domingo, 19 de agosto de 2012

Des Amis du Mouton Voltam a Garimpar Vinhos da Califórnia e do Velho Mundo: Enc. 15/08/12.

Uma panorâmica da mesa de degustação, no início dos trabalhos.

Trinta e quatro longos dias se passaram, sem que o Grupo se encontrasse sequer uma vez. Meu projeto de degustar os vinhos top dos principais produtores parecia ter ido por água abaixo. Alguns colegas salvaram a gota mágica de cada dia em degustações fortuitas e em Eventos patrocinados por importadores diversos...


Os Confrades foram chegando, pouco a pouco, até completar oito.

Particularmente, me defendi com alguns convites de amigos para abrir umas garrafas em suas casas, como também em um ou outro Evento de que participei.


A bela cor amarelo-ouro, de média intensidade, com reflexos dourados, 
do Vinho de Sobremesa.

Ah, já me ia esquecendo! Também participei de mais um Encontro da Confraria do Camarão Magro, na Grand Cru de Ipanema (matéria no prelo). Mas, finalmente, o dia do Encontro chegou e lhes vamos apresentar os vinhos dessa noite alvissareira. Os macanudos vinhos são: 


                 Sybel Syrah Rosé 2009 Vin de Pays, de Yves Cuilleron, França, Rhône, 

É melhor no nariz do que na boca. Obteve as Notas: RR = 81,0 e média = 85,6. Um rosé de Syrah do norte do Rhône. Bela cor; decepciona na boca. Talvez seja devido à idade. Os rosés não suportam a guarda por esse tempo todo. Beber  logo...


                   Pinot Grigio 2010 DOC Friuli Isonzo, de Renzo Sgubin, Itália, Friuli, 

Foi trazido na bagagem de Ada Regina Freire, que nos visita todos os anos e foi agraciado ao amigo Roberto Rodrigues. Foi pontuado em: RR = 88,0 e média = 90,3. Belo exemplar de Pinot Grigio do Friuli. Excelente vinho; pena ter o preço elevado.


                Lasendal Garnatxa Barrica 2007 DO Montsant, de Celler de Capçanes, Espanha, Montsant. 

Recebeu as Notas: RR = 91,0 e média do Grupo = 91,6. Da série de três tinto da safra 2007 foi o mais surpreendente e que mais me agradou, mesmo sem levar em conta seu preço que é o menor de todos. Excelente exemplar da casta Garnatxa de um bom produtor de Capçanes na Catalunha. Muito boa relação qualidade / preço.


        Syrah Le Pousseur 2007, de Bonny Doon, USA , Califórnia, Central Coast.

O esdrúxulo rótulo representa uma carta de tarot. Notas recebidas: RR = 85,0 com RP=86 e média = 89,1 Dos vinhos produzidos por Bonny Doon foi o menos diferente de todos e o mais simples também. Correto, mas sem grande distinção.


                      Vagabond 2007, de Bacio Divino, USA, Califórnia, Napa Valley.

Notas do Professor Roberto Rodrigues, de Robert Parker e do Grupo: RR = 90,0, com RP=90 e média = 92,4. Muito bom vinho produzido a partir de Syrah (80%) e Cabernet Sauvignon (20%), sendo que a Cabernet predomina. Com grande potencial de guarda.

Diamante d'Almerita Passito 2006 IGT Sicilia, de Tasca d'Almerita, Itália, Sicilia. 

Recebeu as Notas: RR = 89,0 e média = 90,4. Bom Moscatel passificado da Tasca d'Almerita, com linda cor. Perde por uma pequena falta de acidez. Preço elevado.

Observa;cão: Os créditos pela descrição dos vinhos pertencem ao Professor Roberto Rodrigues, a quem o Mesa de Baco agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.