sábado, 22 de maio de 2010

Grupo dos Top se Reúne para Degustar uma Generosa "Perna" de Cordeiro Mamão..


Osmar de Salles esplanando sobre os vinhos do Sul da França e Região do Languedoc-Roussillon, da qual é profundo conhecedor.

Conforme antigas expectativas, nosso Grupo se reuniu, tendo como anfitriões o casal Osmar e Maria de Lourdes Monteiro de Salles. O Cordeiro, que já poderia receber a alcunha de Cordeiro Matusalém, nos foi agraciado pela Confreira Eliane Caldas.

Maria de Lourdes, numa pausa para confraternizar, logo após o delicioso "repas".


Sílvio e Eliane Caldas, depois da temporada na Grécia, com nova viagem já organizada.


Marco Antônio Alves Brasil, analisando profundamente a cor e a evolução do Gala 2.


O Delicioso e raro Foie Gras, servido com um pãozinho e geléia de damasco. que precedeu uma salada de folhas verdes, com cubinhos de queijo e saboroso molho.


O esmerado Carneiro à Moda da Lou, marinado num bom tinto, assado no forno e guarnecido com cebolinhas carameladas, batatinhas coradas, cenouras "baby", alho poró e "haricots verts"
.


A Saborosa Sobremesa: Mousse de Chocolate, também preparada pela Lou.


Gala 2 Cabernet-Sauvignon(80%), Cabernet Franc (15%) e Merlot(5%), 14,3 % Vol., 2007, do Produtor Luigi Bosca, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina. Ofertado por Marco Antônio Brasil.

Mais adequado para harmonizar com Pato, caça, carnes assadas, queijos duros, sobressaiu ao cordeiro.

Estagiou por 14 meses em carvalho francês novo e 12 meses em garrafa.

Notas de degustação: Coloração rubi escuro. Aromas de baunilha, pinho, cedro e frutas vermelhas maduras (amora, framboesa)... Vinho encorpado, estruturado, equilibrado entre álcool, acidez e taninos.

Região de Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina.


Osmar examinando, nos mínimos detalhes, o rótulo do vinho.

O Château Bicoly 2001 - 13 % Vol. - Appelation Monbazillac Controllée - que fez um bom casamento com o Foie Gras. Da Adega particular dos Anfitriões, trazido diretamente da origem. Vinhedos de solo argiloso e clima oceânico. Os Monbazillac são bem parecidos com os Sauternes. A principal diferença é que os Monbazillac têm, quase sempre, maior proporção da Casta Muscadelle, o que se reflete em diferenças aromáticas.

Pareceu-me haver degustado esse vinho antes, porém, depois, verifiquei que se tratava de um Monbazillac de outro produtor, o Château Grand Marsalet.

Região: Sudoeste da França, Bergeracois. Monbazillac é uma Comuna, no Departamento de Dordogne, na Aquitânia.

Uvas: Semillon; Muscadelle; Sauvignon Blanc.


Vinificação: Colheita manual, com fermentação em cubas/tonéis a baixa temperatura, interrompida por refrigeração. É feita a malolática. Permanece em tonéis por 15 a 18 meses.

Notas de degustação: Cor amarela brilhante. Potente no nariz, com aromas de frutas em compota (pêssego), acácia, mel, com ligeiras notas de tostado, às quais se somam aromas adocicados. Os aromas se reencontram na boca. Vinho rico e redondo, com muito bom equilíbrio, harmônico e de boa qualidade.

Harmonização: Como aperitivo ou para acompanhar foie gras ou sobremesas. Potencial de guarda de 25 anos. Servir bem frio.


Monbaz2.jpg
Château de Monbazillac. Fonte: Wikimedia Commons.

Laderas de El Sequé 2006, D. O. Alicante, Espanha. Da casta Monastrell, harmonizou muito bem com o Cordeiro. É o segundo vinho do Produtor El Sequé, Enólogo Juan Carlos de Lacalle, elaborado principalmente com Monastrell, com pequenas porcentagens de Cabernet-Sauvignon, Tempranillo e Syrah. É um vinho muito bem estruturado, de bom corpo, com aromas de fruatas vermelhas maduras e com taninos adocicados.


Por fim, um Licor Amarula, para encerrar o jantar.

Agradecemos aos nossos amáveis confrades Anfitriões, que nos receberam com todo o carinho e aguardamos o próximo Encontro do Grupo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.