domingo, 27 de maio de 2012

A Confraria Des Amis du Mouton Oscila Entre Dois Mundos, Sem Sair do Flamengo..

O Professor Roberto Rodrigues e Cláudia Dacorso dão prosseguimento à Degustação.

"O tempo não me dá tempo, de bem o tempo fruir e nessa falta de tempo, nem vejo o tempo fugir", dizia Gregório de Matos, o mais barroco dos nossos poetas, lá das distantes terras da Bahia. Assim, eu pensava, andando a pé para a ABS, desde a estação do Metrô Flamengo. Quem bebe vinho, precisa caminhar ou ingressar em uma Academia de Ginástica!


Sentidos afinados, João Luiz Caputo detalha o exame do vinho.

Desta vez, transcorrera o tempo regulamentar dos nossos Encontros, que acontecem de quinze em quinze dias. Por isso, ninguém veio com tanta sede às taças, que já se perfilavam sobre a    mesa de apoio, ao lado da mesa de degustação, que acomoda dez confrades. Tivemos duas ausências: As dos "meninos" Márcio Monteiro e Leonardo Carvalho, nossos Chefs de Cozinha.


Seguido por Márcia Parente, de antológico olfato.

Virando-se em dois, o Professor Roberto Rodrigues precisou sobstituir um colega, dando uma aula para o  Curso Avançado de Degustação da ABS, enquanto o nosso Grupo dava a partida, lentamente, nos trabalhos desta noite. Além do Espumante de Boca, teríamos um Rosé, três tintos e um Champagne, sempre servidos às cegas, como manda a boa técnica de aprendizado.


Ubiraci Sant'anna e Godofredo Duarte: Dupla imbatível.

De modo que, quando Roberto retornou, já estávamos no fim do exame do segundo vinho e a degustação começou a se desenvolver com mais rapidez. Achamos melhor deixar o último tinto para um próximo Encontro, pois havíamos combinado ir jantar no Restaurante Alameda.


Por fim, Márcia propõe um brinde com o Champagne.


Rosado Soul Rosé 2011, de Santa Ema, Chile.

Notas: RR = 80,0 e Média do Grupo = 83,9. Um rosé correto, mas simples.


Rota 324 Cabernet Sauvignon 2005, de Don Abel, Brasil, Serra Gaúcha. 

Notas: RR = 90,0 e Md. do Grupo = 88,7. Um excelente vinho nacional de uma jovem e séria vinícola que, desde o início, manifestou-se contra as Salvaguardas. Este vinhos pode ser guardado por uns 2 ou 3 anos, melhorando. Muito interessante.


Carandelle 2009, IGT Maremma Toscana, de Podere San Cristoforo, Itália, Toscana.

Notas: RR = 85,0 e média = 88,6. No lançamento, há dois anos, o vinho estava surpreendentemente bom e parecia ter uma boa vida pela frente. Agora mostrou-se muito evoluído para a idade que tem, sem potencial de guarda além de agora. A conferir se o problema ocorreu só com essa garrafa ou é característico do vinho.


Champagne Extra Cuvée de Reserve Pol Roger 1999, de Pol Roger, França, Champagne.

Notas: RR = 94,0, RP=92 e WS=93. Um bom champagne vintage, mas que decepcionou na acidez gustativa e no perlage. Esperava-se muito mais do que apresentou. Trata-se de um blanc de blancs. 

Como, desta vez, não tivemos os tradicionais fiambres para o final da degustação, parte do Grupo resolveu jantar no acolhedor Restaurante Alameda (Botafogo), que faz parte do Rio Restaurant Week, bem como do convênio que a ABS mantém com inúmeros restaurantes.

Roberto, Márcia e o Competente Chef Otton Junqueira.

O Sommelier Élvis Baltar apresenta o vinho a servir.

Élvis, no Serviço do Vinho, com toda a técnica requerida.

A pedido, o Sommelier analisa o segundo vinho do jantar.

Leila Cristina Ferreira, Godofredo Duarte e Cláudia Dacorso.

Entrada: Salada verde com lichia, queijo de cabra e vinagrete de avelãs.

Principal: Medalhão de filet ao molho de mostarda l'ancienne com risoto de alcachofras.

Sobremesa: Petit gateau de doce de leite com sorvete de queijo 
(Delicada massa com recheio cremoso de doce de leite),

  
 NeWen Reserve Pinot Noir 2010, de Bodega del Fin del Mundo, Argentina, Patagônia.

Mencía 2004, de Luna Beberide, Espanha, Castilla y León, Bierzo.

Os vinhos foram levados por Roberto Rodrigues, sendo que o Mencíe foi uma grata surpresa, por se tratar de um portentoso espanhol, que acabou sendo o vinho da noite! Acompanhou divinamente o filet. O Pinot Noir da Patagônia Argentina também é um bom vinho, com as características de um Pinot Noir do Novo Mundo.

O Grupo agradece a calorosa acolhida da Equipe do Alameda, a Otton Junqueira e ao Sommelier Élvis Baltar. Agradecimento ao Mestre Roberto Rodrigues, pela descrição dos vinhos da Degustação Técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.