sábado, 5 de março de 2011

Provando os Escargots do Alamemeda


Edgar Kawasaki (de terno), José Flávio Gioia, o Chef Otton Junqueira e Luiz Mattos.
Recorrendo ao sábio Arquimedes ("Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."') e ainda submetido ao empuxo do recente Encontro da Confraria do Camarão Magro, com as papilas aguçadas pelo tempero picante do Muu Grop do Sawasdee Bistrô, cinco dias depois, um pequeno Grupo de Confrades se reuniu no renomado Restaurante Alameda, para, sob o aguçado olfato do Mago Kawasaki, tentar uma harmonização do vinho levado por cada um, com a comida escolhida, dentre eles pratos com Escargots, molhos, manteiga...
Courvert: Cesta de pães da casa com manteiga trufada Breads made by the chef with truffled butter. O pão é fundamental para o a manteiga do Prato a seguir.

Cogumelos com escargots ao pernod - Mushrooms with escargots au Pernod - Cogumelos de Paris com escargots na manteiga de Pernod -Paris mushrooms with escargots in Pernod butter.

Brandade de bacalhau com tapenade de azeitonas.

Champagne Jacquart Brut Mosaique - Ofertada por Kawasaki, que acompanhou a Abertura dos Trabalhos.
"Um ótimo Champagne! Aromas de Chardonnay e de Pinot Noir, todo espumante elaborado com essas castas vai revelar. O que faz a diferença é o terroir da Região de Champagne... Aí, sim, aparecem os aromas calcários, que distinguem essa nobre bebida", observa Kawasaki, citando o Mestre dos Mestre, Dânio Braga.

Camarões grelhados com risoto de limão siciliano e mascarpone - Grilled shrimps with lemon risotto and mascarpone - Como Primeiro Prato.

Polentinhas com escargots flambados no cognac - Polenta with cognac flambé escargots - Mini polentas recheadas com escargots - Como Segundo Prato.

Chablis Grand Cru Les Blanchots 2004, Domaine Laroche, ofertado por Gioia.
Revela grande complexidade aromática, com frutas cítricas, frutas maduras, pedra molhada de rio e tostados. Discreto amanteigado e fina doçura no final.

Ossobuco com Talharim e Escargot - Como Terceiro Prato.

Château De La Gardine Châteauneuf-du-Pape.
Vermelhorrubi profundo, aromas de baunilha, violeta, cereja, frutas negras do bosque, como amoras bem maduras, notas de alcaçuz, chocolate branco, nozes tostadas e especiarias (pimenta). Um grande vinho, que surpreendeu a todos e nos deixou radiantes. Fez bom par com o prato escolhido, segurando bem o Ossobuco. Vinho ofertado por Luiz Mattos.

Cordeiro com Purê de Batata - Como Quarto Prato.

A Bela Cor do Pinot Noir, Brilhando na Taça.

Pinot Noir Parker Station 2006 Califórnia.

Aromas frutados de cereja, suco de morando, com notas de especiaria (cravo) e sálvia. Vinho de bom corpo e estrutura para um Pinot Noir. Fez bom casamento com o Cordeiro. Agradeço ao Amigo William, um texano residente em Haia, que aportou no Rio com essa preciosidade na bagagem.


O Sommelier Élvis Baltar apresenta o Vinho para a Sobremesa, da Carta da Casa - Serviço esmerado e competente.

Pastéis de goiabada com sorvete de queijo.

Trufas de chocolate - Chocolate truffles.

Tartellete de chocolate com cupuaçu .


Porto Fonseca Ruby - Acompanhou muito bem a farta Sobremesa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.