terça-feira, 19 de março de 2013

XLII Encontro da Confraria do Camarão Magro: Uma Tarde Num Bar de Vinhos do Centro...

Uma visão interna da Enoteca Doc, com as prateleira repletas de ótimos vinhos, de vários países.

Quando recebi a mensagem, convocando a todos para mais um Encontro da Confraria, fiquei surpreso com o local pouco conhecido. A convocação falava em uma chapelaria, anexa à Enoteca Doc, a Chapelaria A Esmeralda, uma das mais antigas do Centro da cidade, onde os artistas procuram modelos antigos e novos,  para compor o seu figurino... O Evento seria numa chapelaria ou num restaurante, como supõe a nobre imaginação, pela experiência vital?


Da. Mercedes e José Paulo de Aguiar Gils (Presidente da Confraria) recebem os Convivas.

Cogitei comigo mesmo: O que será que o "Papa", alcunha carinhosa que o Grupo atribuiu ao Presidente, está inventando para nós?! Qual não foi a minha surpresa! Trata-se de um misto de "wine bar"(bar de vinhos) e bistrô instalado num charmoso sobrado centenário, tombado pelo patrimônio histórico e construído com paredes de pedra e óleo de baleia. Ótima proposta.


José Paulo Gils e Antônio Carlos Simioni, apoiando o Acolhimento dos Confrades.

Na decoração, foram usados materiais de demolição, reaproveitados das obras de reforma do sobrado, onde se destacam a adega montada com vergalhões, portas 
transformadas em painéis decorativos e móveis de demolição, além da fachada e da 
vitrine, toda confeccionada em pinho de riga. 
Nas prateleiras da casa são oferecidos cerca de 500 rótulos de vinho e 120 de cervejas especiais, dos mais diversos tipos e países mundo a fora. Mas isso é para quem gosta...



Aqui já está montada a Arca para o Serviço dos Vinhos Escolhidos para o "Repas".

Imaginem as sensações de se chegar a um bistrô com esse clima e subir a escada para o andar surperior, onde tudo aconteceria, naquela tarde amena de sábado de tempo meio encoberto... As surpresas não pararam por aí: O Encontro não era regado apenas com vinhos, mas com uma instrutiva palestra, ministrada pelo experiente Enólogo italiano Giuseppe Russo.


Fábio (Sócio da Enoteca Doc), Giuseppe Russo (italiano, da importadora Sicilianess ) e  Gils.

Giuseppe, então, apresentou os vinhos da Harmonização do almoço, discorrendo sobre cada um deles, expressando muito conhecimento do assunto e com entusiasmo contagiante. Reteve a máxima atenção dos presentes.


O simpático e diligente Fábio com José Flávio Gioia: Muita alegria e espontaneidade..

Por uma proposta e negociação do Confrade José Flávio Gioia, os vinhos foram colocados à disposição daqueles que os desejassem adquirir para levar consigo, com desconto especial. Assim, os pedidos se sucederam, podendo a encomenda ser entregue em domicílio. Muitos adquiriram várias garrafas dos vinhos mais apreciados por cada um.


Marcos Coelho (com o seu indefectível chapéu), Daniel Acylino e Marcos Arouche.


Aguinaldo Aldighieri, Bené, Acylino e Marcos Coelho: "Vestiu uma camisa listrada"...


Anna Norberta, Mercedes, Denise Linhares e Jacyra Gioia: Grande entusiasmo.


Marilene Raposo e Miriam Astuto, uma das "Fotógrafas Oficiais" do Grupo.


As irmãs inseparáveis Débora Linhares e Denise Linhares (vinda de Cabo Frio)..


A Chef Denise (da Pousada Cave do Sol e do Restaurante Picolino de Cabo Frio) com Bené.


Débora Linhares, Benedito Mendonça (Bené, para os amigos) e Denise Linhares


A seguir, algumas tomadas panorâmicas do amplo Salão Superior da Enoteca Doc.








Miriam Astuto, no esforço concentrado de registram os rótulos dos vinhos degustados.


Entrada - Pães Especiais e Acepipes: Pastinhas, Manteiga, azeite extravirgem.


Primeiro Prato - Linguado com Ervas e Risoto de Limão Siciliano.


Seg. Prato - Escalope de Filé com Presunto Cru e Sálvia e piccolini ao molho de queijos.


Sobremesa - Tiramissu ou Delírio mineiro (sorvete de queijo com calda de goiaba).


Panna Cota: Deliciosa sobremesa, típica do Piemonte (elaborada com nata cozida).


Franciacorta Le Marchesine Brut, de Azienda Le Marchesine, Itália, DOCG Franciacorta.

Este vinho arrebatou o Prêmio de "Melhor Espumante da Itália de 2011" pelo Gambero Rosso. Corte de Chardonnay, Pinot Nero e Pinot Bianco (24 meses em garrafa antes de ganhar as ruas). "É um vinho fresco, que nos deixa alegres, felizes, com vontade de beber mais", segundo declinou Giuseppe, em palestra que deu, antes dos pratos chegarem à mesa.


