domingo, 8 de julho de 2012

Des Amis du Mouton Revisitam a Península Ibérica e Provam um Vinho da Áustria..

Desta vez, os "MM" abriram os trabalhos: Márcio Monteiro e Márcia Parente.

"Como uma ave, que volta ao ninho antigo... Depois de longo e tenebroso inverno...", como diria Luiz Guimarães Júnior, aportei de novo ao "lar materno", a vetusta ABS do Flamengo. Des Amis du Mouton estavam desgarrados, guachos, há mais de trinta dias sem degustar uma gota sequer do néctar de Baco.


Mais tarde, Roberto Rodrigues retoma a Batuta e serve o Champagne.

No final de maio, já havíamos concluído todas as Degustações do Primeiro Semestre de 2012, mas ainda teríamos uma Aula Extra. Mestre Roberto Rodrigues, quiça, voltara ao "jet set, all over the world"...

João Luiz Caputo mostra técnica mais rigorosa e nariz mais acurado.

Certa vez, li que os esquimós, quando vêem um avião passar, bem alto lá no céu, perguntam: "Aonde irá aquele pássaro gigante, repleto de homens solitários, que vão procurar a felicidade em terras tão distantes?"... Pois nós, os Enófilos, também temos o hábito de nos deslocar para as Regiões mais remotas, à procura de novos aromas, novas castas, enfim, novos vinhos e experiências sem fim.


Godofredo Duarte, em atitude lânguida, depois de um dia exaustivo.

Bem, mas vamos aos vinhos degustados nessa Noite de Quarta-feira, em mais um Encontro memorável da Confraria Des Amis du Mouton:

Cava Cristalino Rosé Brut N/V., 11,5 % Vol., de Jaume Serra, Espanha, Catalunya.

De bela cor cereja, elaborado com 60 % de Pinot Noir e 40 % de Trepat, revela-se um bom espumante, que recebeu a Nota 88,7, como Média do Grupo. Não gostei!


Parcela Única 2009, 13,5 % Vol., DOC Vinho Verde, de Anselmo Mendes, Portugal, Monção - Melgaço.

Vinho de muito boa cor amarelopalha claro, escorregadio, com reflexos dourados, muito transparaente e brilhante. Franco, amplo, fragrante, abrindo-se em aromas de flores brancas, laranjeira, mel, melão, cajamanga, maçã verde, limão siciliano, funcho, damasco seco, além de toques amanteigados e de baunilha. Foi fermentado em barrica nova de carvalho. Obteve a Nota 92,9, como Média. O Grupo já havia degustado outro Alvarinho desse produtor, o Contacto 2009, que nos foi trazido de lá e gentilmente ofertado pelo Confrade Sommelier Joaquim Diniz.


Munda Touriga Nacional 2007, 14 % Vol., de Quinta do Mondego, Portugal, Dão.

De muito boa cor vermelhorrubi escuro, escorregadio, com reflexos violáceos. Vinho franco, amplo, predominantemente fragrante, mas já com alguns aromas etéreos. Aromas de baunilha, violeta, frutas vermelhas, caramelo, ameixa em calda e especiarias, como cravo, pimenta, alcaçuz e canela. Algo mentolado... Chocolate e fumo de rolo; goiabada e coco queimado. Ganhou a Nota 93,6, como Md. do Grupo. As uvas foram colhidas de um vinhedo que fica às margens do Rio Mondego, que os romanos chamavam de Munda (rio de águas claras, límpidas e transparentes. Antônimo: Imunda ou suja por demais.


Blaufränkisch Terroir 2006, 14 % Vol., de Leo Hijjinger, Áustria, Burgenland

Vinho de muito boa cor vermelhorrubi escuro, escorregadio, com reflexos alaranjados ; transparência de regular para leve opacidade e brilhante. Aromas de baunilha, violeta, rosa seca e especiarias, como cravo, pimenta e nozmoscada; tabaco, caramelo, tinta nanquim, pastrami... Obteve a Nota 89,5, como Média do Grupo. Foi o Vinho Extra, ofertado por Márcio Monteiro e trazido diretamente da origem pelo mesmo, em viagem recente que fez àquelas distantes plagas, que já pertenceram à Hungria.


Ex Ex 7 Experiências Excepcionales 2005, 14,5 % Vol., DO Emporda, de Castillo Perelada, Espanha, Catalunya, Girona.

Vinho de muito boa cor vermelhorrubi escuro, escorregadio, com reflexos granada, de leve opacidade e brilhante. Franco, amplo, mas já com boa caminhada para o etéreo. Aromas de baunilha, violeta, geléia de cassis, caramelo, ameixa em calda, goiabada, uvapassa, funcho e especiarias (nozmoscada, canela)... Ganhou a Nota 92,1, como Md. do Grupo. Este foi o vinho mais evoluído da noite. Trata-se de um vinho diferente, 100 % Monastrel. Estagia por 13 me. em barrica de carvalho Allier.


Champagne Michel Loriot Brut Rosé N/V., de Michel Loriot, França, Champagne.

Um champagne de bela cor rosassalmão, bom para um aperitivo, porém não me chamou a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.