domingo, 15 de agosto de 2010

III Encontro do Grupo Cristal, Restaurante Manggiamo, Barra da Tijuca - Rio .


Partindo-se da esquerda, Georgeana, Angélica, Jackie, Emília, Marlise, Sílvia,
Ligia e Sandra.


Nos idos de Dezembro de 2006, quando este modesto espaço virtual ainda não havia sido criado, o "Grupo Cristal" realizou o seu terceiro Encontro. Como a

experiência do ano anterior fora muito positiva, escolhemos, novamente, o
Restaurante Manggiamo, de esmerada cozinha e impecável Serviço.




Da esquerda para a direita, Jaime, Marlise, Ligia, Dantas, Jackie e Angélica.




As Gurias estavam mesmo animadas e não se faziam de rogadas para as fotos.




Fátima Carvalho (de blusa azul) e a Chef Angélica Martins.

Marlise Brandão, Paulo Lantelme e Antônio Dantas.



Uma visão panorâmica da bem posta mesa do restaurante.




As garrafas, depois de cumprida a sua importante missão.



O Time de Competentes Garçons, já preparados para o Serviço dos Vinhos.


A Representante do "FMI", Georgeana Macedo Rezende, trazendo na bolsa os
tão esperados vinhos.





Ca’ Del Bosco Erbusco Franciacorta, NV

Cor : Amarelopalha com refelexos dourados. Transparente.
Brilhante. Perlage fina e persistente. Nariz : Frutas brancas e cítricas.
Boca : Boa cremosidade, álcool e acidez equilibrados. Se fosse bebido às cegas, podia ser confundido com um NV de Champagne... Melhor no nariz do que na boca.




Dom Pérignon, 1996

Cor : Amarelopalha com reflexos dourados. Límpido, perlage fino e persistente. Nariz : Aromas de frutas brancas secas e cítricas. Boca: Boa cremosidade. Equilíbrio de acidez e álcool. Elegante e digamos que com boa estrutura. (Cada garrafa é um universo...) Eu já bebi esta safra e outras millesimées da Dom Perignon, com mais acidez)!





Louis Jadot Puligny-Montrachet, 2002,
1er. Cru (La Garenne)



Cor : Amarelo palha escuro com reflexos dourados; Nariz : Frutas brancas secas, manteiga, madeira e flores;Boca : Boa acidez, álcool equilibrado. Elegante no retrogosto. Sem excessos. Um vinho com todas a tipicidade, mas sem excesso de carvalho... delicioso e de boa estrutura (só pra não usar a palavra “corpo”).



A bela cor do vinho nas taças, irmamente dosadas.




Os três generosos caldos emparelhados.



Partindo-se da esquerda, Jaime Albuquerque, Sandra e Sidney Rodrigues, comJaqueline Barroso (abaixada): Oração ao Petrus.

Sílvia Feiner, a "fotógrafa oficial do Grupo", também
reverenciou o Petrus.




Petrus, 1994

Cor: Vermelhorrubi escuro com reflexos violáceos (e com 12 anos ainda
tem essa cor)!



Transparente, brilhante. Nariz: Este vinho foi decantado por apenas 30 minutos... o que acho não o favoreceu. No inicio, estava fechadíssimo. .. mostrou apenas umas notas de frutas vermelhas como cassis, groselha, cereja, ameixa e alcaçuz. Aos poucos, foi mostrando seu frescor de feno, flores (rosa) e uma madeira discreta. Muito elegante e Potente. Fiquei impressionado !
Boca: Acidez e álcool equilibrados. Encorpado. Os taninos ainda não estão dóceis... acho que este vinho estaria pronto daqui a uns 4 ou 5 anos (em termos de guarda x taninos).Agora quero beber outras safras mais evoluidas, hahahah !




A bonita cor do vinho ao ser decantado.



Barbeito Reserva Velha. Madeira-Malvasia, 1944.

Mais um vinho surpreendente. (Por isso sempre digo para bebermos mais Madeira e Jerez)! Engarrafado em Outubro de 2002. Cor: Âmbar claro com reflexos castanhos. Transparente. Brilhante. Denso Nariz: Banana caramelizada, canela, especiarias, madeira. Caramelo. E flores (camomila?) Boca: Impressionante acidez (e olha que o bichano tinha 62 anos !!!), redondo, e de uma doçura até sutil. Impressionante!!! Foi carinhosamente "cavado", procurado pelo Mundo, em homenagem a um Confrade Sênior do Grupo, de cabelos puxando ao cristal, cujo data de nascimento coincide com a safra do vinho. Inesquecível e grato gesto amigo.




A Bela Cor Âmbar do Vinho de Sobremesa, nas taças.



O Simpático Confrade Gilson Araújo Júnior.



Paulinha, carinhosamente conhecida como "Mme. Coca-Cola" e Vinícius.


A amável Confreira Marlise Brandão, ainda Extasiada com os "Caldos".Os meus pratos foram: Entrada - bruschetta de salmão marinado com cottage temperado.

Primeiro Prato: Filet de lagosta assado com funghi em massa folheada ( achei que tinha funghi demais e muito gorduroso ). Mas a lagosta ... de Nettuno : deliciosa !

Segundo Prato: Costeletas de cordeiro com massa ao creme de trufas. O prato foi bem resolvido e a porção generosa.! Parabéns !!!

Sobremesa : Tortinha recheada com creme de amêndoas sobre pêra e sorvete de canela.
( A torta ... delicada e sutil. Primorosa e simples. Não sou amigo da canela, mas devo reconhecer que o sorvete foi bem elaborado e estava delicioso).

Muito obrigado ao grupo Cristal por mais este ano de belos caldos e especialmente ao esforço de pessoas entusiastas do vinho como Paula ("Madame Coca-Cola Grand Cru Classé") e Paulo Lantelme; ao "FMI" (Georgeana Macedo ... que com tanta paciência e carinho soube administrar a nossa enopoupança) e ao esforço de Emília Leandro, para correr e garantir as borbulhas nossas de cada encontro, assim como a Ligia Peçanha, na pesquisa de safras !


Os créditos pela descrição dos vinhos e dos pratos pertencem ao Confrade Mike Taylor, que postou uma mensagem nos Fóruns, logo após a Efeméride. Havia outras opções de Pratos, à escollha de cada conviva, o que nos propiciou bons exemplos de Harmonização Vinho e Comida. Nossos agradecimentos a Sílvia Feiner, que nos franquiou acesso ao seu Álbum do Picasa, para que pudéssomos ter acesso às fotos tiradas por ela.

2 comentários:

  1. Caramba, Neri, fiquei aguando aqui...
    isso, sim, é viver

    ResponderExcluir
  2. Fico contente por vc. haver gostado da matéria, Confreira. É bom saber a opinião dos nossos leitores e visitantes. Dei uma passada pelo seu Blog e gostei: Boa interface e conteúdo. Abs.

    ResponderExcluir

Por favor, queira deixar o seu pertinente comentário.