domingo, 18 de dezembro de 2011

VIII Encontro Anual do Grupo Cristal: Restaurante Le Pré-Catelan - Sofitel-Rio - Chef Roland Villard.



Um dos Diversos Ambientes do Restaurante.

No sábado de 3 de dezembro último, o já consagrado Grupo Cristal realizou mais um dos seus Encontros Anuais, sendo que quatro deles no Restaurante Le Pré-Catelan. Creio que o Chef vai acabar por adotar esse assíduo Grupo de Enófilos.


Jaqueline Barroso, Jaime Albuquerque e o "Casal FMI", Georgeana Macedo Rezende e Marcus Vinícius.

O Chef Roland Villard preparou um Cardápio que harmonizasse com os Bordeaux que o Grupo levou ao Restaurante. Ao receber as manifestações de satisfação dos Confrades, brincou: "Vocês não precisam mais ir à França para apreciar a comida francesa"... Rs., Rs., Rs....


Lígia Peçanha, Georgeana, Agostino Carletti e Antônio Dantas.

Depois de degustar os portentos da Margem Direita do Gironde, o Château Cheval Blanc e o Petrus, a incursão da Confraria seguiu pela Margem Esquerda, passando pelo Haut Brion, pelo Château Mouton Rothschild... Mais tarde, o Grupo andou pela Ribeira Del Duero e provou o Vega Sicilia Unico...

Chef Angélica Martins, João Luiz Manso, Emília Leandro e Gilson Araújo Júnior.

A seguir, foi a vez dos Supertoscanos, visitando o Antinori (Tignanello) e agora, o sonho, a "grande viagem" pelo Médoc (Pauillac e Margaux). De uma só vez, a grande "loucura', o grande delírio: Duas garrafas de cada um de Três Premiers Crus Classés. 


Sandra e Dantas.

O  Experiente Sommelier Jean Pierre no seu Hedônico Ofício. 


O "Desfile das Garrafas" dos Vinhos.

A mesa com os vinhos repousando nos decanters para apreciação "pública" e odes a Baco.


As garrafas do N/V. Champagne Krug Brut Grande Cuvée (a do meio ainda com o rótulo antigo).

A Competente e Atenciosa Equipe do Restaurante: Édson, Luan, Jean Pierre, Daniel, Ernani e Molina.

Esmerada Decoração com Arranjos de Flores no Centro de Cada Mesa.

Panorâmica de Uma das Mesas.

Outra Tomada Panorâmica, com Bené Peregrino e Sidney Rodrigues em Primeiro Plano.

Deliciosos Pães Crocantes.

Cardápio com Duas Opções de Escolha - Couvert (acompanhado pelo Champagne Krug - combinou): Blinis de salmão e creem Cheese cítrico; tartare de filet de peixe marinado com leite de coco sobre fatia de beterraba  (para todos os convivas).

Entrada (acompanhada pelo Beyond The Clouds): Duo de Foie Gras em terrine e grelhado com frutas secas; chutney de goiabada cascão. O vinho não harminizou bem com o foie gras, conforme o esperado, porém obtamos por manter essa Entrada. Mas não fez feio! Minha escolha.

Prato Principal (acompanhado pelos Três Vinhos Tintos): Longe de cordeiro com flan de milho verde e legumes provençais confeitados em azeite. Harmonizou satisfatoriamente com o Margaux. M. escolha.

Outra Opção de Entrada: Camarão grelhado e filé de robalo em crosta de caju sobre uma salada de legumes com pesto e gaspacho de tomate. Foi bem com o branco!

Segunda Opção de Prato Principal: Fatias de entrecote com molho de cogumelos selvagens, purê de ervilhas e castanha portuguesa.

Sobremesa: Mil folhas crocante com mousse de baunilha e damasco marinado com água de flor de laranja; sorvete de caramelo (para todos os convivas). Fez bom casamento com o Vinho de Sobremesa.

Beyond The Clouds D.O.C. Alto Adige Bianco 2006, 14 % Vol., de Elena Walch.

Bela cor amarelo-ouro claro, revelando aromas de querosene (principalmente ao se agitar a taça), discreta baunilha, abacaxi bem maduro, damasco, mel, amêndoas torradas, pêssego, maçã cozida, lima da Pérsia, tabaco (fundo de cinzeiro). 

Château Margaux 1990, Premier Grand Cru Classé, AOC Margaux, Médoc, Bordeaux, França, Margaux.

Um corte que leva um pequeno tempero de Petit Verdot, o vinho foi pontuado com 100 por Robert Parker: Cabernet-sauvignon (75%), Merlot (20%), Petit Verdot e Cabernet Franc (5%). Este foi o meu eleito! Muito melhor no nariz do que os demais aqui degustados. Melhor no nariz, do que na boca. Uma sinfonia aromática. Aromas de baunilha,  pequenas frutas vermelhas maduras, ameixa preta, caramelo, especiarias, figo seco, tabaco(fumo de rolo), chocolate...

A bela cor dos vinhos nas taças.

Grand Vin de Chateau Latour 1995, Premier Grand Cru Classé, AOC Pauillac, Médoc, Bordeaux, França, Pauillac.

O mais herbáceo dos três, apresentando depósitos. O mais fechado deles.


Chateau Lafite Rothschild 1990, AOC Pauillac, Médoc, Bordeaux, França, Pauillac.

Vinho mais presente que os outros degustados aqui, com taninos mais vivazes e maior acidez. Evoluirá muito bem por mais uns vinte anos, melhorando um bocado!


Estate Bottled Riesling Eiswein Vat 46 Graacher Himmelreich 2001, Mosel-Saar-Ruwer, de S.A. Prüm, Alemanha, Mosel-Saar-Ruwer.

Aromas de frutas tropicais maduras, no ataque,  com um agradável mineral, em plano mais profundo. Bom equilíbrio entre a doçura e a acidez.


João Luiz Manso Enebriado com os "Puros" de Bordeaux.

No Final do "Repas", o Chef Roland Villard Visita o Salão: Com Georgeana e Marcus.


Manso, Roland e Gilson: Pesquisa de Satisfação do Chef.

Roland e Manso.

Chef Roland e Sílvia Feiner.

O Chef com Gilson Araújo Jr.

Fátima Carvalho e Lígia Peçanha (Incansável Colaboradora na Escolha do Restaurante e Cardápio).

Emília Leandreo e Marlise Brandão.

No Final, o Habitual "Sorteio das Relíquias": Bené Peregrino e Georgeana. 

Todos Receberam uma Simpática Lembrança do Restaurante.

A Decoração da Área da Adega do Restaurante, com Diversas Portas à Direita.

O Grupo Cristal fica muito grato à Equipe do Le Pré-Catelan e a todos os Membros que colaboraram para a realização de mais este Encontro, especialmente ao "Casal FMI", Georgeana e Marcus Vinícius, a Lígia Peçanha, a Marlise Brandão, a Emília Leandro e a Fátima Carvalho. Enfim, àqueles que minha parca memória ou conhecimento não podem alcançar, mesmo correndo o risco da injustiça. Menção especial à nossa Fotógrafa Oficial, Sîlvia Feiner, de quem recebi as melhores fotos, especialmente as Panorâmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.