quinta-feira, 19 de maio de 2011

La Fiducia Recebe o Esquadrão dos Cinco.


O imponente e sofisticado Salão do Restaurante La Fiducia.
Desta vez, o Pequeno Grupo de Enófilos se reuniu num dos templos contemporâneos da gastronomia carioca, o Restaurante La Fiducia, para tentar harmonizar uns vinhos com os variados pratos da Casa, comandada pelo Maître e Sommelier Valmir Pereira, cuja competência e hectolitragem são invejáveis.

O Sommelier Valmir Pereira Recebe o Grupo: Na foto, Edgar Kawasaki (Esquerda) e Marcos Arouche.
O Mago Kawasaki confabulou com Valmir, para a escolha e a sequência dos Pratos que seriam harmonizados com os vinhos.

Maître Alderício, dá as Boas-Vindas ao Grupo.

José Flávio Gioia (de paletó) e Luiz Carlos de Mattos.

Valmir, no Serviço do Primeiro Tinto.

Champagne Piper-Heidsieck Brut, 12 % Vol., N/S. - da Adega do Kawasaki
Aromas: No ataque, vivacidade. Seguem-se aromas de flores brancas, frutas cítricas; maçã, pêra... Na Boca, viva acidez, frescor e notas cítricas. Elaborado com 55% da uva Pinot Noir, 25% de Pinot Meunier e 20% de Chardonnay.

Os deliciosos e variados pães da Casa para escoltar o Champagne.

As tradicionais Pastinhas.


Shitake, Calamari grigliati ("Shitake e lulas grelhados com azeite de trufas; Shitake mushrooms and squid grilled with truffled olive oil").

Pomino Bianco D.O.C. 2007, 12,5 % Vol. - Castello Di Pomino - Marchesi de Frescobaldi (Chardonnay e Pinot Bianco). De bela cor amarelo-ouro claro, límpida. Aromas de frutas tropicais, toques de baunilha e cítricos. Na boca, boa consistência, sápido e de viva acidez. Final persistente. harmonizou perfeitamente com o Prato de Entrada. Proveniente da Adega do Gioia.

Ravioli fresco di “Faraona” ("Raviole fresco de Galinha d’Angola; Chicken filled home made ravioli").

Elena Walch Lagrein Riserva Alto Adige Castel Ringberg 2004 - da Adega do Arouche.
De bela cor vermelho púrpura. Aromas de ameixa, violeta, alcaçuz, cravo e notas minerais. Vinho Potente, de grande estrutura, que envolve o pálato com uma profusão de taninos aveludados e boa acidez. Segundo Kawasaki, o vinho não somou com os aromas do Ravioli: "Foi aroma prá lá, aroma prá cá... No final, a boca ficou limpa e deu tudo certo!"

"Spalla d’Agnello" (Paleta de Cordeiro Assada no Forno, com Polenta Cremosa).


Croix de Beaucaillou 2005 - Jean-Eugène Borie - Saint-Julien. Da adega de Luiz Mattos.
É o segundo vinho do Château Ducru Beaucaillou, proveniente de uma das melhores safras dos últimos tempos dos seus vinhedos. Elaborado com 60 % de C.S. e 40 % de Merlot e com 60 % do vinho amadurecido em barril de carvalho novo. Aromas profusos de pequenos frutos vermelhos maduros, groselha, mirtillo, cassis, morangos bem maduros, baunilha... Um discreto e agradável defumado; tabaco (cinzeiro). Na boca, revela grande complexidade, bom corpo, com plenitude de frutas doces e taminos macios. Foi um casamento muito feliz com o Prato Principal. Segundo observou Kawasaki, "os aromas do vinho se somaram perfeitamente aos aromas do Prato. Cordeiro é com vinho de Bordeaux!"


Ingredientes tradicionais para confeccionar a Sobremesa: Com "Cognac" Rémy Martin e o Grand Marnier "liqueur".

Maître Valmir Pereira prepara a Crepe Suzette, observado por Gioia.

Ipsus Passito di Pantelleria 2006, 15 % Vol, (Moscato Bianco) - Adega do Mesa de Baco.
Bela cor âmbar, com aromas de damasco seco, casca de laranja, amêndoas e mel. Na boca, é doce e robusto, envolvendo bem as papilas. Segurou deveras a sobremesa ("Crepe da Dona Suzete"). No próximo Encontro, em julho, não degustaremos vinhos: Será em um restaurante japonês, que pede saquê.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.