 Tarucco Colonna 2010, 13,5 % Vol., Chardonnay e Grillo, de Azienda 
Agricola Geraci, Itália, IGP Sicilia.


Um feliz corte, que casa a estrutura da Casta Chardonnay, com os profusos Aromas da Grillo. Neste vinho, encontramos aromas frutados e florais, como lírio; frutos maduros tropicais, como intenso maracujá, que já se faz presente logo no ataque, abacaxi, amêndoas tostadas, amanteigado e algo mineral. Realmente, um vinho que faz jus à premiação recebida. A minha impressão foi a de que esse vinho, dada a sua estrutura (robusta), sobressaiu à delicadeza do peixe. Entretando, quando o mesmo se fazia acompanhar do risote, compondo a garfada, com sua untuosidade envelvente e sensual, a situação mudava para melhor, salvando o casamento.


Brunello Di Montalcino Belpoggio 2007, 14 % Vol., de Fazenda Agrícola Belpoggio, Itália, 
Toscana, Brunello Di Montalcino DOCG. 100 % Sangiovese Grosso.

Vinho de bela cor vermelhorrubi profundo, com reflexos granada.Aromas de frutas negras maduras, como cassis e amoras. Baunilha, tabaco, defumado e algo mineral; um frescor balsâmico.Vinho de grande estrutura e acidez bem presente, com taninos firmes. Mantém intensidade e persistência. Evoluiu muito bem na taça, para quem conseguiu esperar, liberando os seus encantos. Melhorará bastante com a guarda por muitos anos ainda. Aqui, da mesma forma que o branco, esse vinhaço sobrou garbosamente sobre o prato.


"Liatico" Aleatico (Passito  500ml) 2010, de Feudi Di San Marzano  Itália, DOC Puglia .

Ótimo vinho de sobremesa, com aromas que lembram o melado de cana (alcaçuz), frutas secas, uva-passa e sementes, como nozes, amêndoas... No Retrogosto, predomina uma especiaria: Cravo, conforme me soprou Débora Linhares, sentada à minha frente. Segundo o apurado paladar do Chef Bené, "esse vinho, com a Sobremesa Panna Cota, constituiu-se na Desarmonização do almoço. Se tivéssemos um vinho mais acídulo, teria funcionado melhor". 


Uma das Prateleiras de Cervejas de diversos países, no Andar da Loja.

Alguns Confrades se recusavam a deixar a Enoteca e resolveram dar uma hidratada no organismo, agora com cervejas muito especiais, daquelas que nem sempre se encontram. Verificando na prateleira, procurei pela Cerveja Deus, a qual já tinha degustado, com a Confraria Des Amis du Mouton, depois de uma degustação de vinhos na ABS do Flamengo. 


A Fabulosa Cerveja Deus Cuvée Prestige 2011, 11,5 % Vol., 750 ml,  elaborada pelo 
Método Champenoise, produzida na Bélgica e maturada na França.


No Visual, Bela cor dourada (clara) e brilhante. Efervescente, com bolhas muito pequenas, que sobem para a superfície do líquido, formando um colarinho branco, que persiste até o último gole. No Nariz, revela um conjunto aromático de grande complexidade, com frangrâncias de alecrim, hortelã, gengibre, maçãs frescas... Especiarias (pimenta, cravo-da-Índia), malte, pera, lúpulo... Na Boca, é de sabor complexo, delicado e refrescante. Não nos deixa perceber o seu elevado grau de alcoolicidade. No ataque, nota-se um suave perpassar pelo pálato e, depois, aparecem as suas características de espumante. Final deliciosamente seco, com propriedades adstringentes. Realmente, é uma cerveja inesquecível, mesmo para quem não é aficionado à bebida. Essa sim, "te pega pelo colarinho e te derreia na primeira vez e você se apaixona loucamente!"... Confesso que uma só Deus não foi suficiente.


A Confreira Ligia Peçanha mostra as suas habilidades no Serviço da Deus...


deus1.jpg
A Cerveja Deus, em sua garrafa de Champagne, de contornos harmônicos.


O copo especial da Cerveja Deus, de belo design, que valoriza a Deus.Se preferir...


Cervejas Especiais e suas apropriadas e belas taças personalizadas.




Foto propositadamente tirada fora de foco, para manter a privacidade dos Hidratandos.


Cerveja Inglesa Newcastle Brown Ale: Outro Grande Exemplar de Cerveja.


Cerveja Tcheca  Czechvar (da Americana Budweiser).

Nossos efusivos agradecimentos aos Organizadores e Colaboradores do Evento, em especial ao Presidente da Confraria, José Paulo de Aguiar Gils, "O Papa", bem como à Equipe da Enoteca Doc, nas figuras de Fábio Soares e do Maître Almeida, cujo acolhimento e Serviço se revelaram Impecáveis, do início ao fim do Encontro, deixando todos muito à vontade. Agradecimentos a Giuseppe Russo, pela Palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.