domingo, 4 de março de 2012

Des Amis du Mouton Degustam Brancos do Velho Mundo em Noite Memorável na ABS.


Solitário, do alto da sua Posição, Mestre Roberto Rodrigues, recém desembarcado da Europa, abre os Trabalhos de mais uma Noite cheia de surpresas.

Desta vez, dado o caloroso dia, tivemos uma degustação de Brancos do Velho Mundo. Como a Confraria Des Amis du Mouton estava desfalcada, pela defecção de três membros, as duas Gurias e o Confrade Leonardo Carvalho, Roberto propôs abrir um vinho a menos e deixar o Espumante do Final, para outra ocasião. Teríamos um excesso de vinho.



João Luiz Caputo brinda a todos os Membros, presentes e ausentes.

O Grupo sentiu muito a falta das "meninas" e do Léo, com seus narizes sensíveis. Acho que foi por isso que o Caputo estava com o olfato tão aguçado, talvez de modo compensatório, desvendando todos os aromas dos vinhos degustados. Sem os nossos alteregos, temos que nos haver por nós mesmos no desempenho das mais delicadas funções.



Godofredo Duarte, em sua plácida contemplação das taças em "desfile".


V1 - Inzolia 2009, 12,5 % Vol.,  IGT Sicilia, de Sallier de La Tour/Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.

Vinho extraordinário, franco, amplo, fragrante e floral. Da taça, emanam eflúvios florais ( flores brancas, como lírio, jasmim), minerais (pedra de isqueiro), mel de laranjeira, abacaxi, um frescor de funcho, pimenta branca... Obteve a Nota 90, como Média do Grupo. Foi obacionado por muitos dos Confrades e pelo Mestre RR. 



V2 - Grillo 2009, 12,5 % Vol., IGT Sicilia, de Sallier de La Tour/Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.

Vinho franco, amplo, fragrante, frutado, floral e vegetal. Aromas de flores brancas (acácia), de pera madura, mel, toques lácteos e algo vegetal, como rosmarino. Frutas maduras (damasco)... Obteve a 90,4, como Nota Md. do Grupo.


V3 - Chardonnay 2003, 14,5 % Vol., DOC Contea DI Sclafani, de Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.

Para mim, esse foi o vinhaço da Noite, com sua bela cor amarelo-ouro escuro (ouro velho), escorregadio, muito transparente e brilhante. Vinho franco, amplo, fragrante, porém com muitos eflúvios etéreos: Coco queimado, frutas maduras em calda (pêssego, figo), goiaba madura, açafrão... Discreta malolática, iodo, baunilha, tabaco (caixa de charuto), café... Suas uvas provêm das vinhas mais antigas da Tasca D'Almerita e o vinho foi engarrafado em 23/08/2004. Recebeu 92,8, como Nota Média do Grupo.


V4 - Malvasia 2008, 11 % Vol.,  IGT Salina, de Tenuta Capofaro, Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia.


Excelente vinho de sobremesa, franco, amplo e etéreo. Eflúvios de pêssego em calda, doce de casca de laranja, tangerina, uva-passa, nozes, alcaçuz...

Mas, desta vez, não tivemos os tradicionais fiambres e pães para terminar os trabalhos, nem a sobremesa, para acompanhar o vinho. Na próxima, tudo isso virá em dobro, inclusive os vinhos extras.

2 comentários:

  1. Gostei muito da matéria. Parabéns! RR

    ResponderExcluir
  2. Grato, Mestre, pelo seu valioso comentário. Fico gratificado por você haver gostado da matéria. Forte abraço.

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.