quinta-feira, 5 de maio de 2011

Des Amis du Mouton Degustam Portentosos Vinhos de Quatro Países e Dois Continentes.


Partindo-se da Esquerda, Joaquim Diniz, Godofredo Duarte, Leonardo Carvalho, Márcio Monteiro, João Luiz Caputo e Regina: Esticam as taças, dando abertura aos trabalhos. Márcia ainda não havia chegado.
Era mais um Cordeiro Matusalém, tão prometido e adiado. O bichinho foi crescendo, crescendo, que se tornou um cordeiro de oito patas, que ficou "marinando" no congelador. Não querendo parodiar o Jornalista Marcelo Copello, desta vez, foi um Mar de Vinho.

Márcio Monteiro preparando os Camarões para a brasa.
Ninguém ficou com inveja do Mestre Roberto Rodrigues, que foi matar a sede no Velho Mundo e nos deixou órfãos, com olhos fundos e secos. O Confrade Godofredo Duarte e sua mulher Regina, carinhosamente, abriram as portas de sua casa para mais um Encontro da Confraria Des Amis du Mouton.

Nossa Anfitriã Regina
Cada um dos Membros do Grupo escolheu vinhos e Pratos para acompanhar o Cordeiro.
Nosso Anfitrião Godofredo Duarte, relaxando depois do "repas".

Márcia Parente

Os deliciosos fiambres da Márcia.

Burrata com tomate seco e rúcula, preparada pela Márcia.

Queijo Brie com geléia e amêndoas ("Bay" Márcia Parente).

Márcio Monteiro se esmerou no preparo dos camarões na Brasa.

Regina preparou a salada.

Batatas Inglesas Assadas, com alho e tomilho: Preparadas pelo Leonardo.

Leonardo também preparou uma farofa com cebolas.

Paletas de Cordeiro do Uruguay, na brasa: Da Reserva Especial do Mesa de Baco.

Para tirar a teima, Paleta de Cordeiro do Uruguay ao Forno (Receita de István Wessel) com batatas (Reserva Particular do Mesa de Baco) preparadas pelo Leonardo. Ganhou a preferência.

Leonardo preparou este Salmão com Endro, especialmente para o Caputo, que não come carne.

Os Amáveis Anfitriões nos prepararam peras ao vinho, servidas com sorvete de flocos de chocolate branco. Divina Sobremesa!

Os vinhos da Noite, em seu extremo abandono de garrafas vazias. Faltou a foto do último.

Espumante São Pedrinho Reserva Bruto, 12 % Vol., Método Clássico, Cavas de Valpaços, D.O.C. Trás-Os-Montes, Valpaços, Portugal. 100 % da Casta Códega de Larinho. Trazido diretamente de Lá, pelo Sommelier Joaquim Diniz. Revela-se frutado e floral, com aromas adocicados a fumo de cachimbo. Boa acidez. Vinho muito agradável e diferente.

Champagne Möet & Chamdon Bruto Impérial 12 % Vol. Da Adega Particular do Godofredo. Cor amarelopalha, com tons dourados. Bom perlage. Aromas de abacaxi, manga, ameixa amarela e damasco; notas de especiarias (canela) e baunilha; aromas de leveduras, minerais e de queijo fresco de massa dura ralado. Na boca, é um vinho elegante, cremoso e fresco. O final lembra toranjas bem maduras, o que confere ao vinho um estilo diferente.

Espumante Salton Evidence. Cor
amarelo palha, com reflexos dourados. Aromas de pão torrado, fragrâncias de fermentos, frutas cítricas,
maçãs, flores brancas, baunilha (passa 6 me. em barrica). Boca: Elegante, harmônico, cremoso, de bom
corpo, aveludado. com notas de mel e feno cortado.

Insolia Cusumano 2009, 12,5 % Vol., Sicilia (Indicazione Geografica Protetta) - Itália - Vinho ofertao pelo Caputo.
Amarelo palha brilhante. Aromas de frutas cítricas, como
limão, maçã e toques minerais. Na boca, revela boa estrutura, médio corpo,
fresco e com final mineral.

Xisto Roquette e Cazes 2004, 14 % Vol. (Quinta do Crasto), D.O.C. Douro, Portugal. Com 60 % de Touriga Nacional, 25 % de Tinta Roriz e 15 % de Touriga Franca. Foi trazido de Lá, pelo Joaquim. Bela cor rubi, brilhante; o nariz antecipa o que virá na boca... Aromas de baunilha e frutos vermelhos bem combinados. Na boca, os taninos, muito macios e elegantes, são o prenúncio de uma explosão de sabores complexos, provenientes da fruta madura.

Van Zellers Reserva 2008, Douro, Portugal. Ofertado pelo Leonardo. Vinho tinto de bela cor vermelha intensa, brilhante, fresco e vibrante; boa concentração de frutas vermelhas maduras, como amoras, cerejas e ameixas; taninos macios. Equilibrado, elegante, com final longo e frutado.

Pio Cesare Barolo 2005, 14 % Vol., ofertado por Márcio.
Bela cor vermelhorrubi puxando para o granada. Enebriantes aromas a pequenos frutos negros silvestres, entremeados a notas de noz moscada, tabaco e alcaçuz. Refinada estrutura tânica, com suculenta e amável acidez. Final longo, longo...

Elegance Haras 2007, 14 % Vol., do Produtor Chileno Haras de Pirque, Cabernet Sauvignon (63 %), 32% Cabernet Franc, 5% Syrah, Vermelho-escuro intenso e brilhante, muito sedutor, aroma suntuoso de menta, canela, especiarias e toques de baunilha, que se misturam a ameixa preta, amoras maduras e cassis. Na boca, é redondo e equilibrado, com boa acidez, em meio a taninos bem domados. Vinho de grande estrutura e final longo, agradável.

Amarone Costasera Masi 2004, 15 % Vol., Ofertado por Leonardo Carvalho. Castas Corvina (70% ) Rondinella (25%) Molinara (5%). Trata-se de um vinho portentoso, com elevada graduação alcóolica, aromas intensos de frutas negras, com final de agradável amarguinho. É um bom vinho para os dias frios, harmonizando com pratos mais encorpados e untuosos, como também com queijos de massa dura e bem curados.

Camino Del Sur Cabernet-Sauvignon (100 %) 2007, 13,5 % Vol., do Produtor Canata, Central Valley, Chile. Da Adega do Godofredo, foi servido como complemento, pois os nove vinhos servidos não resistiram ao ímpeto dos insaciáveis. Vinho de cor vermelhorrubi intenso, com reflexos violeta. O aroma apresenta notas de frutas maduras, como ameixas e cereais. Na boca, confirmam-se as frutas vermelhas, acompanhadas de notas de ervas e um final que lembra o chocolate. É vinho de corpo mediano, porém persistente, com taninos macios.
Agradecemos aos gentis Anfitriões e Confrades, almejando novos Encontros, tão generosos quanto esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.