quinta-feira, 17 de junho de 2010

Des Amis du Mouton Em Reunião na ABS-Rio - na Última Quarta-Feira..


O Professor Roberto Rodrigues, tendo ao lado a Confreira Márcia Parente.

Nesta Reunão a Confraria Des Amis du Mouton rendeu uma verdadeira Ode a Baco e a Epicuro. Foram degustados excelente vinhos, todos com notas bem elevadas.


Roberto Rodrigues faz o Serviço de um dos vinhos. Todos, com exceção do Porto, serão degustados às cegas.


O Branco Monopole (Fermentado em Barrica) 2004, 13,5 % Vol., D.O.C. Rioja, Espanha, do Produtor C.V.N.E., elaborado com as Castas Viura ou Macabeo (Espanha; Macabeu, na Catalúnia e na França) e uma pequena porcentagem de Chardonnay. Aromas de jasmin, margarida, maracujá, damasco, laranja em calda, açafrão, musgo, caramelo, manteiga... Guardado por alguns anos antes de ser degustado, o vinho se revelou maduro e de grande complexidade aromática, que nos agradou muito e obteve 92,30 Pontos com Nota Média do Grupo.


Vinho Syrah 2005, 14 % Vol., da Casa Ermelinda Freitas, Vinho Regional Terras do Sado (Setúbal, Portugal). Obteve 90,70 Pontos como Nota Média do Grupo. Também com uma grande profusão de aromas. Lembra um pouco o Incógnito, mas é bem melhor do que ele.


O Double T 2002, 13,5 % Vol., do Produtor Trefthen, Napa Valley, Califórnia, EE. UU. É um corte bordalês (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Merlot e Malbec). Vinho muito rico e encorpado, obtendo 92,70 Pontos na Nota Média do Grupo.


Vintage Port Quinta do Cachão (Vinho do Porto Messias), 1984, 20 % Vol., Vila Nova de Gaia, Portugal. Vinho de bela cor vermelho-alaranjado escuro, denso, com reflexos âmbar. Revelou-se em Aromas Etéreos, como os de rosas secas, nozes, amêndoas, avelãs, figo e damasco secos, caramelo, mel, melado de cana, especiarias (cravo), marmelada, tâmaras... Já estava maduro e levou 93, 50, como Nota Média do Grupo.


Mestre Roberto, no processo de decantação do Porto, com a técnica da vela. A vetusta garrafa, realmente, continha muitos depósitos.

Monte dos Cabaços Vinho Regional Alentejano 2004, 14,5 % Vol., Produzido por Margarida Cabaço. Vinho extra da noite, ofertado por Godofredo Duarte.


O "time" das Cinco Garrafas dos vinhos degustados nessa generosa noite.


Deliciosas Trouxinhas de Mortadela levemente defumada, com queijo pecorino, nozes e passas, trazidas por Godofredo Duarte para acalmar os instintos do esfaimado Grupo.


Nozes torradas com Páprica Picante, que não fizeram uma boa combinação com o Porto.


Aqui o Arquiteto Godofredo Duarte demonstrou a sua criatividade, fazendo jus à alcunha de "Philippe Starck da gastronomia". Queijo Philadelphia com cobertura de pimentões verde-amarelos, finalizado com uma calda de vinagre e açúcar bem balanceada. Eis aqui um oportuna homenagem à Seleção Brasileira (verde-amarela), que se esforça pelo hexacampeonato, nesta Copa do Mundo da África do Sul. Fez um bom casamento com o Porto Vintage.


Uma diferente e gostosa Mousse de quatro tipos de cogumelos, que valorizou os pães.


Pães do tipo australiano, que se mostraram um bom par para as pastas.


A Confreira Vera Araújo, que já pertenceu ao nosso Grupo e que nos veio visitar.


Márcio Monteiro e Cláudia Dacorso, fazendo parceria para desvendar os aromas do vinho.


Partindo-se da Esquerda, os Confrades João Luiz Caputo, Godofredo Duarte e José Joaquim, que se constituem num trio imbatível.

Registro, também, a presença dos Confrades
Álvaro Loureiro e Pedro Figueiredo, que participaram como convidados do Grupo.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.