sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Des Amis du Mouton Degustam Vinhos Top do Chile e um Generoso Marc. da Borgonha.



O Prof. Roberto Rodrigues, em seu cuidadoso cálculo ao servir o vinho.

No Encontro do dia 11 de agosto, tivemos uma degustação às cegas de "vinhos top de um único país, porém de safras diferentes". Desta vez, a maioria acertou o país de origem. Como de praxe, tivemos um vinho extra e, para o final, um excelente Marc da Borgonha, de Albert Bichot... Os Encontros da Confraria sempre acontecem em clima de satisfação e alegria. Realmente, nosso Grupo apresenta um halo de evolução de "Des Amis du Mouton"para uma inequívoca amizade entre os seus membros.


Leonardo Carvalho discorre sobre as suas impressões a respeito do Cabo
de Hornos.

Godofredo Duarte e o Sommelier Joaquim (de camisa branca).


Leonardo e Márcio dos Reis Monteiro (de camisa azul).


"Seu"Bira e Leonardo Carvalho


Confreira Cláudia Dacorso.


A Confreira Márcia Parente.


Desta vez, O Diretor Ricardo Augusto de Farias, Ex-Presidente da ABS-Rio,
nos prestigiou com uma rápida visita.

Cabo de Hornos (Viejas Viñas) 2005, 14,5 % Vol., Cabernet-Sauvignon, daVinícola San Pedro - Vale de Curicó, Chile. De vinhedos de mais de 50 anos, passa 18 me. em barricas de carvalho! Bela cor vermelhorrubi escuro, com reflexos alaranjados, de transparência regular e brilhante. No Nariz, revela aromas de baunilha, frutas vermelhas (amora), menta, ameixa seca; um aroma sutil de suor de animal, queijo curado e especiaria (pimenta)... Vinho que nos impressionou, recebendo a nota 91,90, na Média das Notas do Grupo. Com a Evulução na Taça apareceram aromas de chocolate, tabaco, café...


Don Melchor (D.O. Puente Alto) 2006, 14,5 % Vol. - 96 % de C.S. e 4 % de Cabernet Franc - da Concha y Toro. Bela cor rubí, muito escuro, opaco e brilhante. Aromas de Baunilha, caça (carne cozida), discretos aromas de oxidação, ovo muito cozido, uvapassa, funcho. No início, os aromas de caça eram nítidos; depois, evoluíram para os de carne cozida. O anidrido sulfuroso incomodou um pouco, de começo. Recebeu 90,6, na Nota Média do Grupo.


Manso de Velasco 2005, 14,5 % Vol., da Miguel Torres, 100 % Cabernet- Sauvignon. Vinho bastante evoluído, com aromas de baunilha, muito mel, caramelo, especiarias (canela), geléia de ameixa, goiaba madura, musgo, frutas vermelhas madura e algo mentolado. Agradou por demais a todos, obtendo a mesma nota do primeiro vinho, como Nota Md. do Grupo.


Merlot Reserva 2009, 13 % Vol, da novel Vinícola Alma Única, Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul), Brasil. Maturação: 50 % em carvalho francês e 50 % em carvalho americano. Vinho de muito boa cor vermelhorrubi escuro, de transparência regular e brilhante. Aromas de
baunilha, violeta, frutas vermelhas, torrefação,
tabaco, menta, torrone, chocolate, damasco e tâmara... Foi contemplado com a Nota 89, como Nota Média do Grupo. O vinho nos agradou e, segundo Márcio Monteiro, que visitou a Vinícola, nascida no começo deste ano, o proprietário, Márcio Brandelli é um apaixonado por vinho e está pronto para lançar um Shyraz, que se poderá tornar um Top Nacional. Esse foi o vinho Extra, ofertado ao Grupo pelo Confrade Márcio Monteiro, juntamente com os Fiambres.


Marc de L'Adoration (AOC Marc de Borgonha), 44 % Vol., Não Safrado, do Produtor A. Bichot. Bela cor amarelo-ouro escuro, muito transparente e brilhante. Aromas de mel, especiarias (cravo e canela), damasco natalino, melado de cana; aromas de oxidação (iodo), uvapassa branca e tabaco. Pode ter sido elaborado com Chardonnay. Excelente opção para os apreciadores de destilados de vinho.


A Bela Cor Amarelo-ouro do Marc de L'Adoration.


Cesta de Pães, com destaque para o delicioso pão de azeitonas. As diversas
pastinhas nos propiciaram exercícios de harmonização.


Os Fiambres, cuidadosamente selecionados pelo Márcio.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.