domingo, 1 de abril de 2012

Des Amis du Mouton Degustam Vinhos do Velho e do Novo Mundos, Além de um Champagne.


Leonardo Carvalho faz o Serviço do Rosaedo, com Godofredo Duarte.

Des Amis du Mouton se Encontraram, novamente, na última quarta-feira, em sua Sede, na ABS do Flamengo. Desta vez, o Professor Roberto Rodrigues não esteve presente para a abertura da Degustação, pois precisou substituir o Professor Ricardo Farias, em uma aula para o Curso da ABS. Designou, então o Confrade Ubiraci Sant'anna, que declinou.


Leonardo e a Confreira Márcia Parente.

Assim, Leonardo Carvalho e Márcio Monteiro comandaram o Encontro, até a chegada de Roberto Rodrigues, que já encontrou a Degustação bem adiantada. Os"meninos"conduziram muito bem o Evento, estando com os narizes bem afinados, como de costume.


Leonardo convoca João Luiz Caputo para auxiliar os "Trabalhos".

Com a chegada, Márcio Monteiro também é coaptado para a Cabeceira.

João Luiz Caputo - com olfato aguçado - e o Professor Roberto Rodrigues.

Roberto Rodrigues preenchendo a Ficha Analítico-Descritiva de Bossi.


Vinho Branco Espumante Brut 2011, de Kranz, Brasil, Santa Catarina, Treze Tilias.

Fiquei impressionado com este Espumante Nacional. Com fino e persistente perlage, uma profusão de aromas complexos de flores brancas, frutas tropicais e leveduras. No ataque, parecia um Champagne, evidentemente sem os aromas do "terroir"de lá. Trata-se do Espumante Oficial do Fashion Rio, sendo que pela terceira vez recebe esse título no Evento. Elaborado com a Casta Viognier, numa região privilegiada de Santa Catarina.


Lagarde Blanc de Noir  2010, 13,4 % Vol., de Lagarde,  Argentina, Mendoza, Luján de Cuyo.

Vinho de bela cor rosado claro, escorregadio, muito transparente e brilhante. Franco, amplo e fragrante, com aromas de flores, frutas, como groselha, maçã madura, pimenta branca e maresia... Agradável para o Verão, para acompanhar Entradas, "aperitivos" e carpaccio. Recebe o incongruente nome de Blanc de Noir!!!? Foi pontuado com a Nota 85,16, como Média do Grupo. Serviço feito por Leonardo Carvalho.



Montecillo Gran Reserva 2001, 13 % Vol., DOCa Rioja, de Bodegas Montecillo S/A./Osborne (Miolo Wine Group), Espanha, Rioja. Casta Tempranillo. Serviço de Márcio Monteiro.


Franco, amplo e fragrante, porém já com aromas etéreos. Aromas de violeta, frutas vermelhas do bosque, como cassis; baunilha, coco queimado ("perfume de carvalho"), tostados, café, subois, caixa de charuto, especiarias (aniz estrelado, pimenta); leve aroma de oxidado, ferrugem, couro, avelã torrada... Obteve a Nota 92,58, como Média do Grupo. Caputo e Mesa de Baco acertaram em cheio!


 Júlio B. Bastos Alicante Bouschet 2004, 14,5 % Vol., de Dona Maria, Portugal, Alentejo. 

Uma explosão de aromas de baunilha, flores vermelhas (violeta), ameixa preta, tomate maduro, água de azeitona portuguesa, menta, pele de salame, tabaco molhado, fungo seco, chocolate, pimenta... Foi o vinho da Noite, com a Nota 93,07, como Média do Grupo. O Confrade Caputo acertou em cheio!


Lote 43, Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos, 2002, 12,5 % Vol., de Miolo Wine Group, Brasil, Serra Gaúcha, RS, Vale dos Vinhedos.

Foi o Vinho Extra, ofertado pelo Confrade Ubiraci Sant'anna. Aromas de baunilha, violeta, amora, aniz estrelado, pimenta, sálvia seca ou louro, tabaco, alcaçuz, café... Vinho envelhecido, porém agradável de se beber... Nota 85,5, na Média. O Confrade Leonardo Carvalho acertou em cheio! Um surpreendente vinho Nacional. Poderia ter um preço menor.


Malvasia di Salina IGT 2008, 11 % Vol., de Tenuta Capofaro/Tasca D'Almerita, Itália, Sicilia. 

Aromas de pêssego maduro. laranja em calda, marmelo, mel, mineral (pedra de isqueiro), açafrão, pimenta rosa (chilli), maçã cozida, uva-passa, cravo... Obteve a Nota 93,31, como Md. do Grupo. Esse vinho já havíamos degustado no início de março, mas gostei de repetir. "Ilha de Salina que é patromônio internacional da Unesco, produz vinhos desde 588 AC. Com a Malvasia passificada. Excelente vinho" (RR),


Champagne Drappier La Grande Sendrée, 2004, Drappier, França, Champagne.

Este elegante Champagne, para mim um dos melhores, com uma profusão de eflúvios de maçã assada, damasco maduro, abacaxi, leveduras, amanteigado, queijo de cabra, calcáreo... Nota 94,85, na Média do Grupo. Muito bom encerramento da degustação, que, desta vez, não teve os tradicionais fiambres, sendo que o Grupo, parcialmente, enveredou para a Casa da Suíça, em busca de um bom cordeiro e muito mais.



Márcia Parente: A boa filha à Casa sempre torna.


Fazia já uma ano e dezoito dias que o Grupo não visitava a Casa da Suíça. Às 23 horas, telefonamos e perguntamos se ainda dava para um Jantar. 

Leonarda Carvalho, Roberto Rodrigues e a Sombra de Caputo.

Na porta do Vetusto Restaurante, o Chef Volkmar nos recebeu, de modo afetuoso, como é de hábito. Preparou logo Viande de Grison para a gente excitar as papilas para o que nos aguardava a seguir.

O Chef prepara com detalhes o saboroso Strogonoff. 


O Chef austríaco e proprietário Volkmar finaliza os pratos com maestria, utilizando-se de um carrinho estrategicamente postado do lado da nossa mesa: Simpatia que faz jorrar saliva, suco gástrico, amilase, tripsina e lipase.


Entrada - Viande de Grison - idealizada pelo Chef, na hora, ofertada como Boas-Vindas ao Grupo.



Strogonoff (filé mignon guisado) - Elaborado com várias especiarias, molhos (Béchamel e outros), creme de leite e flambado. Escolhido por Márcia.

Cote d' Agneau Façon (Costeleta de cordeiro Façon). Escolhido por Mesa de Baco.


Antiguas Reserva Cabernet Sauvignon Cousiño Macul 2007 D.O. Valle Del Maipo, Chile.
Acompanhou bem os pratos de carne bastante aromáticos e untuosos.

Caputo pousa para a despedida da Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.