domingo, 10 de abril de 2011

Des Amis du Mouton Degustam um Branco da Capadócia, um Monte Azzurro Triplice Rosso , um Amarone TB e um Franciacorta.

A Confreira Cláudia Dacorso e o Prof. Roberto Rodrigues, já antevendo as Surpresas da Noite.

Em mais um Encontro da Confraria Des Amis du Mouton, no último dia seis de abril, novos caldos se mostraram assaz competentes, uma vez que as papilas olfativas e gustativas dos membros do Grupo já estão mais exigentes, dada a hectolitragem até agora percorrida.

Márcia Parente, Márcio Monteiro e Leonardo Carvalho - Três Narizes Privilegiados.
Na ABS-Rio é assim: Você vai degustando, degustando, até que chega o dia em que você está pensando vinho. É como o aprendizado de uma língua estrangeira. No início, a gente lê o vocábulo, traduz para a língua-mãe, para poder entender... E soletra, também, para tentar gravar a pronúncia.

Godofredo Duarte e o Sommelier Brasolusitano José Joaquim Diniz
Com a prática, as viagens, a insistência, o mergulho na conversação, o aprendiz passa tudo o que guardou no hemisfério direito, para o hemisfério esquerdo do cérebro e passa a pensar na nova língua.

Márcia Parente em um Brinde aos Bons Caldos deste Encontro.
Se quiser aprender mais uma língua, a segunda estrangeira, fica mais fácil ainda, principalmente se for da mesma raiz da primeira.

Seneler Narince Wine of Cappadocian 2008, 13 % Vol., Turasan, Turquia,
Capadócia Casta Narince (Anatólia Central).
Vinho de bela cor amarelo-palha clara, com reflexos dourados, muito transparente e brilhante. Revela aromas de flor branca doce (jasmim?), de frutas maduras, damasco, casca de tangerina, iogurte (malolática), caroço de amêndoa, mel... Na boca, é seco, fresco, equilibrado, macio, de bom corpo e ausente de taninos. Foi uma bela e grata surpresa ofertada por Cláudia Dacorso (que tenha sempre a proteção de Baco, que a inspira!) e obteve a nota 91. como Nota Média do Grupo. Dei-lhe 93!

Magari IGT Toscana 2007, CA'Marcanda, 14,5 % Vol., do Produtor GAJA( Angelo).
Muito boa cor Vermelho-granada, muito escuro, opaco e brilhante. Revelou-se franco, amplo, de fragrante caminhando a passos largos para etéreo e floral. Aromas de baunilha, violeta, frutas vermelhas maduras, ameixa em calda, figo seco, caramelo, couro, pelica, pele de salame, especiarias e café. O vinho termina bem, deixando a boca enxuta e está pronto, caminhando para o maduro. Obteve a Nota 92,5 como Nota Média do Grupo.

Monte Azzurro Tríplice Rosso 2005, 13,8 % Vol., da Vinícola Serafini (Ascoli, Dois Lajeados, Rio Grande do Sul, Brasil).
Elaborado com Cabernet-Sauvignon, Merlot e Carmenère. Vinho de Bela Cor vermelho-granada, escura, opaco e brilhante. Revela aromas complexos e agradáveis de baunilha, caramelo, frutas vermelhas em geléia, mirtilo, alcaçuz (melado de cana), noz-moscada, tabaco... Obteve a Nota 90,10, como Média do Grupo. Termina bem, deixando a boca enxuta e está pronto. Todos os membros do Grupo acharam que se tratava de um vinho do Velho Mundo! Foi mais uma expressão da generosidade da Confreira Cláudia Dacorso para com o Grupo.

Amarone TB DOC 2004, Tomaso Bussola, Itália, Veneto, 16,5 % Vol.
Vinho de Bela Cor vermelho-granada escura, opaco e brilhante. Uma explosão de aromas de violeta, amora, baunilha, amêndoas torradas, ameixa seca, especiarias (noz-moscada, cravo), caramelo (calda de pudim)... Dei-lhe a Nota 99! Para mim, foi o melhor desta noite encantada.

Cuvée Annamaria Clementi Franciacorta DOC, do Produtor CA'DEL BOSCO, 2001.
Não me encantou! Mas degustei com prazer, porque, sabe como é, vinho é vinho!

Damascos Turcos.

Saborosa Copa.
Lombo Tipo Canadense.

Queijos: o da direita é um Provolone Fresco.

Queijo do Tipo Gorgonzola.
Tivemos, também, Presunto do Tipo Serrano e uma Cesta de Delicosos Pães, ofertados por Cláudia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.