quarta-feira, 4 de julho de 2012

O Esquadrão dos Cinco Ataca no Vieira Souto.

Luiz Mattos, o Maître-Sommelier Cacá e Edgar Kawasaki, degustando o Champagne.

Depois do Alameda, depois do Eça (Centro); da Gruta de Santo Antônio - de Dona Henriqueta Henriques, do outro lado da Baía da Guanabara... Do La Fiducia (do Sommelier Almir Pereira) e do Antiquarius (Leblon), eis que o Esquadrão dos Cinco, em 28/06, volta a  se encontrar, desta vez  no Restaurante Vieira Souto, numa simpática casa em frente à praia de Ipanema, onde outrora abrigou o Restaurante Alberico's.


Edgar Kawasaki e José Flávio Gioia: Alegria efusiva...

O Encontro, como sempre, ocorreu em clima de grande contentamento e animada conversa entre os Confrades. O Restaurante é excelente, de ambiente amplo, confortável e acolhedor. O atendimento é impecável, com a Equipe onipresente, até o final do "repas".


Marcos Arouche e Luiz Mattos: Encantamento com o Chablis Grand Cru.

Ah, e a comida?! Qause me esqueço... Deliciosa comida italiana. Destaque para o cordeiro ao forno, que veio no ponto certo! Bem, eu sou suspeito para falar... Tendo cordeiro, para mim, o restaurante cresce demais. Mas todos os pratos estavam muito saborosos e servidos em tempo hábil, desde o Couvert às Sobremesas e Digestivos de encerramento.


Entrada: Carpaccio di Tonno con salsa di limone e zenzero. 
(Finas fatias de atum com molho de limão e gengibre).


Primeiro Prato: Bevettine alla carbonara di Pesci e zucchini.  
(Spaghetti com carbonara de peixe com abrobrinha e ovas de salmão).


`
Prato de Resistência: Spalla D'Agnello Al Forno (Paleta de Cordeiro ao Forno com Legumes Grelhados).

Duas Sobremesas: Cannoli di Gianduia (massa crocante recheada com creme de gianduia) e Zuppa Fredda di Frute (calda de frutas cítricas ao sabor de cardamomo com sorbet de frutas vermelhas). Não as fotografei.

                
N.V. Veuve A. Devaux Champagne Brut, de Veuve A Devaux, France, Champagne, Côte de Bars (Aube).

Bom vinho, que cumpriu bem o seu propósito, de bela cor amarelopalha claro, com reflexos dourados. Numerosas e finas bolinhas, que partem muito rápido do fundo da taça, ascendendo... Aromas de flores brancas e cítricos bem presentes, além de  baunilha, um discreto tostado e agradáveis de fermentos. Na boca, revela viva acidez e bom corpo. Ofertado por Kawasaki. Acompanhou divinamente o Couvert e a Entrada.


Chablis Grand Cru Le Fief de Grenouilles 2004, AOC Chablis Grand Cru, França, Borgonha.

Vinho de bela cor amarelo-ouro claro, escorregadio, límpido e brilhante. Bastante fino e elegante, abrindo-se num grande leque de aromas de flores brancas e frutas maduras; um discreto mentolado doce e um toque de baunilha. Boa evolução na taça. Na boca, é rico, revelando discreta mineralidade e uma sensação de gordurosidade e agradável frescor. Fez bom casamento com o Primeiro Prato. Foi-nos agraciado por Gioia.


Chateau Clerc Milon 2005 (Cinquième Cru), de Chateau Clerc-Milon, França, Bordeaux, Médoc, Pauillac.

Vinho de bela cor vermelhorrubi escuro, com reflexos granada, escorregadio e brilhante. De início, fechado, mas, em pouco tempo, se abre em aromas que denotam  a franca presença da Cabernet-Sauvignos, com frutas vermelhas e negras maduras e notas de violeta e baunilha. Aromas de chocolate e couro. Na boca, boa estrutura e corpo, com taninos bem presentes, porém domados; sápido e equilibrado na alcoolicidade. Final longo... Poderia melhorar muito e ser guardado ainda por muitos anos. Foi ofertado por Luiz Mattos.


Imiglykos Meliritos 11,5 % Vol., de Cambas, Grécia, Grécia Central, Attika.

Vinho medianamente doce (em grego, glykos significa adocicado), das Castas Roditis e Savatiano. Acompanha bem entradas de saladas e sobremesas de frutas. De bela cor amarelopalha, com reflexos verdosos, escorregadio e brilhante. Revela aromas cítricos e de maçã verde. Vinho fresco e vibrante, com boa estrurura. Ofertado por Mesa de Baco, tendo acompanhado bem as sobremesas, principalmente a Zuppa fredda di frute. Este vinho foi trazido como presente, diretamente da origem, por um amigo texano (William), casado com uma grega e residente em Haia, na Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.