quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Des Amis du Mouton Revisam o Velho Mundo.


Mestre Roberto Rodrigues, no esforço para igualar o vinho em cada taça.

A semana transcorria meio nublada e chuvosa, neste final de novembro... Eu vinha caminhando pela Praia do Flamengo e refletia sobre esta magia do vinho, que nos faz encerrar todos os compromissos, bem mais cedo do que o costumeiro, para ir ao encontro dos Confrades.


Roberto e Márcia Parente estudam em os meândros de um Contra-Rótulo.

Afinal de contas, o que tem essa ABS, que nos faz voltar sempre, ano após ano, sempre com uma doce espectativa? Que vinhos vamos degustar hoje... Que surpresas nos aguardam... Será que o RR (como chamamos o Professor Roberto Rodrigues) vai estar, de novo, inspirado? 

João Luiz Caputo e Márcio Monteiro (de camisa vermelha).

Andava pela calçada e via a tarde se esvair, serena... Uma longínqua música romântica me surgiu, de repente: "A tarde está chorando por você, porque assiste a solidão no meu caminho. A tarde entristeceu junto comigo e eu preciso desta tarde como abrigo...

João Luiz, Márcio e Godofredo Duarte: "Perdem o amigo, mas não perdem a piada"!

A tarde está chorando por você... Ela sabe que o amor partiu pra sempre. Seus passos vão sumindo pela estrada e esta chuva faz a tarde tão molhada...". Lembram-se de Antônio Marcos?
  

Os Corvos da Vinha da Costa 2004, DOC Bairrada, de Campolargo, Portugal, Bairrada.
Nota RR= 87,0 e Média do Grupo = 87,7. Está no final da vida, tendo já ultrapassado sua melhor fase. Um Bairrada feito com castas "estrangeiras": tinta roriz, syrah e merlot.

Rol de Coisas Antigas 2007, DOC Bairrada, de Campolargo, Portugal, Bairrada.
Nota = 89,0 e Média do Grupo = 90,7. Um Bairrada tradicional com excelente qualidade. Campolargo foi "O Produtor do Ano de 2006" da Revista de Vinhos de Portugal.

Julio Bastos Reserva 2006, 14,5 % Vol., Vinho Regional Alentejano, de Dona Maria, Portugal, Alentejo.

Revela uma sinfonia aromática: Baunilha: Aromas adocicados, frutas vermelhas, ameixa preta, caramelo, cravo, goiabada cascão, coco queimado, geléia, chocolate, pele de salame, alcaçuz, louro... 
Nota RR = 92,0 e Média = 92,4. Excelente vinho, produzido a partir de Alicante Bouchet (50%) com Petit Verdot e Syrah. Pena que custe tão caro.

Malma Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005, de Bodega NQN, Argentina, Patagônia.
(vinho extra levado por Cláudia). Nota RR = 87,0 e média = 88,6. Depois de vinhos do "Velho Mundo," não deixou a desejar. Vinhedos ainda jovens, com grande potencial de melhora ao passar o tempo.


Corte Real Cab Sauvignon & Trempranillo 2002, Vinho Regional Estremadura, de Bodegas Viña Extremeña, Espanha, Estremadura. Um corte de Cabernet-Sauvignon com Tempranillo
Nota RR = 89,0 e média = 87,8. Um vinho correto, cujo rótulo homenageia atrizes do cinema. Porém, já está no auge, tendendo a ter queda de qualidade em breve. Deve ser consumido imediatamente. Bem, a gente fez isso e não se arrependeu. Trata-se do segundo vinho extra da noite, ofertado por Cláudia Dacorso.

MR Montain Wine 2007 DO Málaga, de Telmo Rodriguez, Espanha, Malaga.
Nota RR = 90,0 e média = 89,3. Um bom vinho de sobremesa, com acidez viva e muito interessante. Do produtor Telmo Rodriguez não se pode esperar menos.


Mais uma vez, Cláudia Dacorso regalou o Grupo com essas delícias! Tomada por um espírito ancestral (de Júlio de Castilhos ou do bravo Pinheiro Machado?), desceu toda a Venda Mineira em nossa mesa de degustação.



Pão com linguiça levemente defumada, bem ao estilo das Minas Gerais.



Outros deliciosos sanduíches, com pães especiais, recheados de queijos, tomate seco, alface, etc.



Queijos variados, Azeitonas, etc.



Uma verdadeira fartura, para todos os gostos! 



Apetitosas geléias, que realçam os sabores.

O Grupo aclamou a Confreira Cláudia, não só pelos fiambres e acompanhamentos, mas pelos ótimos vinhos. Desta vez, ninguém convidou para jantar...

Na descrição dos vinhos, tive a valiosa colaboração do Mestre Roberto Rodrigues, a quem externos os meus agradecimentos.

3 comentários:

  1. Excelente degustação! Meu querido, apenas duas correções : a safra do Malma é 2005 e a safra do Corte Real é 2002.
    Abraços confreiros

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Grato pelo seu simpático comentário e alerta: As correções foram feitas.. Ah!, essas matérias redigidas na madrugada!

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.