sexta-feira, 8 de julho de 2011

Des Amis du Mouton Degustam o Vinho do Vlad, Aceitam o Vinha do Putto e provam o El Picón em Noite de Grande Euforia.

Professor Roberto Rodrigues introduz o El Picón ao Grupo, sob o alhar atento de Márcia Parente.
Em mais um Encontro cheio de novidades, Des Amis du Mouton expressaram enorme euforia, quiçá motivada pelos nomes incomuns dos vinhos degustados, capazes de revolver as mais arcaicas fantasias, que habitam o recôndito da alma de cada um de nós.

A bela cor do Chardonnay australiano: Segundo alguns, o "melhor chardonnay da Austrália"!
Os vinhos se foram desvelando, pouco a pouco... O Gewürztraminer da Elena, o Chardonnay da Giaconda, o El Picón, o Vinha do Putto, um Cabernet da Transylvania, um Franciacorta... E, por fim, uma Vodka Polonesa de excelência.

Ubiraci Santana (de vermelho), Leonardo Carvalho e Godofredo Duarte.

João Luiz Caputo, Márcio Monteiro e Joaquim Diniz (de vermelho).

Godofredo e Cláudia Dacorso: Profundezas do vinho.

Des Amis du Mouton, em foto emblemática.

Danielle Eisemberg: Prevenida contra o inverno carioca.

Gewürztraminer Alto Adige 2008, do Produtor Italiano Elena Walch. Uma explosão de aromas de flores brancas e frutas, cítricos, maracujá, abacaxi e lichia.

Chardonnay Mantua Vineyard, do Produtor Giaconda, Austrália.
Vinho de bela cor amarelo-ouro clara, brilhante e muito transparente, com nítidos aromas de baunilha, frutas cítricas, maçã, abacaxi, pêssego, melão e maracujá (maduros) e um agradável amanteigado. Potente na boca, revela boa estrutura, equilíbrio e corpo. Foi um dos
10 vinhos premiados na ExpoVini Brasil 2011.

Parcela El Picón D.O.C. Ribera del Duero, 2004, 14,5 % Vol., Tempranillo, do Produtor Pago De Los Capellanes - Pedrosa De Duero - Burgos - Espanha.
Vinho elaborado a partir de uma parcela de dois hectares da Casta Tempranillo. Passa 26 meses por barricas de carvalho francês novas, para ser engarrafado sem filtragem. Revela uma profusão de aromas de baunilha, violeta, algo defumado e mineral, especiarias (canela, noz-moscada), caramelo e geléia de amoras maduras. Vinho muito encorpado, estruturado e de textura aveludada. Permite a guarda por longos anos na adega. Recebeu 97 Pontos, numa avaliação de Robert Parker. Em suma, um vinhaço, que agradou a todos! O Grupo agradece a Jesús por essa dádiva do Olimpo (referência a Jusús Ruiz Santamaría, da Importadora La Rioja, que colaborou para que Roberto Rodrigues revelasse esse vinho ao Grupo).

Vinha Do Putto, 13,5 % Vol., Campolargo, Bairrada, Portugal: Tinta Roriz, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Bom vinho. Fiquei com vontade de degustar novamente.

Cabernet-Sauvignon The Legend of Transylvania 2005, 13,5 % Vol. - Cramele Recas DOC - Romênia. Vinho frutado, com aromas de baunilha (passa por barricas de carvalho romeno). De corpo mediano, com boa acidez e estrutura. Taninos bem domados. Seu estilo lembra os vinhos tradicionais da Rioja. Dificilmente reconheceríamos esse vinho como sendo um Cabernet-Sauvignon. Estaria melhor se o tivéssemos degustado há um ano. Este foi o vinho extra da noite, da adega do Mesa de Baco.

Franciacorta Brut DOCG - 100 % Chardonnay - Az. Agr. Le Marchesine - Passirano - Itália.
Colheita a mão em pequenas caixas, muito lenta e suave prensagem das uvas inteiras. Fermentação controlada entre 17 e 19 graus Celsius, com leveduras indígenas, a fim de manter os sabores e aromas de Franciacorta. Amadurecido em tanques de aço inoxidável. Nos meses de março e abril, foi engarrado, para a fermentação secundária. As garrafas são armazenadas em salas de envelhecimento, em temperatura controlada (12 a 14 Graus Celsius), durante pelo menos 36 meses. Bela cor amarelo-palha clara e brilhante. Perlage fino e persistente. No nariz, é intenso, fino e complexo. Aromas cítricos, como lima (limão siciliano?), fermentos, pistache, amêndoas tostadas e algo mineral; fresco e sápido.

Siwucha Vodka 40 % Vol. - V&S Luksusowa - Polônia.
Não sou apreciador de destilados, como já mencionei aqui. Mas esta Vodka impressionou a todos os membros do Grupo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.