos Tokaji.

Flors di Uis 2007, 14 % Vol., Vie Di Romans, Friuli, Itália. Elaborado com as Castas Malvasia Istriana (46 %), Tocay Friulano (31 %), e Riesling Renano ("Rhein Riesling", 23 %). Recebeu a Nota 89,1, como Média do Grupo; 2 Bicchieri do Gambero Rosso; 91 Pontos da WS; 90 Pontos RR (Roberto Rodrigues) e 93 Pontos MB (Mesa de Baco). Foi considerado por Robert Parker o melhor vinho do Friuli. Este com aromas fragrantes de flores brancas, como o lírio, minerais (pedra de isqueiro), lichia, lima, pera, hortelã, mel de laranjeira, um toque de pimenta, noz-moscada...

Ribolla Gialla 2008, 13,5 % Vol., Villa Russiz, D.O.C. Collio, Friuli, Itália. Aromas de pitanga, lima, limão, sumo de tangerina ("aromas jovens"), alecrim (Rosmarino off.), tamarindo... Na boca, é seco, fresco, de equilibrando para quente, macio, de corpo leve e sem a presença de tanino. Fundo francamente salgado. É um daqueles vinhos do qual se pode dizer: "Você o ama ou o odeia!" Para mim, foi amor à primeira vista. Ribolla Gialla é a casta típica do Friuli, documentada desde 1289. É oriunda da Cefalônia, Grécia. Esta Casta se adapta melhor nas colinas. No período de domínio da República de Veneza era tão valiosa, que servia como escambo. Obteve a nota 87,8, como Média do Grupo

Champagne Cuvée Sir Winston Churchill 1998, de Pol Roger, Champagne, França.
Elaborado com Pinot Noir (predominantemente) e Chardonnay. Revela aromas evoluídos leveduras, de frutas secas, maçã cozida, canela, um amanteigado agradável, flor pisada, murcha, tabaco ("Champagne para acompanhar um bom charuto"). Permanece mais de seis anos em autólise. Obteve a nota 94,5, como Média do Grupo. RP=94; RR=95 e MB=90. Elaborado em homenagem a um dos maiores apreciadores da Casa. Longevo e de médio corpo.

NA (Anima Negra) 2006 Vi de la Tierra de Mallorca, de Falanis, Mallorca, Espanha. Aromas fragrante, ainda, mas predominando os de evolução... Violeta, cassis, amora, baunilha, defumado (presunto, jamón), fumo de rolo, pele de salame, especiarias (cravo, pimenta), alcatrão, aromas de armazém de secos & molhados, café, chocolate amargo... Obteve a nota 90,7, como Nota Média do Grupo. Classificado como um "Cult Wine" É produzido em pequena quantidade (melhor vinho da Vinícola), com apenas 3.000 garrafas por ano. Principais castas: Callet, Manto Negro e Fogones.

Cabernet-Malbec 2007, Maipo Valley, De Martino, Maipo, Chile. Vinho Orgânico, ofertado porGodofredo Duarte. Ganho a nota 87, como Média do Grupo. RR=88. Apesar de um vinho simples, mas bem vinificado, sem defeitos, agradou bastante.

Gran Reserva Arnaldo B 2006, das Bodegas Etchart, Valle de Cafayate - Salta - Argentina.Também ofertado por Godofredo, para o final dos trabalhos do Grupo. É um dos meus vinhos preferidos, como bom custo x prazer, mas ele melhoraria com a guarda por uns 3 ou 4 anos. Há poucos dias, degustei um da safra 2002 e estava bem melhor do que este.

A Característica Garrafa do Tokaji, esta com o gargalo fechado por cera de abelhas.
"O Tokay, ou Tokaji: Produzido na região de mesmo nome a nordeste da Hungria, este vinho tornou-se lenda há séculos por suas características ímpares de complexidade, longevidade e riqueza gustativa. Há registros de sua existência desde 1650. O clima frio e úmido favorece a ação do fungo Botrytis (ali denominado Aszú), atacando lentamente os vinhedos de uvas Furmint e Hárslevelü. Diversos tipos de elaboração foram desenvolvidos, resultando em vários vinhos diferentes. As uvas contaminadas chegam a concentrar açúcar em índices altíssimos, recolhendo-se o mosto que chega escorrer como uma pasta espessa em pequenos barris de 30 litros chamados puttonyos. Para produzir diferentes vinhos, adicionam-se de 1 a 6 puttonyos a cada 140 litros de vinho. Os vinhos resultantes levam no rótulo a indicação do número de puttonyos utilizado, crescendo em teor de açúcar, complexidade e longevidade conforme a concentração".
O Tokay Aszú Essencia é um tipo especial, o mais complexo de todos.
Antes do engarrafamento, os Tokaji envelhecem em barris por um período de 2 a 10 anos.
Szaras (seco) - 0/4 g/l de açúcar - estágio de 2 anos em barrica; Edes - 20/50 g/l - 2 anos em barrica; Aszú 2 puttonyo - 50/60 g/l - 4 anos; Aszú 3 puttonyos - 60/90 g/l - 5 anos; Aszú 4 puttonyos - 90/120 g/l - 7 anos Aszú 6 puttonyos - 150/180 g/l - 8 anos; Aszú 8 puttonyos (Essencia) - 180/240 g/l - 10 anos. Fonte: Academia do Vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.