segunda-feira, 25 de março de 2013

Esquadrao dos Cinco Esquenta a Chapa na Petisqueira Martinho, Numa Tarde de Quinta.

José Flávio Gioia e o "Restauranteur" Márcio Martinho, iniciando o almoço.

Quando o Confrade Gioia sugeriu o Encontro na Petisqueira Martinho, na Ilha do Governador, pensei: "Não seria melhor irmos a um Restaurante mais próximo? Uma Ilha em que nem o Governador vai mais?! Mas sabia que o Gioia não faz aventuras! ...


O onipresente Sommelier Daniel apresenta o Vinho Branco da Sicilia aos Convivas.

Felizmente, o Confrade Kawasaki nos franqueou uma providencial carona e partimos para a Ilha do Governador, exatamente às 13 horas, rumo à  Ribeira. Passamos por locais um tanto bucólicos, que lembram Portugal Pequeno, na Ponta D'Areia, do outro lado da baía.


Edgar Kawasaki e J.F. Gioia (que descobriu a Casa), ainda de prato vazio.

Pensei que iria encontrar um botecão, um "pé-sujo" qualquer, tão comuns nos subúrbios cariocas, ao lado de uma Peixaria, com aromas de maresia, cheirando a robalos e sardinhas.. Mas qual não foi a minha surpresa, ao encontrar um ambiente todo arrumado, limpíssimo, cheiroso e decorado, para o acolhimento dos esfaimados. Ainda bem, que era


Os amáveis proprietários da Casa, Márcio Martinho e a esposa Úrsula.

uma quinta-feira, pois Gioia nos disse que, nos finais de semana, as filas são parecidas com as do Museu D'Orsay, no Quai de La Seine, em Paris. Uma loucura, com famílias e jovens procurando os fresquíssimos Frutos do Mar, que parecem sair da água, diretamente para a mesa do freguês. E, como vocês sabem, os Frutos do Mar não são os pratos de minha preferência. Prefiro uma boa paleta de Cordeiro assada no forno, harmonizada com quibebe e vinho tinto. Pode ser também uma costeleta de Cordeiro, com aipim cozido ou frito.


Outra tomada da Mesa, com Kawasaki e Gioia, no aguardo do "repas".



As Entradas se iniciaram com Ostras Frescar "Au Citron Vert" e Ostras Gratinadas, que não houve tempo hábil para fotografar. Especiais para o Espumante Espanhol ou Cava.



Depois, tivemos uma porção de Camaróes Fritos, estilo Camarã à Paulista, que se evaporou logo do prato, não sobrando sequer as barbas do bichinho. Esse também não fotografei.


Deliciosos Camarões com rodelas de limão. Harmonizou bem com o Espumante.

Pedimos so Martinho que nos fizesse uma espécie de "Menu Dégustation", com vários pratos em pequenas porções, de modo a que cada um dos confrades pudessem saborear cada um dos pratos, conhecendo todos eles.


Sardinhas Portuguesas ("vindas de lá") com cebola, brócolis e batatas coradas.

Apesar do desfalque no Grupo, nesse Encontro, em que dois Confrades não puderam comparecer, o Grupo se divertiu e aprendeu bastante, com os vinhos e as delícias do Martinho e Úrsulo, que não se cansam de acolher os fregueses.


 Saboroso Polvo marinado: Pede um azeite Extra-Virgem e pão crocante.


Um "Feijão Amigo" bem acompanhado por anéis de lulas à dorê: Deu uma força!


Bacalhau Grelhado, com cebolas refogadas, brócolis, ovo cozido e azeitonas.


Verdadeira "pièce de résistance", um Bacalhau Gratinado, com Brócolis. 


Cava Juvé Y Camps Brut Nature Gran Reserva (Reserva de La Familia) 
2008, Espanha, Catalúnia.

Das Castas Macabeo, Xerel-lo e Parellada. Excelente Cava, com borbulhas abundantes e pequeninas, que sobem rapidamente à superfície do líquido, num desfile sem par;  aromas de frutas maduras, como pêssego, com notas cítricas, de damasco e de pão tostado. Frescor e  acidez bem presentes, o que o torna vinho perfeito para acompanhar os frutos do mar... 


Esse Cava não tem gaiola, mas uma peça de metal resistente, que se encaixa em um sulco profundo, na extremidade superior da rolha. É bem difícil de abrir, mas o Sommelier deu Daniel, embora tendo que improvisar a técnica, abriu a garrafa perfeitamente, sem estrondo.


Tarucco Colonna 2010, 13,5 % Vol., Chardonnay e Grillo, de Azienda 
                                                               Agricola Geraci, Itália, IGP Sicilia.

Um feliz corte, que casa a estrutura da Casta Chardonnay, com os profusos Aromas da Grillo. Neste vinho, encontramos aromas frutados e florais, como lírio; frutos maduros tropicais, como intenso maracujá, que já se faz presente logo no ataque, abacaxi, amêndoas tostadas, amanteigado e algo mineral. Realmente, um vinho que faz jus à premiação recebida. Aqui, esse vinho se harmizou muito bem com as Entradas de Frutos do Mar, como também com os Pratos de Bacalhau. A maioria dos Confrades sustentam que bacalhau pede vinho tinto, mas defendo a opinião de que, com vinhos robustos como este, fica muito bom.



Pouilly-Fumé Péchignolles 2009, 13 % Vol., de Gitton Père & Fils, França, 
Vale do Loire, Loire Superior, Pouilly-Fumé.

Muito bom esse Sauvignon Blanc do Loire, com os seus característicos aromas defumados e minerais e grande frescor, graças à sua viva acidez, apesar de haver passado por barrica. Harmonizou perfeitamente com a maioria das Entradinhas de Frutos do Mar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.