sábado, 25 de maio de 2013

Des Amis du Mouton Degustam Ótimos Vinhos do Rhône, Um Turco e um Champagne...

Márcia Parente, esponsorada por Leonardo Carvalho, propõe o brinde de Abertura.

Pois, confrade amigo, depois da degustação dos Portentosos Brancos da Borgonha, na vez passada, eis que o Mestre Roberto Rodrigues surpreende, novamente, a Confraria "Des Amis du Mouton", agora com ótimos vinhos do Rhône. O primeiro vinho a ser apreciado


Roberto Rodrigues dá continuidade aos Trabalhos da Noite, agora com um tinto.

foi um branco, muito seco, sem nenhum açúcar residual, que enganou a todos quanto à alcoolicidade: Tinha 14,5 % Vol. e não parecia que tivesse. Encarregado que fui de prover o Farnel, para o final da Degustação, levei também dois Vinhos Extras, um dos quais, turco,


No final, para coroar a degustação, Roberto Rodrigues serve um Champagne.

elaborado com Castas Autóctones Tintas. Na ocasião, tivemos também a satisfação e a  grata surpresa de uma Convidada, aguardada de longa data pelo Grupo, Mariana Corrêa, que ficou bastante motivada em enveredar pelas sendas e meandros do Mundo do Vinho.


Ubiraci Sant'anna (quietíssimo!), Godofredo Duarte e nossa convidada Mariana Corrêa.

A noite transcorria cálida e serena, com os aromas vínicos percorrendo a sala, para o deleite das Confreiras e dos Confrades, incansáveis peregrinos dos terpenos, taninos e antocianos.


De repente, um be-líssimo escarpin apareceu no cenário! Adivinhem quem é a dona... 
Foto sorrateira, furtada por Roberto Rodrigues.


O percurso do Rhône, desde Genebra até o Mediterrâneo (Foto Wikipedia). Trata-se de um 
longo Rio, de mais de 800 Km de extensão, sendo 312 em território da  França.


Papes, Palais des
A Ponte de Avignon, com o Palácio dos Papas ao fundo (Foto da Enciclopédia Britânica).


Chevalier de Sterimberg 2005 AOC Hermitage, de Paul Jaboulet Aîné, França, Rhône. 

RR = 93,0 e média = 91,6, com WS=92. "Produtor de enorme prestígio e reputação, elabora vinhos tintos e brancos de elevada qualidade. Confirmado o corte de 65% Marsanne com 35% Roussanne. Grande vinho". Pontentíssimo, com 14,5 % Vol., sem nos revelar...


Cornas 2006 AOC, de Domaine Clape, França, Rhône.

Notas: RR = 89,0 e média = 90,1 com RP=93 e WS=94. "Clape é o grande ícone da escola tradicional de Cornas, com tintos encorpados e carnudos, mas com classe e personalidade. Produzido a partir de vinhas velhas de Syrah (logicamente com Viognier e outras castas juntas)".

Croix de Bois 2009 AOC Châteauneuf-du-Pape, de M. Chapoutier, França.

RR = 94,0 e média = 92,7, com RP=95. "Chapoutier é o maior nome do Rhône, seu enólogo Michel Chapoutier é adepto da agricultura orgânica e da viticultura biodinâmica (o que talvez explique a rápida evolução do vinho degustado)". Vinho franco, amplo, porém já coma algum caminho para o etéreo. Uma profusão de aromas de baunilha, violeta, frutas vermelhas, como morango... geléia de ameixa, especiarias como cravo, canela e alcaçuz; louro... Amêndoa torrada, tabaco, cinza, caça. Foi o vinho mais pontuado da noite!


Öküzgözü Bogazkere 2008, de Corvus Vineyards, Turquia, Bozcaada (Mar Egeu),

 (Vinho extra, comprado "in loco" por Neri). RR = 86,0 e média = 88,4. "Corte das castas Boğazkere e Öküzgözü com um toque de Syrah". O Produtor é um exitoso arquiteto de Istambul, Resit Soley.  que comprou um vinhedo antigo, na Ilha de Bozcaada, no Mar Egeu, próxima à desembocadura do Estreito de Dardanelos, que liga o Mar de Mármara a esse último mar (em 2002, fundando uma das vinícolas de maior prestígio no País) e  onde um vento poderoso, mais intenso no inverno, que, por vezes, dificulta o andar na via pública e onde os barcos não podem chegar ou sair. É o vento encanado do Dardanelos, que dá, dizem os habitantes, Personalidade ao lugar e o torna único para a produção de vinhos.


No Confrarrótulo, mais alguns detalhes sobre o vinho.
Vinho, em Turco é "Sarap", com cedilha no S.


Champagne Brut Reserve Grand Cru nv, de Paul Bara, França, Champagne.

Notas: RR = 92,0 e média = 91,7. "Bom encerramento". Os créditos pelos comentários a respeito de cada vinho, sinalizados por aspas, pertencem ao Professor Roberto Rodrigues, a quem o Mesa de Baco agradece. Agradecemos a simpática visita da Mariana Corrêa, jovem que já foi coaptado por Baco, Dionísio e Ceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.