domingo, 10 de julho de 2011

Quatro Exitosos Casamentos e Nenhum Funeral - Mais uma das Peripécias de um Camarão Magro Pela Barra da Tijuca.

Antônio Carlos Simion (de óculos), a Presidente Grace Casciano e Dionísio Chaves: Recebendo os Confrades Magrenses.
Trinta dias tem setembro, abril, junho e novembro... Fevereiro vinte e oito tem , no bissexto mais um lhe dêem. E os outros, que sete são, trinta e um todos terão.

Lígia Peçanha, Ilda, Sandra, Fátima Carvalho e Emília Leandro(de óculos).
Esse é um versinho simples, que minha mãe me ensinou, com o objetivo de me habilitar, mnemonicamente, a decifrar o número de dias que cada mes tem.

Lígia, Jacyra, Anna Norberta, Eclésia e Ilda Jannuzzi
Pois foi pensando nele, que parti para atravessar o Túnel Dois Irmãos. Papa Gregório XIII, valei-me...como os dias passam voando!

Luiz Mattos, Michel e Marcos Arouche (de preto).
Foi assim, perscrutando o ritmo do tempo, que me diregi à Barra, para encontrar o Duo. Perguntava a mim mesmo: "Por que a Presidente escolheu um Restaurante tão longínqueo? Há tantos bons restaurantes na Zona Sul... Eu não havia simpatizado com o Cardápio".

Lígia Peçanha e Antônio Dantas.
Steak Tartar?... Não gosto de carne crua... "Carne crua é comida de índio! Tinha aprendido também... Vai harmonizar com que tipo de vinho?..."

Panorâmica de uma das mesas.
Ravioli de Cordeiro?! Sou fã da Paleta, da Costela, de prefrerência assada no forno.

Lígia, Ilda e Jacyra.
Resignado, resolvi dar um voto de Confiança. Afinal, a Presidente Grace já havia mostrado a que viera.

Luiz Carlos de Mattos e Eliane.
Por outro lado, Dionísio Chaves não é um amador e eu já havia degustado com ele. Tem muito quilomêtro rodado e, dedução minha, boa hectolitragem também.

Carla, Vera, Grace e Anna Norberta.
A parceria de Dionísio com o Chef Michele Del Monaco, eu já ouvira falar, está fadada ao sucesso! Eles construíram um ambiente próprio em seu restaurante para receber Confrarias, separado do amplo salão, onde os outros fregueses podem saborear em paz.

Antônio Carlos Simioni, Fernando e André, na ponta direita.
E devo confessar a vocês, "leitores ignaros", que eu estava completamente enganado e minhas impressões preconcebidas a respeito do Menu se desvaneceram de todo...

O casal Daniel Acylino e Anna Norberta comemoram mais um aniversário de casamento.
Valeria a pena qualquer sacrifício para se chegar à Barra da Tijuca, mesmo que fosse a cavalo.

Uma Gentiliza do Duo para o Casal.

A Cozinha do Restaurante: Tecnologia e Design a Serviço da Gastronomia.

"O Pelotão"do Duo: Partindo-se da Esquerda, Ismael, Denilson, Maître Oliveira, Nilson, Daniel e Salviano (Ninguém de Copo seco!).


COUVERT: Focaccia e ciabatta, manteiga, linguiça cozida em molho de tomate e pequenos taralli (biscoitinhos cozidos em água e assados em seguida). Spumanti dei Poeti Rosé Brut Bottega.

ANTIPASTO: STEAK T ARTARE AL TARTUFO CON FOCACCINE ALLE ERBE (Steak tartare trufado com focaccia de ervas). Vinho Matile Pinot Griggio IGT 2009 Cardeto.

"Trata-se de uma Harmonização Inusitada! Foge dos padrões... O mais correto com a carne crua é a escolha de um vinho branco. Carpaccio não tem sabor; carne crua não tem gosto!... Steak tartar, frio, com vinho branco gelado... Demos um sabor e um frescor ao Prato: Temperos, ovo, ovo caipira... Vinho branco era o certo. Vamos fugir do Sauvignon Blanc, do Chardonnay... Vamos variar... Algo diferente, que acresce o paladar. Um Pinot Grigio quase sempre do Friuli... Quis um de outra região da Itália e deveria ser de uma boa relação custo x prazer. Então, escolhi este da Umbria. Ao abrí-lo, parece que estamos em uma floricultura. Não é explosivo... Mas ele tem boas notas. Ele mantém a gordurosidade. Parece que vamos começar a refeição agora. Tudo com muita leveza. O pão cimenta o vinho com o queijo... Tempero... Resulta em frescor!"

