quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Des Amis du Mouton Fazem um Passeio Pela Itália, Espanha, Portugal e Crécia: Foi Bom!


Lourdes (convidada), o Professor Roberto Rodrigues e Márcia Parente:"Uno chi offre un bicchiere di vino ad una donna..."

Havia deixado há pouco a estação do Metrô Flamengo e caminhava em direção à ABS. Realmente, a Lei Seca mudou muitos hábitos. Encerro o trabalho mais cedo, na quarta-feira em que temos "Encontro Des Amis du Mouton" e, muitas vezes, me sinto culpado por não trabalhar até mais tarde, como de costume. Como disse certa vez Humberto Eco, esse afã pelo trabalho é o resultado da velha culpa católica, que nos foi incutida desde os mais primitivos tempos. Então, me socorri num Poema de Daniel Cruz Filho, intitulado Sinfonia:


Sentados: Márcia Parente e o Professor Fernando Miranda (visitante); em pé: Ubiraci Sant'anna, Roberto Rodrigues, Márcio Monteiro e Godofredo Duarte.
"Às vezes ouço um som longínquo, piano e violinos, durante o café da manhã. Às vezes é necessário mastigar sanduíches lentamente, sorvendo leite quente, enquanto em algum lugar da cidade acionam teclas e cordas.Um som longínquo durante o café da manhã às vezes ouço. Às vezes penso: quem concerta a sinfonia do som longínquo? Quem desperta ao crepúsculo no Ocidente, para embalar a refeição matinal acariciando o ar com notas musicais? Às vezes a fábrica, os homens, os automóveis, os seus ruídos dissonantes, invadem a sala do apartamento e travam uma luta misteriosa com a suave música da manhã. Às vezes é necessário mastigar sanduíches lentamente, não seguir o ritmo do relógio, quando piano e violinos, em algum lugar da cidade, convidam todos a dançar uma valsa vienense"... E me fui andando conformado, para degustar os primeiros caldos do dia.

Regaleali IGT Sicilia 2008, de Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.
Aromas florais (lírio), cítricos, como lima, limão; casca de abacaxi, mel, doce de lichia... Enfim, um vinho repleto de aromas de juventude. A Tasca D'Almerita foi eleita "A Vinícola do Ano" pelo Gambero Rosso. Um corte de várias castas, sendo o vinho mais simples da Vinícola, ideal para acompanhar comida. Na Itália, é bastante presente na mesa dos restaurantes. A Região é a parte alta da Sicilia, de clima mais frio. Nota Média do Grupo: 87,7.

Qué Bonito Cacareaba 2008, 14 % Vol., de Benjamin Romeo, DOC Rioja, Espanha, Rioja.
Muito elegante, com aromas adocidados: baunilha, maçã madura, mel, damasco seco, nozes, amêndoa torrada, algo vegetal, funcho, casca de laranja cristalizada, leve toque de oxidação (característica da Viúra), fumo Caporal... 92,7, como Nota Média do Grupo. Nota MB = 94.


Conversa 2008, 13 % Vol., DOC Douro, Portugal, Douro.
Aromas de baunilha, frutas vermelhas, como cassis, amora, violeta, rosa, feno cortado, ameixa, louro, tabaco, café, pimenta... 88,5, como Nota Md. do Grupo.


Diaporos 2006, 14,5 % Vol., de Kir-Yiannei, Vin De Pays d'Imathia, Grécia, Macedônia.
Foi um dos vinhos ofertados ao Grupo pelo Confrade Márcio Monteiro, que o "importou diretamente de lá", sendo franco, amplo e fragrante. Aromas de baunilha, framboesa, ameixa, caramelo, tabaco (fundo de cinzeiro), especiarias, como pimenta, aniz estrelado... Chocolate, café... Não encontramos aromas de evolução nesse vinho! Foi uma surpresa, obtendo a nota 90,60, como Média do Grupo. É elaborado com uvas das Castas Xinomavros, com pequena porcentagem de Shiraz. Nota na Média do Grupo = 90,6. MB = 93.


Contrarrótulo do Diaporos - Kir-Yianni.


Artefacto Syrah 2010, 14 % Vol., Portugal, Alentejo.
Vinho no estilo Novo Mundo, com elevado teor alcoólico. Foi mais um vinho ofertado pelo Confrade Márcio Monteiro, para o acompanhamento final dos "trabalhos." Comportou-se de modo satisfatório.

Fortius Tempranillo 2008, 13,5 % Vol., D.O. Navarra, Espanha, Navarra.
Vinho trazido por Fenando Miranda, para acompanhar os "acompanhamentos".

Alba De Domus 2006, 14,9 % Vol., de Viña Clos Quebrada de Macul, Chile, Valle Maipo Alto (Enólogo Jean Pascal Lacaze).
Esse vinho Mestre Roberto não teria aberto, por termos tido três defecções nessa noite. Entretanto, os presentes fizeram um coro, pedindo que o vinho fosse servido. Trata-se do segundo vinho do produtor do Domus Aurea. Revela-se de grande textura e complexidade, com aromas de baunilha, frutas maduras, cassis e amoras, cereja... Casca de laranja com chocolate. É um corte de Cabernet-Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, com predomínio da primeira casta. Passa em barrica de carvalho por 18 meses de segundo e terceiro usos. Não foi pontuado pelo Grupo, pois foi aberto no final, com os fiambres. Mais uma vez, o Confrade Márcio Monteiro extrapolou. Trouxe os pães do Guy, inclusive o delicioso pão recheado com azeitonas, além de várias pastinhas, presunto tipo Parma e queijos de qualidade. O Grupo agradece ao Márcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.