sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Des Amis du Mouton Degustam Três Vinhos do Brasil, um Champagne e um Calvados


O Professor Roberto Rodrigues, concentrado no Serviço do primeiro vinho.

Em mais um dos Encontros das Quartas-Feiras, a Confraria Des Amis du Mouton degustou,
às cegas, dentro da enunciada proposta: "Três Vinhos Tintos de um Mesmo País". Para o
final, nos aguardavam um Champagne Millésime e um excelente destilado da Normandia. Como sempre, o Grupo estava com um alto astral, transformando o Encontro em uma verdadeira explosão de catarse.


João Luiz Caputo (esquerda), Godofredo Duarte e Joaquim Diniz.


Dal Pizzol Assemblage, N/S., 12 % Vol., da Vinícola Dal Pizzol (Faria Lemos, Rio Grande do Sul - Brasil). Este vinho não é safrado. Mas as uvas são provenientes, predominantemente, da safra de 2002, com menos de 65 % do assemblage (devido à Legislação, não é permitido o registro da safra no rótulo). Vinho de Cor Vermelhogranada escura, com reflexos alaranjados; apresenta leve opacidade e é brilhante e muito boa. É um vinho franco, amplo, frutado e floral, de aromas predominantemente etéreos. Aromas de baunilha, violeta, especiarias (cravo, pimenta, nozmoscada), algo terroso (cogumelo); geléia de ameixa, caramelo, chocolate, trufa, tabaco... Agradou e recebeu a Nota 88, como Nota Média do Grupo.


Sesmarias 2008, 14 % Vol., Seival/Miolo. Elaborado com seis Castas (Michel Rolland): Cabernet-Sauvignon, Tempranillo, Merlot, Touriga Nacional, Tannat e Petit Verdot. Só sai de 6 em 6 anos. De bela cor vermelhorrubi muito escura, com tênues reflexos violáceos, opaco e brilhante. Franco, amplo, fragrante, floral e frutado, porém com notas já pendendo ao etéreo (marmelo e alcaçuz). Aromas de baunilha, cravo, coco (de início) e lácteos (amanteigado), frutas vermelhas (cassis, amoras), cedro, louro, tabaco, nozmoscada... Na boca, é seco, sápido, quase quente, macio e encorpado, com taninos agradáveis, porém bem vívidos (tendência ao tânico). Fez grande sucesso, recebendo a Nota 91,80, como Nota Média do Grupo.


Merlot Terroir 2008, 14 % Vol., da Miolo, Serra Gaúcha, Vale dos Vinhedos, RS, Brasil. De cor muito semelhante ao anterior, com Aromas de caramelo, ameixa (seca, em calda), tabaco, pimenta e um agradável frescor (funcho); cravo, canela e nozmoscada... Recebeu 90,50 Pontos, como Nota Média do Grupo.


Cuvée Spéciale Brut, do Produtor Nicolas Feuillatte Millésime (1998). De bela cor amarelo-ouro, revelando aromas de casca de tangerina, amêndoas, croissant... Também foi bastante apreciada pelo Grupo, que estava ávido para degustar um Champagne Cristal.


Fine Calvados, 40 % Vol., Appellation Calvados Contrôlée, do Produtor Père Magloire. Trata-se de um destilado de Cidra (da Normandia). Passa, no mínimo, 8 anos em barrica de carvalho (para poder ser chamado de Fine). Com aromas de maçã assada, mel, baunilha, lima... Oportuna doação do Confrade Pedro Bijos, de outro Grupo de Degustação coordenado pelo Professor Roberto Rodrigues ("Este foi o Calvados mais suave que eu já degustei"). No final, Mestre Roberto dá uma técnica para se verificarem os aromas dos destilados: Misturan-se os mesmos com 50 % de água e os aromas aparecem de modo mais nítido. Existe um copo especial para isso, com marcação.


A Bela Cor Brilhante do Calvados na taça de degustação.


Deliciosos Pães ofertados pelo Sommelier Joaquim, para o final da Efeméride.


Pastinhas, fiambres e Queijo tipo Gorgonzola (queijo azul).


Lombinho tipo canadense, que fez belo par com os Caldos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.