terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Des Amis du Mouton Degustam Dois Ribolla Gialla e Outros Excelentes Vinhos.

Mestre Roberto Rodrigues, com entusiamo, ao lado de Márcia Parente.

Na memorável quarta-feira de 07/11, que as vivências dos Confrades haverá de guardar para sempre, degustamos excelentes vinhos do Velho e do Novo Mundo. A surpresa maior ficou por conta de dois


Márcio Monteiro (camisa azul) e Godofredo Duarte, deveras focados.

exemplares da Casta Ribolla Gialla, que já havia aparecido em outra matéria publicada pelo Mesa de Baco, em julho de 2010, quando  nos foi apresentada na ABS-Rio (Flamengo) por Ada Regina Freire, brasileira que vive no Friuli, terra de brancos e de tintos surpreendentes.


"Seu Bira Sant'anna",  enebriado com as bolinhas.

Até hoje, agradeço a essa Confreira Amiga e a Roberto Rodrigues pela inefável experiência de haver tido a oportunidade de degustar aqueles vinhos diferentes, fruto de muito esforço dos produtores e da nossa Visitante em os trazer na  bagagem, em sua  tão esperada visita anual.


Rebula Opoka 2007, 13,5 % Vol., de Marjan SIMČIČ   Eslovênia, Goriska Brda.

Um excelente vinho da Eslovênia, da Região de Goriska Brda, que faz parte do bem conhecido Collio Coriziano. Vinho de bela cor amarelo-âmbar claro, escorregadio, muito transparente e brilhante. No Nariz, é franco, amplo, fragrante, mas com um bom caminho para o etéreio. Aromas de flores brancas (jasmim), frutas maduras, como damasco, pêssego, casca de tangerina cristalizada, figo seco, capim seco, baunilha e amanteigado; mel, pimenta branca e uma discreta amêndoa... Ganhou a Nota 89, cono Média do Grupo; Nota MB = 92, com louvor.

Aqui, Roberto esclarece que existem uvas brancas que têm tanino nas cascas, dentre as quais, a Alvarinho, a Gewürztraminer, a Viura e a Ribolla Gialla. Nesse caso, os taminos provêm das cascas da uva e não da madeira. Este vinho é um Ribolla Gialla que passou em madeira.


Anfora Ribolla IGT 2005, 13 % Vol., de Gravner, Itália, Friuli.


Vinho de bela cor amarelo-âmbrar médio, escorrgadio, muito transparente e brilhante. Agradáveis aromas de flores brancas e de frutas secas, mel, figo da Pérsia, fumo Caporal;  mineral, avelã, cogumelos ... Na boca é seco, de fresco para vivo, equilibrado no álcool, macio, de médio corpo para encorpado e se revelando pouco tânico. O Vitivinicultor Josko Gravner, da Vila de Oslavia, em Collio, tem grande reputação pelos seus vinhos e por empregar métodos de vinificação alternativos. No afã de elaborar vinhos mais naturais, recorre a práticas de cerca de cinco mil anos atrás, com recipientes redondos de cerâmica de mais ou menos 2 m de altura, chamados Kvevri. As uvas são prensadas e colocadas, com pele e tudo, nessas ânforas e as enterra por vários meses, para a fermentação. Depois, o vinho é levado para descansar em grandes barris de carvalho. Já havia tido a oportunidade de o degustar, quando da visita de Ada Regina Freire à ABS-Rio, em 12/07/10. Este foi trazido por Roberto Rodrigues, da origem, em recente visita feita ao Produtor. Surpreendeu a todos, obtendo a Nota 90,7, na Média do Grupo. Dei-lhe 91,5, com louvor.


A bela cor do vinho do Gravner.


Artemis Cabernet-Sauvignon 2007, 14,5 % Vol., de Stag's Leap Wine Cellars, 
EUA., Califórnia, Napa Valley.

Vinhaço de bela cor vermelhorrubi escuro, escorregadio, opaco e brilhante. No Nariz, franco, amplo, fragrante, mas com um bom caminho para o etéreo. Aromas de baunilha, violeta`, cassis, ameixqa em calda, caramelo, um frescor de hortelã, cravo, pimenta, louro, alcaçuz, café, coco queimado... Muito apreciado, obteve a Nota 90,10, como Md. do Grupo. MB = 91. Com ou sem "Desafio de Paris" o Grupo está conseguindo degustar os vinhos de uma das vinícolas vencedoras. Estamos con sorte em poder matar a curiosidade...


Shiraz Vineyard Select Mc Laren Vale 2008, 14,5 % Vol., 
de Angove, Austrália, Mc Laren Vale.

Vinho franco, amplo, já com alguns aromas etéreos. Aromas de Baunilha, violeta, frutas vermelhas, como cassis, amora, groselha; um afradável frescor, caramelo, café, louro, coco queimado e especiarias, como cravo, canela, pimenta, alcaçuz... Um grande vinho, que obteve a Nota 89,30, como Md. do Grupo. MB = 92. Gostei muito deste vinho.


Harry & Edward's Garden Langhorne Creek  Shiraz 2005, 15,2 % Vol., de 
Two Hands Wines PPY, Austrália,  Langhorne Creek, South Australia.

De cor vermelho-rubi muito escura, profunda. Um vinhaço, franco, amplo, fragrante, já com um bom percurso para o etéreo. Ricos aromas de violeta, coco queimado, café, chocolate, ameixa em calda, um certo frescor de menta; aromas adocicados, como baunilha, caramelo, uva-passa, pelica, tabaco, , especiarias (cravo, canela, pimenta e alcaçuz)... Obteve a Nota 92,2, como Md. do Grupo. Nota MB = 93.



Cava Elisabet Raventös 2006, de Josep Maria  Raventós i Blanc, Espanha, D. O. Penedès.

Espumante de qualidade, com finas e numerosas bolinhas e persistente perlage; abre-se em agradáveis aromas de frutos maduros, de amêndoas, de evolução e de fermentos. A Vinícola é de 1986, porém as uvas são de vinhas velhas, de 90 anos de idade, tratadas com técnicas atuais.


Márcia Parente fez um farnel de Pães e Fiambres de alta qualidade.


Lombinho tipo canadense, Márcia também nos regalou com o Vinho Extra.


Queijo (branco) provolone fresco e provolone curado temperado.


O Delicioso Queijo Maasdam, com os seus sabores de nozes.


Presunto do tipo Parma (Supermercados Zona Sul).


Salaminho tipo hamburguês, discretamente apimentado.


Peito de Peru Sadia, com sabor levemente defumado.


Queijo Brie, que combina bem com um branco tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.