PRINCIPAL: RAVIOLI DI AGNELO CON FONDUTA DI PARMEGGIANO (Ravioli de cordeiro com fondue de parmesão). Vinho Gimenez Mendez Tannat Premium 2006.

Dionísio discorre sobre o fondue e o parmeggiano, principalmente no quesito sal e na diferença entre eles. Esse parmeggiano estava um tanto mais salgado... Estava muito marcante! Mas sei que vocês vão gostar de nossa experiência!


SOBREMESA: MILLEFOGLIE CON CREMA CHANTILLY E FRAGOLE FRESCHE (Mil folhas de morangos frescos e chantily). Vinho do Porto Tawny Quinta do Portal.

"O objetivo desta sobremesa é o de lavar a boca". O vinho, no ataque, é mais potente e sobressai à sobremesa", acrescenta Dionísio.

Spumanti dei Poeti Rosé Brut Bottega.

Rosado claro e límpido. Frutas vermelhas, como framboesa, cereja, morango. Leve e fino , espumante dem equilibrado. Nos escoltou muito bem e valorizou o delicioso Couvert.

Matile Pinot Griggio IGT Umbria (Orvieto), 2009,
12,5
% Vol., 100 % Pinot Grigio - Cardeto.
Palha claro e brilhante. Delicado no olfato, com frutas cítricas e frutas de polpa branca frescas. Leve e equilibrado na boca, com notas frutadas limpas e delicioso frescor. A elevada acidez desse vinho foi o diferencial para a harmonização com a carne crua do Steak Tartar.

Gimenez Mendez Tannat Premium 2006, 15 % Vol., Mimenez Mendez, Canelones, Uruguay
De cor vermelho rubi intenso e escuro, este elegante vinho evidencia uma forte presença de frutas, perfeitamente combinadas com a baunilha proveniente de seu descanso em barricas. Além disso, apresenta toques de tabaco e tostado. Um vinho macio, untuoso e com taninos maduros. Ótima persistência em boca e com excelente potencial de guarda. É um belo exemplar de um vinho Tannat com estilo moderno e complexo. 100 % Tannat. Tem um halo de evolução. Parece um Merlot ou um corte bordalês. Se degustado às cegas, eu diria que se tratava de um Bordeaux de qualidade. Muito corpo. Doze meses em barricas francesas e americanas de primeiro uso. Enfim, "um Tannat de Bordeaux"! A Casta Tannat é originária de Madiran, Sudoeste da França. Dessa uva é elaborado o vinho típico para harmonizar com o Cassoulet. Essa Casta se adaptou muito bem ao Uruguay, que tem clima tipicamene europeu, com variações de cerca de 20 graus Celsius do dia para a noite. "Esse Tannat não tem taninos expressivos. Pega o tanino da madeira americana, taninos doces, pela microoxigenação".

Vinho do Porto Tawny Quinta do Portal 19 % Vol.
De bela cor típicamente alourada, este vinho é um tawny jovem, que apresenta
aroma intensamente frutado e instigante
de frutos secos e torrefacção, bem como especiarias.
Macio na boca, realçando no final os sinais do envelhecimento em barrica. Aromas que denunciam os grandes Portos, espirituosos...

A Presidente Grace agradece a presença de todos e pede ao Sommelier Dionísio Chaves os detalhes da Harmonização do Vinho com a Comida. Ele nos dá uma verdadeira palestra sobre vinhos e como chegou a esses quatro felizes casamentos. Foi um espetáculo à parte...

A competente Sommelière Lívia Guerrante: Simpatia inconfundível.

Ela é quem abre as portas do Paraíso, com elegância e simpatia.

Para o final do repas, Daniel Acylino nos apresenta o seu tradicional Limoncello di Angelino, feito por ele mesmo. Uma delícia!
Nossos agredecimentos à Grace e à Equipe do Duo, que nos apresentou um serviço sem jaças. Na próxima vez pedirei ao Chef uma Paleta de Cordeiro inteira, assada no forno!

Um comentário:

  1. Querido Neri,
    adorei os comentários bem humorados, que me levaram à nostalgia do prazer de cada prato e dos bons momentos vividos. Estar entre amigos é muito bom, aliás, harmoniza muito bem com a vida! Grande beijo e obrigada pelos elogios sempre gentis. Grace

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.